segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Out of Town


Viajo muito. Já fui a Marrocos, seguramente, mais de uma centena de vezes. Na minha imaginação, claro está! Qualquer um dos cinco sentidos é capaz de me transportar, de imediato, para um País distante. Basta mergulhar o meu pequeno, mas apurado, nariz no armário das especiarias e estou prestes a embarcar. Sem mala nem passaporte. Marrocos é um dos meus destinos frequentes. Francamente, não sei porquê. Ignoro por completo a que cheiram as labirínticas ruas do Souk de Marrakech. Imagino sempre um odor intenso a cominhos. E é esta a especiaria que me conduz em mais uma das minhas viagens. A última chamada para a porta de embarque, desta vez, foi feita por um pão. Pão Marroquino Achatado. Já fiz este Pão Marroquino Achatado um par de vezes. É muito fácil de fazer e, posso assegurar, que marca toda a diferença ter pão caseiro num descontraído jantar de Amigos. Além disso, este Pão Marroquino Achatado é uma deliciosa companhia para entradas e tapas. Prove, delicie-se e viaje também!


PÃO MARROQUINO ACHATADO
(Adaptado do livro Return of the Naked Chef de Jamie Oliver)

Tempo de preparação: 15 minutos + 60 a 90 minutos de levedura + 5-8 minutos de cozedura;
Serve: 10 Amigos esfomeados;
  • 15 gr de fermento de padeiro;
  • 15 gr de açúcar;
  • 15 gr de sal;
  • 300 ml de água;
  • 500 gr farinha sem fermento;
  • 2 colheres de sopa de sementes de sésamo;
  • 200 gr de grão de bico;
  • 1 colher de sopa de cominhos em pó;

Modo de preparação:
  1. Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Atenção à temperatura da água, pois se estiver muito quente impede que o fermento exerça a sua função. Tape com um pano húmido e deixe repousar durante 5 minutos ou até que apareçam borbulhas na superfície;
  2. Entretanto, utilizando uma varinha mágica, ou um robot de cozinha, reduza o grão de bico a puré.
  3. De seguida, numa tigela grande, misture a farinha com o sal, os cominhos, o puré de grão de bico e as sementes de sésamo. Faça uma cova no centro e deite a água com o açúcar e o fermento. Faça movimentos rápidos para misturar tudo.
  4. Deite esta mistura numa superfície limpa e amasse durante cerca de 10 minutos. Ajuste com mais farinha se lhe parecer necessário. Esta é a parte mais divertida! Se não achar graça nenhuma...utilize uma batedeira eléctrica na opção gancho.
  5. Coloque a massa levemente enfarinhada numa tigela. Dê uns golpes na massa e cubra a tigela com película aderente. Deixe repousar em local quente durante 60-90 minutos, ou até que duplique o seu tamanho.
  6. Depois de ter duplicado o seu tamanho, divida a massa em mais ou menos 10 porções. Com a ajuda de um rolo de cozinha estenda pães compridos com uma forma ovalada e cerca de 0,5 cm de espessura. Eu gosto de estender umas partes com um pouco menos, pois ficam crocantes e estaladiços.
  7. Aqueça o forno a 250 Cº e assim que estiver a estalar de quente, introduza os pães sobre a grelha. Um truque que utilizo para que os pães fiquem dourados é colocar uma travessa com água a ferver dentro do forno. Só assim consigo gerar a humidade típica dos fornos industriais das padarias. Sem este truque, os pães ficam cozidos e saboreados, mas não lindos, dourados e estaladiços.
  8. Coza dois ou três pães de cada vez durante cerca de 4-8 minutos.
  9. Deixe arrefecer e sirva....feche os olhos e imagine-se no meio de uma labiríntica Medina marroquina!

6 comentários:

  1. Estou MESMO tentada a experimentar!

    Ana d'Orey

    ResponderEliminar
  2. É pá... bestialíssima, esta receita!
    Parece-me que mais uns dias e vou a marrocos... nem que seja pelo cheiro e pelo sabor deste pãozinho!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Fui a Marrocos uma vez e o teu post fez-me lembrar essa viagem. É sem dúvida um país rico para quem gosta de culinária. Experimenta também as tajines e os doces típicos, são deliciosos.

    ResponderEliminar
  4. Tb vou viajar até Marrocos com o perfume que este pão vai deixar na minha cozinha!
    Levo a receita comigo.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Tal como tu, também me farto de viajar, e gosto particularmente de aterrar na Índia e na Tailândia ;-)

    Mas a viagem a Marrocos já está agendada... com estes pães na bagagem.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Ana, Babette, Patanisca, Gasparzinha e Pipoka nem precisam de mala, é só embarcar comigo nesta viagem! Obrigada pela companhia! :)

    ResponderEliminar