sábado, 14 de agosto de 2010

Fine and Mellow

Correndo o risco de ser apelidada de patriotista, vou dizer-vos uma coisa: as Meloas Portuguesas são, seguramente, as melhores do Mundo! Não posso por a vista em cima sobre uma meloa, pequena, redondinha, de aroma pronunciado, sem que a agarre imediatamente. Nunca me deixo enganar pelo seu estranho e rugoso aspecto exterior. Acredito que estejam a pensar que entre pêssegos, nectarinas, damascos, framboesas e uvas, a meloa não é propriamente a fruta mais sedutora desta época. Mas eu tenho empatia com as meloas, que querem que vos diga? Mal vejo a primeira meloa na banca da fruta, não resisto. Nem mesmo as decepções das primeiras mordidas em meloas farinhentas, sem sabor e descoloridas, me conseguem afastar do desejo de encontrar a meloa perfeita. Geralmente, como-as no seu estado natural. Frescas. Suaves. Divinas. Mas, como ando numa fase mais gulosa, desta vez tentei dar-lhes um destino diferente.....para saborear ao longo de todo o Verão, aquele que é para mim um dos melhores paladares portugueses.

GELADO DE MELOA:
(adaptado daqui)Tempo de preparação: 10 minutos + refrigeração

  • 4 meloas pequenas;
  • 1 vagem de baunilha;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 pitada de sal grosso;
  • 3 colheres de sopa de Vinho do Porto;
Modo de preparação:


  1. Descasque as meloas, retire as sementes e parta em cubos. Coloque no copo misturador e bata até obter cerca de 1,2 l de sumo de meloa.
  2. Entretanto, corte a vagem de baunilha em duas metades e retire as sementes do seu interior. Deite as sementes de baunilha, a pitada de sal, o Vinho do Porto e o leite condensado no copo misturador e bata novamente. Leve ao frigorífico até estar bem gelado, cerca de 4 a 6 horas durante a noite.
  3. Deite o preparado na máquina de fazer gelados e siga as instruções de utilização. Guarde num recipiente de plástico no congelador até necessitar.
  4. Para saborear em colheradas fartas até o final do Verão este suave e fino paladar de uma meloa portuguesa!

1 comentário:

  1. eu tambem adoro a meloa portuguesa e concordo que sao as melhores! quando as meloas por aqui chegam, confesso que ponho o nariz em todas, ate encontrar alguma onde se adivinhe o aroma de mel e flores.
    adorei a combinacao de meloa com vinho do porto. hei-de experimentar
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar