quinta-feira, 28 de outubro de 2010

That´s Life


Ultimamente tenho pensado muito acerca da felicidade e de qual o caminho a percorrer para a encontrar. Onde descobrimos a felicidade que estamos à espera? Num novo par de sapatos , num destino paradisíaco de férias ou num jantar de sábado à noite? Podemos programar a felicidade? Tenho observado que as pessoas procuram compulsivamente a felicidade de forma obsessiva, exaustiva, esgotante. Muitos tentam programa-la, relegando a felicidade para certas alturas do ano, conformando-se com pequenos salpicos de alegria qual tempero da vida. Outros tentam apropriar-se dela, procurando encontra-la na riqueza, nos bens de consumo, e na satisfação das necessidades que, acreditando serem as suas, vão multiplicando. Acredito que a felicidade esteja na vida. Todos os dias, a cada momento. Uns dias mais, outros menos. Ás vezes sozinhos, outras acompanhados. Fatigados de procurar, esbarramos na felicidade , tropeçamos nela, sem nos darmos conta. Encontramos a felicidade quando apreendemos a apreciar a nossa vida! Uma das coisas que traz felicidade aos meus dias é, como sabem, cozinhar...hoje chegou levemente com esta entrada. Espero que vos faça felizes também....


CROSTINI DE BACALHAU
Tempo de preparação: 15 minutos (mais ou menos)
Serve:8 crostini
  • 8 fatias do seu pão preferido;
  • 1 dente de alho;
  • 1 alho francês pequeno;
  • 1 cenoura pequena;
  • 60 ml de espumante;
  • 1 posta de bacalhau demolhado média;
  • 1 colher de sopa de azeite + extra para regar;
  • uma mão cheia de salsa;
  • 1 folha de louro;
  • 12 azeitonas pretas sem caroço;
  • 300 ml leite;
  • sal e pimenta preta;

Modo de preparação:
  1. Aqueça a grelha do forno a 200 Cº. Entretanto, corte fatias de pão com cerca de 1 cm. Disponha-as num tabuleiro e leve ao forno, cerca de 3 minutos, ou até estarem douradas e estaladiças. Retire do forno e esfregue o dente de alho nas fatias de pão. Reserve.
  2. Descasque a cenoura e corte com um ralador médio. Corte o alho francês em tiras. Coloque uma panela com uma colher de sopa de azeite ao lume médio. Introduza a folha de louro e os legumes, regue com o espumante e tempere com sal e pimenta preta a gosto. Deixe estufar cerca de 5 minutos, ou até que os legumes estejam cozidos.
  3. Enquanto os legumes cozinham, ferva o leite com a posta de bacalhau, durante cerca de 3 minutos. Retire do lume e deixe esfriar. Assim que arrefecer, desfaça a posta de bacalhau em lascas. 
  4. Pique grosseiramente as azeitonas e a salsa.
  5. Antes de servir, coloque sobre uma fatia de pão uma camada de legumes, algumas lascas de bacalhau e polvilhe com azeitonas e salva. Finalize com um fio de azeite.
  6. Sirva e aprecie a vida....

9 comentários:

  1. Minha amiga,

    Só de ver as suas fotos tão cuidadosas e caprichadas já me deixa muito feliz!

    Poder experimentar seria um complemento!

    É, acho que o ato de cozinhar nos deixa a todos muito felizes...a mim pelo menos é sempre uma alegria!

    ResponderEliminar
  2. Filipa,
    essa entrada tambem me traria a mim um momento de felicidade! ;)
    bjs
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Filipa,
    Fico deliciada com os textos com que apresentas as receitas. E este tocou-me especialmente. Quantas vezes já dei comigo a pensar no que faltaria para ser feliz, quando de facto, já era feliz, só me faltava a capacidade de apreciar a minha vida. Concordo, sim, que a felicidade está na vida, em todos os momentos por diversas maneiras. Como a ti, cozinhar também me faz feliz. Estes crostinis são um belo hino a essa felicidade de quem cozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca mais me esqueci de uma frase que li num livro: "As pessoas nao sao felizes, mas sofrem de uma doenca muito boa que e a felicidade." A unica coisa que me entristece e quando os outros sentem felicidade com a desgraca os outros.

    Nunca fiz crostini de bacalhau, mas a tua ideia ja deu asas a minha imaginacao. E sempre um prazer e uma inspiracao passar por aqui.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que petisco! Uma dentada, e venha a felicidade. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa,
    A felicidade é feita de momentos e de coisas simples, cozinhar é uma delas!E claro, comer também!
    Ver coisas bonitas também tráz felicidade e estes
    crostini estão uma verdadeira tentação!
    Já agora parabéns pelo blog, gostei imenso de todo o conteúdo.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Filipa:

    Este dias que começou muito mal tornou-se subitamente mais feliz ao lêr este post e ao ver estes crostinis.
    Obrigada por ajudares a tornar o meu dia mais feliz.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá Filipa! Não sou grande especialista em facas, confesso... mas estava tentadíssima a comprar uma faca de cerâmica desde que vi as suas utilizações no blog da Fa (Blog as nossas cozinhas). E então comprei onde ela comprou: no Continente! Comprei um pack de 2 (uma média e uma grande) e de oferta veio um descascador. Tudo testado e para já super-aprovado. Também já as vi na César Castro, de outra marca mas mais cara. Para "brincar" aos carpaccios julgo que as que comprei são suficientes!
    Babette
    P.S. falar destas pequenas coisas, trocar umas dicas, tb nos fazem um bocadinho mais felizes, não? beijo grande

    ResponderEliminar
  9. filipa mas que beleza .
    e tao simpoles e e estas comidas que por vezes tornam os nossos dias mais felizes.
    os peueninos miminhos:-)
    beijocas

    ResponderEliminar