quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Yellow Submarine



Entrei no carro apressada e liguei o rádio. Enquanto ouvia aquelas vozes, tristemente familiares, debitarem as medidas orçamentais do Estado Português para o próximo ano, tentava fazer contas à vida. Ao contrário do que é costume, não precisei de me socorrer de calculadora, bastou-me a memória. Eram contas fáceis e o resultado era certo: ficamos mais pobres. Todos. Sem excepção. Uma pobreza partilhada. Uma pobreza sistematicamente adiada. Uma pobreza irresponsavelmente escondida. E o pior de tudo: uma pobreza instalada. Agora, de nada adiantam indicadores simpáticos sobre a economia portuguesa, pois bem sabemos que não são reais. Basta fazer contas à vida - essa vida que vivemos todos os dias, que nos transporta, nos alimenta, nos trata, nos educa, nos calça e nos veste. As contas diárias da vida real há muito que nos mostram que estamos mais pobres. Não adianta fazer de conta que não é nada connosco, sacudir a água do capote, ou ao jeito do senhor Primeiro-Ministro, falar de submarinos quando a pergunta era sobre salários. Não adianta reagir com uma atitude de ignorância altiva, mas antes adoptar uma postura de humildade informada. Nestes tempos difíceis que se avizinham, a calculadora será o nosso melhor aliado, e só queremos receitas deliciosas e baratas...como esta!


EMPADÃO DE PEIXE
(Adaptada do Livro Dias com Mafalda de Mafalda Pinto Leite)
Tempo de preparação: 45 minutos;
Serve: 4 pessoas;
  • 1,5 kg de batatas;
  • 50+ 500 ml de leite;
  • 50 + 75 gr de manteiga;
  • 75 gr farinha;
  • 500 gr pescada;
  • 200 gr bacalhau demolhado;
  • 1 cenoura ralada;
  • 4 ovos;
  • 200 gr de espinafres;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 pitada de noz-moscada;
  • 1 colher de chá de mostarda;
  • sal, pimenta q.b.

Modo de preparação:
  1. Corte as batatas e o peixe em pedaços. Desfie o bacalhau. Coloque as batatas e os ovos numa panela com água e sal a ferver e deixe-as cozer, até estarem moles. Escorra bem. Adicione 50 gr de manteiga, 50 ml de leite e uma pitada de noz-moscada e faça um puré.
  2. Entretanto, derreta 70 gr de manteiga em lume brando. Adicione a farinha e mexa até formar uma pasta. Cozinhe mexendo sempre, cerca de 2 minutos. Retire do lume e adicione os 500 ml de leite aos poucos até obter um molho cremoso. Leve a lume brando novamente, adicionando uma pitada de noz-moscada e as folhas de louro, deixando borbulhar por alguns minutos. Acrescente uma colher de chá de mostarda e deixe arrefecer ligeiramente.
  3. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque a cenoura ralada, os espinafres, o peixe, o bacalhau e os ovos numa travessa de ir ao forno. Regue com o molho branco e misture tudo. Finalize com o puré de batata. Disponha pequenas nozes de manteiga por cima do puré e leve ao forno por 30 minutos, ou até estar com um dourado.
  4. Sirva e delicie-se. Afinal, só o Primeiro-Ministro é que ainda não se deu conta de que estamos todos no mesmo submarino?

11 comentários:

  1. Tristes verdades.... só quebradas por empadões destes!... Que belo aspecto (finalmente já tenho o livro, e já catrapisquei esta receita!...)
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Muito bom esse empadão. Ficou mesmo com um aspecto apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente nao e so a realidade do nosso pais mas de muitos outros, em que os politicos responsaveis tentam sempre apazigar as coisas e desconversar. O que e certo e que a crise ainda nao passou e por ca vai ficar ate sabe-se la quando. Quem e que precisa de submarinos quando uma parte consideravel da populacao esta a passar por necessidades financeiras. Acho que o submarino so foi comprado para nos meter todos la dentro e afundarmo-nos de vez. Oxala tudo mude para melhor, enquanto isso nada como fazer um empadao destes para combater a crise poupando uns tostoes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. gostei!

    Um beijinho

    Ana d'Orey
    Chiffon e Ganache

    ResponderEliminar
  5. Uma triste verdade. Nada como uma comida caseira como esta para estimular os nossos sentidos!
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. E temo que os cortes orçamentais não fiquem só por aqui.
    Ideias para refeições económicas são sempre bem vindas.

    Delicioso este empadão, o peixe e o bacalhau vão crús para a travessa não é? Cozinham só no forno?

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Babette, Carla, Cacahuete, Ana, Helena e Rachel! Obrigada pelos comentários! É bom saber que estão por aqui! Rachel, sim o peixe - que pode ser pescada ou outro branco que gostes, e o bacalhau, podem ir crús e cozinham no forno. Mas, se quiseres aproveitar restos de peixe e bacalhau este prato também funciona muito bem! A receita original acrescenta, entre outras coisas, camarão...é uma opção saborosa, mas menos económica!

    ResponderEliminar
  8. Olá Filipa,
    pois o que falta é um capitão Nemo para conduzir este submarino pelas 20000 léguas que ainda faltam até à prosperidade (será isto uma utopia?!).
    E enquanto sofremos e lutamos, hajam assim receitas que aliam sabor à poupança, para que o sorriso permaneça nos nossos rostos, embora com um olho sempre desviado para a calculadora...
    Beijinho e Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Ora aqui está um prato bem ao meu gosto!
    Uma forma de comer peixinho disfarçadamente =)
    Obrigada pela tua visita ao meu blog =)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  10. Olha acreditas que nunca fiz empadao de peixe?? tenho que experiemntar, adoro empadao e é daquelas comidinhas taooo faceis de comer ahaha

    ResponderEliminar
  11. Gosto das receitas da Mafalda mas ainda não tive o privilégio de folhear nenhum livro dela. Este empadão de peixe despertou em mim curiosidade e fome!
    Bjs

    ResponderEliminar