quinta-feira, 21 de outubro de 2010

By this River

Às vezes seguimos o trilho. Sem nos questionarmos, caminhamos segura e lentamente pela margem do Rio. Não queremos atravessar  e ver o que há do outro lado. Não pensamos em seguir com a rapidez da corrente. Seguimos só o trilho, pensando não ter a certeza de que esse é o nosso caminho. Um dia, um desses dias iguais aos outros, perdemos o rasto do trilho. Ficamos perdidos, sem saber para onde ir. Nesse dia, como em todos os outros, só temos que ver para onde o nosso coração nos puxa,  escolher qual o nosso caminho, e segui-lo com todas as nossas forças. Há quem fique na margem, há quem atravesse a ponte, há quem se deixe seduzir pela rapidez da corrente. Qualquer destas decisões envolve coragem. Coragem para seguir em frente. Coragem para mudar de margem. Coragem para seguir com o ritmo da corrente. Desde que a decisão seja feita com o coração, é sempre motivo para comemorar....a coragem de questionar, de escolher e decidir. Nada melhor que uma sobremesa de Outono para ajudar!

SORBET DE IOGURTE COM CALDA DE PÊRA:
Tempo de preparação: 20 minutos + refrigeração.
Serve: 6-8 pessoas;

  • 600 gr de pêras;
  • 200 ml + 350 ml água;
  • 100 gr + 200 gr açúcar;
  • raspa + sumo de 1 limão;
  • 350 ml de espumante;
  • 5 cravinhos;
  • 2 paus de canela;
  • 2 hastes de tomilho;
  • 100 ml natas frescas;
  • 325 gr iogurte natural;
  • 250 dr de queijo fresco;
Modo de preparação:
  1. Comece pelo sorbet.Coloque numa panela 350 ml de água e 200 gr açúcar. Leve a ferver durante 3 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e junte o sumo de limão. Enquanto arrefece, misture o iogurte com o queijo fresco e por fim a calda de açúcar arrefecida. Coloque na máquina de fazer gelados, e proceda de acordo com as instruções.
  2. Entretanto prepare a calda de pêra. Coloque numa panela 200ml de água, 100gr de açúcar e a raspa de limão. Leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Descasque e parta em pedaços as pêras. Junte à calda de açúcar, as pêras, o cravinho, a canela, o tomilho e o espumante. Deixe ferver em lume brando durante 10 a 15 minutos, ou até que os pedaços de pêra estejam bem cozidos. Retire as especiarias e triture com uma varinha mágica. Deixe arrefecer e incorpore as natas. Leve ao frigorífico.
  3. Sirva o sorbet com a calda de pêra salpicada com pedaços de amêndoas, nozes ou avelãs, consoante o caminho que o seu coração lhe disser para seguir!

11 comentários:

  1. Um sorbet destes só pode trazer lucidez e ajudar as decisões!... Beijinhos
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Só uma curiosidade: a palavra de verificação ao meu comentário anterior era "restart".... pode ser que ajude à decisão!....
    beijos
    Babette outra vez

    ResponderEliminar
  3. Um dos trilhos que irei seguir sei eu qual e...Em breve experimentar este sorbet, os ingredientes conquistaram-me.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa,
    seguir o nosso coração é seguir e fazer a magnífica descoberta da nossa essência... E essência, aroma e perfume é o que abunda neste sublime sorbet. O meu coração dita-me as amêndoas :)
    Belas introduções, unas magníficas entradas para os pratos deliciosos que se seguem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Filipa,
    Que máquina é essa a de fazer gelados?
    Sabes fazer granizado siciliano?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla, Babbete (e Babette outra vez), Cacahuete, Isabel e Mário! Obrigada pelos comentários! Mário: a máquina de gelados, ou sorveteira, é um pequeno electrodoméstico que encontras facilmente em qualuer grande superficie. A minha é da Krups e estou bastante satisfeita! Fazer gelados em casa permite-nos sempre dosear a quantidade de açucar e gordura que utilizamos! Não sei fazer granizado siciliano....mas se souberes a receita podes partilhar? Beijinhos a todos :)

    ResponderEliminar
  7. Hummmmmmm, Filipa! Esse sorbet me parece uma delícia e a calda...hummmmmm, hummmmmm!
    Adorei a dica!
    Um ótimo final de semana! Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Babei Filipa... Parabéns mesmo..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Esta semana também escolhi um trilho novo, um outro caminho ... É engraçado ler o teu texto agora que estava a fazer uma balanço da minha decisão.

    Boa sobremesa, ou então não precisa de ser sobremesa, a qualquer momento é bom saboroear.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que bonito, Filipa! E o melhor são os múltiplos trilhos que podemos criar, as vezes que quisermos ;)
    Que belo gelado, miammmm!
    Bjsss e bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar