domingo, 22 de agosto de 2010

In Between


Azeitonas. É certo que entre Portugal e Espanha há muitas mais coisas em comum do que o gosto das suas gentes pelas azeitonas, mas hoje foi delas que me lembrei e é delas que vou falar. Entre os dois países, tantas vezes amigos, tantas vezes amantes e tantas vezes rivais, este é um petisco singular que se apresenta comum. Em Portugal, as azeitonas surgem como um sussurro, aparecem timidamente em cima da mesa antes de uma refeição principal, marinadas em azeite, ervas e alho vem para acompanhar o pão. Já em Espanha, as azeitonas gritam e impõem-se como o acepipe principal, recheadas com pimentos ou anchovas, surgem como uma acompanhante de luxo para quem saí de tapas em busca de uma copa de cerveja. A relação dos peninsulares com a as azeitonas não é fácil. É uma espécie de amor-ódio que se tenta gerir com moderação. Quem gosta, ADORA. Quem não gosta, ODEIA. E quem gosta, gostava de ser moderado e de conseguir não as comer compulsivamente. E quem gosta, gosta das pretas e das verdes, gostas das Alentejanas pequeninas, suaves, marinadas, e gosta das Espanholas carnudas, fortes, recheadas. Eu sou dos que gostam. E sou dos que não conseguem decidir entre umas e outras!



TAPENADE DE MANZANILLAS* VERDES:
Tempo de preparação: 3 minutos;
Serve: 6- 8 pessoas;

  • 150 gr de azeitonas manzanillas verdes recheadas com anchova;
  • 3 dentes de alho;
  • 4 filetes de anchova;
  • sumo de meio limão;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1/2 malagueta vermelha fresca, sem sementes;

Modo de preparação:

  1. Triturar todos os ingredientes num robot de cozinha. Temperar com o azeite e o sumo de limão. Servir com pão marroquino ou outro qualquer.
  2. Não perder tempo a tentar decidir se gosta mais de azeitonas ou de pasta de azeitonas e comer tudo até ao fim.......

NOTA:*A Azeitona manzanilla verde é de origem espanhola. A que usei nesta receita já tem recheio de anchova. Se não encontrar destas azeitonas utilize o dobro da quantidade de filetes de anchova.

8 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa. Como é essa bruschetta de feijão branco?
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Talula é tão simples que nem é receita! Fica prometida um post aqui no blog, mas se quiser ir adiantando serviço aqueça uma frigideira em lume médio com um fio de azeite virgem extra um dente de alho esmagado,uma s folhas de alecrim e de oregãos, junte cerca de 150gr de feijão branco cozido, esmague com um garfo e incorpore, mexendo sempre. Retire do fogo e tempere com vinagre de vinho branco, uma pitada de sal, pimenta preta moída na hora e um fio de azeite. Entretanto, corte fatias finas de pão rústico, leve à grelha quente do forno. Retire barre com um dente de alho descascado e um fio de azeite. Espalhe a mistura de feijão branco no topo do pão e .....delicie-se! ( adaptado de Jamie Oliver) Um beijo e obrigada pelas visitas!

    ResponderEliminar
  3. Nossa, deve ficar divino!
    Vou experimentar.
    Boa semana!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Bem: já é o 3º comentário que faço aqui no blog....
    Mas esta receita deve ser realmente saborosa!
    Ultimamente tenho andado numa "fase" jamie oliver... vai daí vou experimentar esta bruschetta com toda a certeza!
    babette

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Babette e Talula pelas visitas e pelos comentários! Experimentem é muito boa ( na verdade ele chama-lhe crostini, mas como eu uso uma fatia de pão maior, resolvi mudar o nome! :) )

    ResponderEliminar
  6. Depois de ver esse post fui correndo à cozinha procurar minha azeitonas, mas só encontrei azeitoniquinhas bem miudinhas. Até comentei com meu esposo que nem era azeitona, só caroço. rsrs =(

    Esse tapenade parece delicioso. Nem é preciso dizer que fiquei morrendo de vontade, né?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mas que bom, Filipa!!! Eu também sou das que gosto! Aliás, sou menina para ir traçar agora uma à cozinha ;)
    Bjs, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  8. Talita e Madalena, ainda bem que não sou a única que não controlo a vontade de comer azeitonas! Obrigada pelos comentários! Bjs para vocês também.

    ResponderEliminar