terça-feira, 3 de maio de 2011

The girl from Ipanema

Saí de casa cedo e ela já lá estava. De frente para quem passava a olhar para lado nenhum e a sorrir, desavergonhadamente.  Olhei para ela, confesso. Olhei com detalhe, sem pudor. Coitada. Vai ficar ali todo o dia. Pronto já vimos, podes ir à tua vidinha. Gritei-lhe. Gritei para dentro, faço cerimónia deste sentimento. Vai, não ouviste? Está a chover, podes ir que hoje ninguém veste biquínis. Pensei, confesso. Não devia, mas pensei. Nisso e numa série de outros disparates, um tsunami de pensamentos invejosos. E ela ali. Animal de cativeiro. O vidro a cortar-lhe a respiração e ela a sorrir, desavergonhada. As curvas perfeitamente esculpidas, o biquíni cor de oceano Pacífico e as palmeiras. E pior. A promessa. Desavergonhada. Quatro semanas bastam. Uns minutinhos por dia. E eu a escrever com os olhos o nome do tal elixir que as curvas dela me querem vender. Vá lá, não queres? São só uns minutinhos para ficares como eu. Quero, quero. E eu a fingir que acredito, a olhar para mim, para ela, para o elixir, para o espelho, para o biquíni, um terramoto de fantasias. E eu a pensar baixinho que faço cerimónia deste sentimento: desavergonhada!


COUSCOUS DE LEGUMES DE VERÃO
Tempo de prepraração: 15 minutos;
Serve: 4 pessoas;

  • 2 chávenas de couscous;
  • 1 courgette;
  • 1 molho de espargos verdes;
  • 1 pimento vermelho;
  • 1 pimento verde;
  • 2 tomates;
  • 1 malagueta fresca;
  • uma mão cheia de salsa;
  • sumo de uma lima;
  • azeite, sal e pimenta;
Modo de preparação:
  1. Coloque o couscous numa tijela e junte duas chávenas de água a ferver e uma pitada de sal. Tape e deixe repousar cerca de 5 minutos. Separe os grãos com um garfo e reserve.
  2. Entretanto, descasque os espargos e ferva durante 3 minutos.
  3. Parta a courgette, os tomates e os pimentos em quartos.
  4. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e junte a courgette e os pimentos. Deixe os legumes amolecerem e ganharem cor. Tempere com sal e pimenta.
  5. Parta os espargos cozidos em rodelas e junte-os ao couscous. De seguida, junte o tomate partido em quartos e os legumes quentes. Polvilhe com salsa picada e mexa bem.
  6. Retire as sementes à malagueta e parta-a em rodelas. Junte aos couscous, tempere com o sumo de lima e sirva.

7 comentários:

  1. Entendo o sentimento.
    Uma prato bastante saudável e lindo. Os olhos também comem ♥

    ResponderEliminar
  2. Couscous.. que maravilha da terra !adoro de qualquer maneira. um beijo meu

    ResponderEliminar
  3. Parva, burra, estática, pode até lhe servir o biquíni, mas não há-de nunca saborear este couscous com tudo que eu gosto :) Que se lixe a praia, eu nem gosto de sol e ele também não gosta de mim he he
    Vida de manequim por trás do vidro não tem piadinha nenhuma!

    ResponderEliminar
  4. Filipa,
    eu adoro couscous e agora que comecam os dias quentes a vir, nao ha melhor :) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma daquelas coisas de Verão. Definitivamente de Verão. Eu gosto das receitas. Das fotografias. Mas o melhor de tudo, aquilo que te torna única e irrepetível, são mesmo as tuas introduções. Continua a escrever, sim?

    Um beijo de bom fim-de-semana!

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Filipa,

    De biquinis e outras desavergonhadas estão as montras (de Verão) cheias! Já couscous como este não são fáceis de encontrar. ;)

    beijo grande e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  7. E hoje voltou a chuva! :( Enquanto não chega o tempo dos biquínis, que nos reste o consolo de um delicioso prato de couscous a saber a tempo quente.

    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar