segunda-feira, 25 de outubro de 2010

I´m the capitan of my soul



Depois de alguns segundos de hesitação, vencida pela curiosidade, premi o botão vermelho do comando da televisão. Depressa apareceram as imagens. Desconsolada, fui saltando de canal em canal, como quem preenche o boletim da sorte, à procura do talão premiado. Mas, o que fazer quando todas as noticias parecem conspirar contra nós? O que fazer, quando se anuncia em rodapé um futuro tristonho e um dia-a-dia cabisbaixo? Sair dessa posição mental em que estamos encarcerados, dessa crise que nos sufoca e nos deprime, rejeitar completamente a ideia de que o mundo é como os telejornais nos apresentam, e convencermos-nos de que existem outras soluções sobre as quais ainda não tínhamos pensado. E depois, improvisar, improvisar, improvisar. Esta é a única atitude possível para os próximos tempos. Para conseguir só precisamos de duas coisas: em primeiro lugar, e ainda que isso nos custe, aceitar que que este é um momento de mudança, de ruptura com o passado; em segundo lugar, pensar nesse futuro com optimismo e deixar que seja a esperança o nosso guia nesta nova dimensão da vida. Como ouvi outro dia, "não é uma crise económica que nos faz deixar de ser quem somos". E, nós Portugueses, somos o Povo do improviso! A receita de hoje é isso mesmo: um improviso positivo!



QUEQUES DE CARNE COM PRESUNTO
(Adaptada da Revista Blue Cooking n.º 35)
Tempo de preparação: 10+30 minutos;
Serve: 4 pessoas;

  • 400 gr carne de vaca picada;
  • 400 gr carne de porco picada;
  • 1 cebola média ralada;
  • 3 colheres de sopa de pinhões torrados;
  • 2 ovos batidos;
  • 100gr de pão ralado fresco;
  • 125 ml de leite;
  • 3 colheres de sopa de salsa picada;
  • 16 fatias de presunto, da qualidade que gostar mais;
  • 1 colher de chá de mostarda;
  • sal e pimenta q.b.;
Modo de preparação:
  1. Aqueça o forno a 200 Cº. Pique a salsa e os pinhões. Rale a cebola. Coloque as carnes, a cebola, a mostarda, a salsa, os pinhões numa tigela e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem. Chamo a atenção para ter cuidado com o sal, pois o presunto que vai envolver os queques é salgado!
  2. Entretanto, bata os ovos com o leite e adicione à mistura da carne incorporando bem.
  3. Unte ligeiramente formas de queques(se não tiver paciência pode usar uma forma de bolo inglês, por exemplo). Forre cada forma com duas fatias de presunto sobrepondo-as em forma de x, de modo a deixar as pontas de fora da forma. Utilizando a mesma medida, divida a mistura pelas formas e nivele o topo, cobrindo com as pontas das fatias de presunto.
  4. Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até estar dourado. Sirva e divirta-se com a arte do improviso tipicamente portuguesa!

12 comentários:

  1. Muito originais estes queques. Adorei e já guardei a receita.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia, muito original.. faz como eu e não vejas os jornais da TV.. aquilo parece-me mais um teatro do que jornalismo!

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de fazer bolinhos de carne, e ficam deliciosos no inverno acompanhados por um bom molho de tomate.
    Essa sugestão de acrescentar presunto parece-me também deliciosa!

    ResponderEliminar
  4. Bem original, deve ficar muito bons.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Cara Filipa, em boa hora descobri este cantinho, repleto de qualidade, não só nas receitas ionvadoras e saborosas que partilha mas também nas excelentes refexões que as antecedem e que me dão imenso prazer a ler! Mais uma receita adoptada e estou completamente de acoro consigo sobre sermos donos do nosso próprio destino e inovarmos em todos os aspectos da nossa vida com esperanças num futuro bem mais risonho, não nos deixando influenciar pela quadro depressivo dos telejornais e afins.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu com carne nunca fiz e achei a receita bastante interessante, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Filipa,

    Obrigada pelos teus comentários tão simpáticos.

    Estes bolinhos de carne estão mesmo catitas, perfeitos para os dias de frio que se avizinham.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Delicioso improviso!
    Qualquer ser humano por mas optimista que seja, ao fim de 20 minutos de noticias fica deprimido, por isso não as vejo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Bem original :):) Realmente estamos em sintonia eheheh :)

    O presunto deve ficar mt mt bom!

    ResponderEliminar
  10. Gostei do texto e do improviso! Quem dera que todos os improvisos saíssem assim! Acho que tenho esta revista, mas ainda não tinha experimentado a receita. Agora fiquei cheia de vontade ;-)
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  11. o presunto vem temperar bem estes queques
    que delicisos. olha desculpa mas nao falta a quantidade de leite?
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Carla, Marmita, Colher-de-Pau, Isabel, Pipoka, Helena, Nani, Verdinha, Teresa e MOranguita! Obrigada pelos comentários simpáticos! Tinhas razão Moranguita, faltava a indicação da quantidade de leite!brigada pelo alerta! É sempre bom sentir a atenção! Um beijinho a todas :)

    ResponderEliminar