segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sweet Sweet

Como de costume o meu Avô deu dois toques na campainha. Seguidos e apressados, em jeito de código, anunciando a sua chegada. Nada de novo. Pela porta entreaberta disse sorrindo: "Flores, que te manda a tua Avó, e uma caixa de Doce Branco, que sei que gostas!", deu-me um beijo rápido e saiu, "Obrigada Avô!". Mais Doce Branco, pensei.....que eu Não Gosto! Mas, as relações entre Avós e Netos têm destas coisas, ou pelo menos a minha têm. São feitas destas teias de ternura que não queremos quebrar. O meu Avô sempre me ofereceu Doce Branco que eu não gosto. Eu nunca lhe disse....e acho que nunca vou dizer. Certo é que havia mais uma caixinha de Doce Branco em casa. Desta vez, decidi dar-lhe um destino diferente que não o da lata das bolachas. E ainda bem, porque o mais provável é que para o próximo mês receba outra caixa de Doce Branco!










CAMADAS DE DOCE BRANCO:
Tempo de preparação: 10 minutos + refrigeração;
Serve: 4 pessoas
Modo de preparação;
  1. Comece por fazer um creme de chocolate, misturando as natas com o chocolate, aquecendo em lume brando e mexendo sempre até o chocolate derreter. Retire do lume e deixe arrefecer;
  2. Misture o mascarpone com o iogurte grego, batendo com uma vara de arames até estar homogéneo;
  3. Misture o café com o vinho do Porto e molhe rapidamente 1/3 dos doces brancos, colocando-os em taças ou copos individuais. Também pode servir num pirex, iniciando as camadas da mesma forma;
  4. Por cima do doce branco molhado na mistura de café coloque parte do creme de chocolate seguido da mistura de mascarpone, e repita todo o processo formando três camadas idênticas que terminarão com mistura de mascarpone.
  5. Polvilhe com cacau em pó e decore com um doce branco;
  6. Leve ao frigorífico para refrigerar. Recomendo que faça a sobremesa de véspera permitindo que os sabores das diferentes camadas se misturem.
  7. Espero que goste!
NOTA: O Doce Branco é um doce tipicamente minhoto com um sabor levemente alaranjado e com uma cobertura de açúcar. Se não encontrar, pode substituir por fatias de pão-de-.

[UPDATE: Esta receita participa no desafio do Reino da Prússia sobre memórias culinárias]

6 comentários:

  1. Só uma nota amiga: o "doce branco" também é conhecido como "cavacas" ;)

    Mais uma para experimentar.

    Já agora, onde vendem cavacas na Póvoa?

    ResponderEliminar
  2. Porque são DOCES,porque são BRANCOS e porque o Avô sempre os oferece(porque gosta|)a nossa MEMÓRIA sempre os associa...
    Fiquei fascinada com o carinho,a utilidade,a imagem e sobretudo o sabor com que brindaste tudo isto!
    Sendo a MEMORIA o nosso melhor PATRIMONIO,fico emocionada que tenhas acrescentado SABOR ao teu AVÕ.
    Parabéns pela creatividade e...devo-te esta...

    ResponderEliminar
  3. Leo: tens toda a razão! De facto, o meu avô também lhes chama cavacas! Mas, ao que parece, não é o nome tradicional :) Podes encontra-los em qualquer pastelaria tradicional minhota , e por vezes, em padarias também! A Pastelaria Regata, A Pastelaria Riba-Mar, sei que têm!
    Mãe: Obrigada pelos comentários! Vocês são sempre as cobaias :) Do que corre bem...e do que corre menos bem! Sem este património sensitivo que ajudaste a construir.....não sei se me tinha virado para as panelas! :)

    ResponderEliminar
  4. Estou a encontrar semelhanças entre histórias de e com família e até acho parecenças em alguns comentários da "mãe", bem ao jeito dos que a minha "mãe" publica!...Família terna e que é a nossa "estrutura"...
    Cá em casa são cavacas. Não as conhecia por doces brancos. Ao que parece encontraram uma boa utilização!
    O blog está muito giro!... Parabéns
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Filipa,
    Adorei a estoria do Avo e adorei a volta que deste aos doces brancos! (que eu tambem so conhecia como cavacas!)
    Ficou uma receita bastante apetitosa.
    Muito obrigada pela tua participacao no desafio do Reino da Prussia!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. A história está optima. Cá em casa oiço muito ... "mas quem disse que eu não gosto???" realmente por vezes colocamos uma coisa na cabeça e passa a ser verdade mesmo sem a ser ... =)
    Gostei muito do doce e ficou com um visual renovado e tentador.
    Beijos

    ResponderEliminar