quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lasser les bons temps rouler


Quando era miúda, sempre que ia a Casa dos Avós do meu Pai tinha a sensação de estar num conto de fadas. As escadas de madeira estreitas, o papel de parede desmaiado, o eco do bater pausado do relógio da sala, os panos de cozinha bordados. Ali, naquela casinha ordenada, onde tudo parecia cheirar a lavanda, não havia tempo para pressas. Tenho a impressão que, naquela Casa, havia sempre tempo para tomar chá, para conversar e aconselhar, para falar e para ouvir. Aquela era uma Casa especial habitada por Gente de outros tempos. Gente para quem ser generoso era mais do que ser solidário, era ser caridoso. Gente para quem ter mérito era mais do que ter dinheiro, era ter fortuna. Aquela Casa era cor-de-rosa, como os sonhos, e aquela vida, mesmo não sendo de sonho, era uma vida feita de paninhos de renda, biscoitinhos de manteiga e ladrilhos de marmelada. Curiosamente, aquela Casa de conto de fadas será, dentro de uma semana, o meu novo local de trabalho. Não terá escadas de madeira, nem toalhas de linho, nem bolinhos de manteiga. Mas, como eu também sou feita da mesma farinha daquela Gente, espero ter nesta Casa sempre tempo para conversar e aconselhar, para ouvir e para falar. Espero que nesta Casa, tal como um dia me ensinaram, não haja tempo para pressas e que aquilo que me proponho a fazer, faça bem feito.

GELADO DE CHOCOLATE, CANELA E MANJERICÃO
(Adaptado do livro Making Artisan Gelato de Torrance Kopfer)
Tempo de preparação: 20 minutos + refrigeração

  • 500 ml de leite;
  • 150 gr de açúcar fino;
  • 4 gemas de ovo;
  • 300 ml de natas frescas;
  • 2 paus de canela+ 1 colher de chá de canela moída;
  • 200 gr chocolate 70% cacau;
  • 16 gr/ 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 10 gr folhas de manjericão fresco;


Modo de Preparação:



  1. Comece por cozinhar o leite com a canela e metade da quantidade de açúcar, em lume médio, mexendo ocasionalmente, sem deixar ferver. Retire do lume e deixe em infusão cerca de 30 minutos. Entretanto, misture o restante açúcar com as gemas, mexendo continuamente até que a mistura se torne mais espessa e ligeiramente espumosa. De seguida, retire os paus de canela da infusão, misture cuidadosamente as gemas de ovo com o leite quente e com o cacau em pó, mexendo continuamente e leve de novo ao lume, Cozinhando em temperatura média-alta, e tomando cuidado para que não ferva, cozinhe até que esta mistura atinja os 85Cº.
  2. Retire do lume e misture o chocolate partido em bocados pequenos, mexendo até que o chocolate derreta completamente e fique incorporado no leite. Se a mistura não estiver homogénea, passe pela varinha mágica ou pelo copo misturador.
  3. Incorpore este creme nas natas utilizando um coador de malha fina. Adicione as folhas de manjericão finamente cortadas. Deixe esfriar completamente, mexendo ocasionalmente. Cubra o recipiente com película aderente e leve ao frigorífico, por pelo menos 8 horas, ou durante a noite. Coloque na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante.
  4. Saboreie este gelado em pequenas taças...lasser les bons temps rouler....


6 comentários:

  1. Olá Filipa,
    gostei imenso de ler este excelente post nostálgico e muito expressivo. Casinha dos avós é de facto aconchego, sabedoria, ternura, carinho, compreensão e essencialmente TEMPO. Mas também é docinhos caseirinhos feitos carinhosamente por mãos talentosas e dedicadas... Tal como este gelado perfumado saído das mãos da netinha. Pela qualidade do que tenho vindo a descobrir neste magnífico blog, estou certa de que fará sempre bem feito aquilo que se porpõe a fazer!
    Beijinho e felicidades e sucesso para esse projecto.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Que história tão curiosa... Não só a descrição da casa e dos outros tempos (só por si deliciosa!...), mas sobretudo o facto de regressares a esse espaço agora,num contexto profissional, segundo me pareceu. Só podem ser bons presságios, não?
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Manjeiricão com chocolate! Super diferente.
    Visite o meu blog e veja o pão de queijo que fiz.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa, pois um dos meus gelados preferidos é o de canela e manjericão, que ao contrario do teu fica no leite em infusão. Como será com chocolate é o que hei-de descobrir ;)

    ResponderEliminar
  5. Ah, não sou a única nostálgica ;)
    Também tenho flashs desses constantemente! Imagino que seja maravilhoso ires para lá trabalhar!
    O gelado: uma maravilha! A fotografia: mas não tirarás fotografias más?
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Agora é que fiquei mesmo tentada a fazê-lo! Vou pôr a máquina de gelados no frio já! : )) beijocas

    ResponderEliminar