terça-feira, 24 de maio de 2011

From the clouds

Hoje sonhei com a praia. Acordei a meio da noite, quando as horas estão paradas, a sorrir como se um Sol escuro me acariciasse as costas. Sem um sobressalto, sem uma angústia, sem um desespero. Conta a minha avó que quando eu era miúda, no Verão ficava mais faladora. Como se isso fosse sequer possível. Não gosto de a contrariar. Agora com a idade deu-lhe para amuos. Uma areizita grossa expulsou os meus pés da cama. Gosto de dormir com os pés de fora. Sinto-me menos pequena. Acordei leve. Cabeça vazia. Nas nuvens. As cócegas do vento percorreram-me o corpo e despertaram-me com alegria. A roupa silenciosa pendurada no armário olhou para mim com vida. Vontade de conversar. Talvez ela tenha razão. A minha avó.  

FRITATTA DE ERVILHAS, FIAMBRE E FETA 
Tempo de preparação: 15 minutos, mais ou menos;
Serve: 4 pessoas;

  • 6 ovos;
  • 125 ml de natas;
  • 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 chávena de ervilhas congeladas;
  • 50 gr de queijo feta;
  • 100 gr de fiambre;
  • 1 colher de chá de oregãos;
  • sal e pimenta preta.
Modo de preparação:
  1. Bata os ovos ligeiramente e junte as natas, os dentes de alho esmagados, os oregãos e o queijo parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  2. Forre 4 formas pequenas com papel vegetal . Coloque as ervilhas congeladas no fundo seguidas do fiambre. Cubra com a mistura de ovo e polvilhe com o queijo feta esfarelado.
  3. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até as fritattas estarem firmes e douradas. Sirva com uma salada de folhas verdes e desfrute estes dias de Primavera que já cheiram a Verão!

7 comentários:

  1. A julgar pelo aspecto deve ser uma delicia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm... que receita optima para um dia de praia e calor!! Vou experimentar!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. No Verão tb fico mais faladora... :))
    Era bom, era, eu falo pelos cotovelos o ano inteiro! :)
    Gostei da fritatta.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da fritatta, mas, acima de tudo, gostei muito do texto. Parabéns. Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Pois eu no calor perco o pio! Sinto-me meia morte sempre. Odeio calor, areia, Verão e bichos saltitantes :) Espero que continues faladore, pelo menos, por mais uns dias!
    Adoro feta mas, aqui em casa, mais ninguém gosta. Saia uma fritatta só pra mim :)

    P.s: tentei deixar comentário antes mas não sei se ficou :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa:

    Uma bela fritatta. A fazer pensar em Verão. Como no teu texto. Belíssimo, mais uma vez. Eu acho que sou assim como tu. Ou como a personagem da tua narrativa breve. Gosto de Verão. De sol. Da leveza de andar nas nuvens.
    Obrigada pela graça de mais um post teu. Escreve mais. E mais vezes. Que é bom ler.

    Um beijo da Mar

    ResponderEliminar