quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Otherwise


Low Carb. Baixa em hidratos de carbono. Honestamente, não tenho nada contra dietas baixas em hidratos de carbono, mas também não tenho nada a favor. Ultimamente, com a contagiante procura por uma imagem mais leve, a mania das dietas parece ter contaminado até os gourmets mais convictos. Já ninguém se lembra da roda dos alimentos que aprendeu na escola primária?! Parece que não. Pior. A juntar a esta espécie de alienação nutricional está a atitude social de distanciamento alimentar. É ver os olhares de desdém quando ousamos falar sobre comida reconfortante- high carb. - ao mesmo tempo que enchemos o prato de generosas colheradas de arroz branco. "Para mim NÃO, obrigado. Só salada!". Rica ou Pobre em hidratos de carbono, eu gosto de cozinhar, e de comer, comida saudável e saborosa. Mas também gosto que os outros - os que fazem dietas low carb. - comam, com satisfação, a comida que eu cozinho.Por isso, rendi-me a este creme fresco, leve, saudável, saboroso e low carb....caso contrário cozinhava comida para comer sozinha!


CREME DE AGRIÃO E TOMILHO:

Tempo de preparação: 25 minutos;
Serve: 6-8 pessoas;

  • 4 courgettes
  • 3 alhos franceses;
  • 1 mão cheia de folhas de tomilho fresco;
  • 200 gr de agrião arranjado;
  • 750 ml de água;
  • azeite q.b.;
  • sal e pimenta q.b.;
  • lascas de presento para servir;

Modo de preparação:
  1. Leve uma panela ao lume com um fundo de azeite. Parta os alhos franceses e as courgettes em fatias, deixando a casca, e deite na panela. Junte o tomilho e deixe tomar gosto. Por fim, junte o agrião e a água. Tempere com sal e pimenta e deixe ferver durante cerca de 25 minutos.
  2. Bata o creme num copo misturador, adicionando água da cozedura aos poucos até obter a consistência desejada.
  3. Sirva o creme frio acompanhado de lascas de presunto e decore com uma haste de tomilho.
  4. Se sabe que algum Amigo seu está a fazer uma dieta baixa em hidratos de carbono, não critique....colabore!

9 comentários:

  1. Ora aqui está uma sensata reflexão nutricional. É SEMPRE uma refeição desequilibrada aquela que não respeita as tais proporções óptimas (sim, sem acordo ortográfico...)dos hidratos de carbono, proteínas, gorduras, etc...
    Mas nem 8 nem 80, tem muita razão, há espaço para todos. Parabéns pelo seu blog...é muito o meu estilo!

    ResponderEliminar
  2. Receitas destas dao sempre imenso jeito, ate porque uma "sopinha" sabe sempre bem especialmente se for no Verao com esta versao fria.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  3. Tentei fazer uma dieta Low Carb e quando me dei conta, minha irritação era tamanha que estava sem paciência até com meu filho, aí vi que era hora de parar. Bom mesmo é comer de tudo um pouco, o humor agradece!

    ResponderEliminar
  4. Lusitana, obrigada pelo cometário e ainda bem que é ao teu estilo! Espero que gostes, voltes, cozinhes e comentes, claro!
    Cacahuete, obrigada pelo comentário, mais uma vez! É verdade, as sopas frias não costumam fazer o meu género, mas esta conquistou-me!
    Talula, obrigada pelo comentário! Tens toda a razão! Não comer hidratos de carbono mexe sempre com o humor! Mas, hoje em dia há tantas teorias que nunca sabemos em qual acreditar, não é? Um beijinho a todas, Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, neste momento tenho uma amiga que está a fazer uma dieta dessas. Sempre achei muito complicado erradicar os hidratos de carbono da minha alimentação, mas a verdade é que, de todas as dietas de emagrecimento que conheço esta até não é das mais restritivas, permitindo os hidratos de carbono bons (grão, feijão), dando abertura para comer um pouco de chocolate negro e frutos secos, alimentos que a maioria das dietas proibe.

    Debates à parte, está sugestão é perfeita para qualquer regime alimentar.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Filipa, vim retribui a tua visita ao No Soup, e ainda bem!

    Gostei muito do blogue e das receitas que partilhas, muito na minha onda.
    Esta sopa parece-me deliciosa!
    Vou passando por cá para ir vendo as novidades.
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  7. Acabo de descobrir este seu blog e devo confessar que ADORO! :)

    Parabéns pelas fotos, os textos e, claro, as receitas.

    Beijinhos dos Açores.

    ResponderEliminar
  8. Pipoka, obrigada pela visita! Não queria gerar discussão mas apenas reflectir sobre as dietas que nos propõe hoje.
    Gasparzinha, eu é que agradeço a tua visita! Espero que experimentes as receitas!
    Elvira muito obrigada pelo comentário! Adoro os Açores! Embora não conheça ainda todas as ilhas! Qualquer dia destes apareço para fazer uma visital real...porque as virtuais já são muito frequentes! Um beijinho a todas :)

    ResponderEliminar
  9. Eu fiz uma dieta low carb inteligente e além de efeitos rápidos, o que também motiva para quem tem de perder muito peso, fiquei sem dúvida muito mais saudável.
    E, querida Filipa, todos os alimentos da sopa são permitidos numa dieta low carb!
    Obrigada!
    Ana d'Orey

    ResponderEliminar