terça-feira, 10 de agosto de 2010

Twist and Shout

Tudo começou com um pimento amarelo. Amarelo alaranjado. Há uns dias atrás, ofereceram-me uma caixa de pimentos. A caixa transportava belos pimentos verdes e vermelhos de diversos tamanhos. Para minha surpresa, escondido no meio da caixa de madeira estava um tímido pimento amarelo. A sua cor vibrante, amarelo alaranjado, o seu formato perfeito, o seu odor subtil chamaram de imediato a minha atenção. Já sabem que tenho esta relação palpitante com os alimentos. Inevitável. Que me desculpem os outros pimentos, mas os verdes e vermelhos, ao lado daquele pimento amarelo alaranjado, pareciam-me quase pálidos, toscos e desinteressantes. Sem discriminações, acomodei todos os pimentos no meu frigorífico. Mas, foi aquele pimento amarelo alaranjado que me fez ir fuçar nos meus livros à procura de uma receita que fosse perfeita para o saborear. Nada. Nada de nada. De repente, lembrei-me desta salada da Mafalda Pinto Leite, que adoro - a salada e a Chef, mas isso fica para outro dia. Resolvi dar-lhe o meu twist pessoal e convertê-la na salada perfeita numa das saladas perfeitas para pimentos amarelos alaranjados! Ficou de gritos.....acho eu!


SALADA PICANTE DE MASSA, ATUM E ESPINAFRES
Tempo de preparação: 15 minutos;
Serve: 4 pessoas;
  • 400 gr de fusilli integral*;
  • 1 frasco com 4 filetes de atum;
  • Raspa e sumo de um limão;
  • 2 malaguetas frescas, só algumas sementes;
  • 1 pimento amarelo;
  • uma mão cheia de coentros;
  • 1 dente de alho;
  • 75 gr de folhas de espinafres;
  • sal e pimenta q.b.;
Modo de preparação:
  1. Coza a massa em água a ferver com uma pitada de sal até ficar al dente. Escorra e guarde 250 ml da água da cozedura da massa.
  2. Entretanto, pique as malaguetas, o pimento amarelo e os coentros.
  3. Aqueça a mesma panela onde a msasa cozeu em lume médio. Adicione os filetes de atum, as maleguetas, algumas sementes de malagueta, o dente de alho esmagado, o pimento, a raspa e o sumo de limão e os coentros e mexa desfazendo o atum durante cerca de 2 minutos.
  4. Adicione a massa cozida e os 250 ml de água da cozedura da massa. Retire do lume e adicione os espinafres. Envolva com cuidado para não quebrar os espinafres. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite se desejar.
  5. É de gritos ou não é?

NOTA: * Quem não gostar de massa integral pode utilizar massa normal. Apenas recomendo que tenha em atenção ao tempo de cozedura, pois para utilizar em saladas convém que a massa esteja mais rija dando melhor textura à salada.

4 comentários:

  1. Filipa, eu estou encantada com o teu blog!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Talua e Marina! Obrigada pelos comentários simpáticos! Espero que continuem a segui-lo! Um beijinho às duas!

    ResponderEliminar
  3. Bem Filipa, o teu blog e fantastico. Nunca me tinha cruzado com ele, e fiquei super feliz com a tua passagem pelo meu blog. Vou va vir mais vezes de certeza pois adorei.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar