quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Never Know




Se não fosse um jantar mexicano em casa de uma Amiga, ainda hoje olharia com desconfiança todas as receitas de tortilhas, wraps ou rolls que cruzassem o meu caminho. A verdade é que, até então, aquelas rodelinhas achatadas de farinha e água não cativavam um minuto da minha atenção sequer. A primeira coisa que me vinha à cabeça era: para quê comer estes pedaços descoloridos de farinha quando se pode comer PÃO? Denso, estaladiço e fresco? Não conseguia encontrar um único motivo que me levasse a incluir aquelas rodelinhas estranhas no meu carrinho de compras. É verdade. Puro preconceito culinário. Bendita a hora que comi, muitas e deliciosas, Fajitas em casa da minha Amiga. Desde esse jantar que a minha lista de supermercado passou a incluir as tais rodelinhas achatadas de farinha e água. Abaixo o preconceito culinário! Estas tortilhas, wraps ou rolls, como lhe queiram chamar, não só são leves e práticas, mas também muito versáteis, permitindo um sem fim de combinações interessantes. Mal eu sabia que, justamente por serem apenas rodelinhas achatadas de farinha e água, permitem usar (e abusar) de especiarias, ervas aromáticas, temperos e verduras delicadas, pois não deixam que os seus sabores se percam no nosso paladar. Uma paleta em branco! Nunca se sabe o que pode sair! Esta foi a minha primeira combinação....calculo que muitas outras se seguirão!


ROLL DE OVO, CARIL E RÚCULA
(inspirado pelo Wrap de Ovo e Caril da Mafalda Pinto Leite no livro Cozinha Para Quem Quer Poupar)

Tempo de preparação: 15 minutos;
Serve: 2 pessoas

  • 2 tortilhas;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de azeite virgem extra;
  • raspa e sumo de meia lima;
  • 1 colher de sopa de salsa;
  • 1 colher de sopa de açafrão;
  • 1 colher se chá de caril**;
  • 100 gr fiambre de perú;
  • rúcula q.b.;
Modo de preparação:
  1. Coza os ovos. Entretanto, misture o queijo-creme, o azeite, as especiarias, a raspa e o sumo de lima e a salsa numa tigela. Bata um minuto até ficar uma mistura cremosa.
  2. Pique os ovos cozidos e o fiambre de pe´rú e adicione à mistura anterior.
  3. Barre cada tortilha com esta mistura e finalize com a rúcula a gosto.
  4. Esteja sempre preparado para mudar de ideias! Never know!

NOTA:* Eu usei este queijo creme porque era o que tinha em casa. Calculo que qualquer outro fique igualmente bem! ** Tal como já disse aqui, a quantidade de caril varia em função da qualidade do mesmo. Eu uso apenas uma colher de chá porque o meu pó de caril é bastante forte. Adapte ao seu paladar.

Sem comentários:

Enviar um comentário