segunda-feira, 9 de maio de 2011

Oh

Bonita. Isso sei que eras e não preciso que ninguém me diga porque as tuas fotografias gritam bem alto a certeza da tua beleza. Alta, olhos rasgados a castanho, imponente. Não te imagino a falar de doenças, nem de desgraças, nem de coisas escuras. Mas porque Diabo? Sabes quem está mal? Não, nem quero saber. Imagino-te radiante, cores vivas, unhas bem arranjadas e com um  cigarro na ponta do dedo. A respirar baixinho para ninguém ouvir os teus vidros partidos no peito. Imagino-te a caminhar comigo, as duas numa tagarelice pegada, a pedir licença para falar. E tudo o resto adivinho. Tinhas tanta vida que logo no primeiro dia em que te vi, estática, sorrindo abraçada ao teu marido, em cima da mesa da sala da tua filha, soube que iria lamentar para sempre não te ter conhecido. E lamento. Muito. 


PASTA DE GRÃO COM SEMENTES DE SÉSAMO
(Ligeiramente adaptada da receita de Nayibe Raad)
Tempo de preparação: 5 minutos;
Serve: 6 a 8 pessoas;

  • 400 gr de grão cozido;
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres de chá de cominhos moídos;
  • 1 malagueta seca;
  • 2-3 colheres de sopa de sementes de sésamo tostadas;
  • sumo de um limão;
  • azeite, sal e pimenta preta; 

Modo de preparação:
  1. Coloque as sementes de sésamo numa frigideira e leve ao lume cerca de 1 minuto ou até estarem tostadas.
  2. Coloque o grão, o alho esmagado, a malagueta e as sementes de sésamo num robot de cozinha. Triture até obter uma mistura cremosa.
  3. Adicione os cominhos, o sumo de limão e azeite suficiente para obter a consistência de pasta para barrar. Tempere com sal e pimenta e sirva com pão árabe ou com pão marroquino achatado.

8 comentários:

  1. Adorei a receita.. ando à que tempos para fazer.. julgo que é uma especie de hummus não é? Adoro grão e todos os ingredientes que usaste por isso está aprovadissimo! beijos

    ResponderEliminar
  2. Os vidros partidos no peito. Inaudíveis, os vidros partidos que às vezes trazemos no peito.
    Escreves muito bem. Formulações certas, de tão poéticas. A começar pelos títulos. A continuar com as frases curtas. E a terminar em suspenso. Os melhores finais. Os que dizem sem dizer.
    A tua receita de hoje é uma daquelas coisas que ando para experimentar há anos. Lembrei-me hoje de que sim. De que devo fazê-la quanto antes. Obrigada por isso, também.

    Um beijo de bom dia.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Ainda não fiz essa especialidade com grão!!
    Deve ser uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Filipa,
    Os teus textos sao sempre tao poeticos... tocam todos no coracao, têm todos um tempo e um espaco tao bem definido. As mensagens sempre a tocar no cerne das questoes, quer sejam elas questoes politicas, sociais ou emotivas. A maior parte das vezes deixam-me sem palavras, porque penso "e mesmo isto". E hoje tinha q dizer-te isto! ;)
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Marmita e Sandra: experimentem! é uma espécie de hummus sim, mas resolvi dar-lhe o nome em português seguindo a onda nacionalista que para aí anda! :)
    Mar e Sofia: muito obrigada! Quem fica sem palavras sou eu! Este blogue dá-me a oportunidade de escrever e saber que há quem goste de ler já é motivo de grande satisfação!
    Mar: curioso falares nos titulos! São sempre canções! O titulo tem sempre um link para a mesma! Sabes, a minha vida tem sempre muitas palavras, mas também não vive sem banda sonora!
    A todas o meu AGRADECIMENTO sincero e sentido! Obrigada por estarem por aí!
    Beijinho a todas

    ResponderEliminar
  6. Eu já tinha notado em algumas circunstâncias que os teus títulos eram de músicas de que gosto muito. Lembro-me de repente de No surprises. Radiohead, certo? Estou com a Sofia, no que disse a propósito do que escreves. É um acto de generosidade, o teu blog. É assim mesmo, dás-te um bocadinho sob a forma de palavras. E nós, sob a forma de palavras, agradecemos espontaneamente a dádiva que são os teus textos.
    Então, este é um daqueles lugares. Vir aqui porque sim. Porque é bom vir aqui. Podes contar sempre com a minha visita regular.

    Um beijo.

    Mar

    PS: Também sou disso, de bandas sonoras. A propósito de tudo e de nada, há sempre uma música.

    ResponderEliminar
  7. It´s oh so quiet. Foi da Bjork que me lembrei ao ler o título :) Só não gostei do cigarro na ponta do dedo. Grão pode estar sempre à mão ;)

    ResponderEliminar
  8. filipa por acaso ando curiosa acerca destas pastas. devem ficar tao boas. vou anotar a receita
    beijinhos

    ResponderEliminar