segunda-feira, 16 de maio de 2011

There´s No Other Way


Tenho dormido mal. Já tentei perceber porque raio só tenho ataques de pessimismo à noite. Nada. Nem uma explicação. Lógica, entenda-se. Preferia andar cabisbaixa à luz do dia. Como vais? Vou andando. Mesmo sem saber para onde, vou andando. Nunca compreenderei a patetice intelectual que essa expressão encerra. Ando pela casa num silêncio profundo  à espera de encontrar algum pensamento tranquilo, disponível para me embalar. Ando para a frente e para trás a sofrer em voz baixa, numa insónia consentida. No outro dia encostei-me à parede para o deixar passar. Memorando do Entendimento. As coisas ficam mais fáceis quando encontramos um culpado, pelo menos para mim ficam. Diabo de documento. Queria  aceita-lo sem alarmismos, sem pânico, sem idiotice de pessimismo nenhum: com a maior tranquilidade. Sem queixas e sem exigências.    Como vais? Vou bem. Sem dormir, é certo.


CEVICHE
(Adaptado da receita do Chef Camilo Jaña)
Tempo de preparação: 5 minutos;
Serve: 4- 6 pessoas;

  • 300 gr corvina (ou robalo, pescada) sem peles nem espinhas;
  • 1 e 1/2 cebola roxa;
  • 200 ml leite de côco;
  • sumo de 4 limas;
  • 2 colheres de chá de açúcar;
  • um molho de coentros;
  • sal e pimenta preta;
Modo de preparação:
  1. Corte o peixe em cubos pequenos e reserve.
  2. Pique finamente a cebola e coloque numa tijela. Cubra com água e junte o açucar. Deixe marinar cerca de 5 minutos. Depois, escorra e passe a cebola por água. Reserve.
  3. Entretanto, junte o leite de côco, os coentros e o sumo de lima. Depois junte a cebola a esta mistura. 
  4. Finalmente, junte o peixe, tempere com sal e pimenta preta moída na hora e sirva (bem gelado).

6 comentários:

  1. Confesso que esta preparação "ceviche" me deixa sempre um pouco de pé atrás, talvez por se tratar de peixe cru, mas quem sabe, Filipa, se um dia me atrevo a mais uma conquista gastronómica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummmm, tenho algum receio neste tipo de receita.
    Será que vou gostar?!!!!Um dia ainda me aventuro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O ceviche nunca provei.... mas tenho atravessado uns meses de "ataques de pessimismo à noite" seguidos de"acordares revigorantes em que acho que tudo vai correr bem". Por isso achei graça (sem contudo achar muita graça, porque isso nos aflige o sono!...)a esta coincidência...
    Beijo
    Babette
    PS. algures a meio da tarde fico assim entre o mais ou menos...

    ResponderEliminar
  4. Sei muito bem o que são esses ataques de pessimismo!
    Quanto ao ceviche não sei se iria gostar mas que fica bem bonito fica.

    Boa sorte!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Provei Ceviche em casa de uns amigos. Confesso k qd me apercebi k o peixe não ia ao lume fiquei de pé astrás, mas é de facto delicioso...
    O pior pra mim tb é a noite, durante o dia vamos andando, e bem dispostos, à noite chega a solidão :)...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Só não durmo uma noite seguida, porque tenho um gato possuído que tem ataques de optimismo durante a noite e anda aos pulos feito cavalo :) Mas antes isso que os ataques epilépticos he he Esse ceviche tem uma cara boa, cheira a mar e a Primavera!

    ResponderEliminar