terça-feira, 23 de novembro de 2010

Try Again...

A primeira vez que fiz pão em casa foi um verdadeiro desastre. Tinha visto o Jamie Oliver fazer um pão lindo, dourado, com uma crosta estaladiça, e imaginei-me logo a fazer - e a comer- um igual. Convenci-me de que também era capaz. Abri o livro, li com atenção as indicações e, com o coração cheio de esperança, lancei-me sobre a bancada da cozinha. Arregacei mangas, prendi cabelo, tirei anéis e relógio. Nada me iria atrapalhar. Juro que imitei todos os gestos circulares, com a máxima rapidez de que fui capaz. Bolas! No programa parecia tão fácil! Mas, sobre a minha bancada não se formava bola de massa nenhuma. Ao contrário. A massa tinha vida própria. Espalhara-se pelo chão, pelos azulejos, pelo avental, pelas mãos, pelo cabelo....enfim. Desolada, limpei toda a porcaria que tinha feito e aceitei com humildade os meus erros. À medida que ia limpando os vestígios brancos na minha cozinha, ia curando os salpicos de orgulho ferido, gracejando com a minha pequenez e troçando com os restos da minha derrota. Há dias em que as coisas não correm bem .Quem gosta de cozinhar sabe que é preciso ser humilde. Só assim podemos mudar, melhorar, ultrapassar as dificuldades e ser bem sucedidos no final....depois de termos limpo muitos, muitos, muitos salpicos de farinha!


PÃO RÚSTICO
(receita adaptada daqui)
Tempo de preparação: 10 minutos + 12 horas de fermentação + 10 minutos +3 horas de fermentação + 30 a 45 minutos de cozedura;
Rendimento: 4 ou 6 cacetes dependendo do tamanho;


Massa branca fermentada:
  • 250 gr farinha;
  • 175 ml água;
  • 5 gr sal;
  • 5 gr fermento de padaria (fermento activo fresco);
Massa de cacete:
  • 250 gr massa branca fermentada;
  • 300 ml água
  • 500 gr farinha;
  • 10 gr sal;

Modo de preparação:
  1. Com, pelo menos 12 horas de antecedência , ou de um dia para o outro, preparamos a massa branca fermentada, misturando todos os ingredientes até obtermos uma massa branco lisa e homogénea. Como a massa é bastante pegajosa, podemos misturar com uma colher, ou utilizar a batedeira na opção gancho.
  2. Colocamos numa tigela e tapamos com película aderente e deixamos repousar no frigorífico de um dia para o outro, até que tenha duplicado o seu tamanho ( até 14 horas de fermentação) .
  3. Com esta quantidade iremos obter cerca de 400 gr de massa branca fermentada. Podemos utilizar toda a quantidade, ou apenas uma parte e a restante voltamos a guardar no frigorífico, uma vez que se conserva perfeitamente até 6 dias.
  4. Quando obtivermos a massa branca fermentada, podemos preparar os cacetes de pão rústico. Começamos por misturar a farinha com a água até obter uma massa lisa e homogénea, amassando cerca de 5 minutos ( com as mãos, com uma colher ou na batedeira). Cobrimos com um pano húmido e deixamos repousar cerca de 30 minutos.
  5. Depois juntamos os 250 gr de massa branca fermentada e o sal ao preparado anterior . Numa superfície de trabalho enfarinhada, sovamos a massa cerca de 10 minutos, ou até que a massa deixe de estar colada à bancada de trabalho.Não tenha medo de adaptar as quantidades de farinha ou de água, conforme lhe for parecendo necessário.Colocamos a massa de pão numa tigela, tapamos com película aderente e deixamos repousar num local quente e sem correntes de ar. durante cerca de 2 horas ou até que o seu tamanho duplique.Pulverize a massa com um pouco de água, para impedir que seque.
  6. Quando o seu tamanho tiver duplicado colocamos a massa numa superfície de trabalho enfarinhada e cortamos tiras com cerca de 10 cm de largura. Damos-lhe um formato rectangular tosco e transferimos para o tabuleiro ou pedra de forno. Deixamos repousar novamente cerca de 45 minutos.
  7. Entretanto pré aquecemos o forno a 200 Cº. Pincelamos os cacetes com um pouco de água e colocamos no forno bem quente. Ao mesmo tempo que colocamos o pão no forno, como já tinha explicado aqui e aqui, colocamos também uma travessa com água a ferver dentro do forno. O tempo de cozedura dependerá do tamanho dos cacetes.
  8. Se não se sair bem à primeira, não desanime, aceite humildemente que tem que melhorar e acredite que vai conseguir!

12 comentários:

  1. Minha amiga

    Concordo, é preciso ter humildade, não só na cozinha, mas em todas as ocasiões da nossa vida...eu, como adoro fazer pães,a cada um é o novo desafio, uma nova oportunidade de ver um monte de farinha se transformando...e depois dos pães assados, me sinto realizada e feliz!Mas nem sempre as coisas saem como gostaríamos, a massa não cresce e o pão fica "solado"...é preciso ter a coragem de aceitar a derrota, mas não desistir...

    Gostei das suas receitas, valem à pena, claro que sim!

    Obrigada, e um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  2. Pois ... só não explicaste o que é que a seguir fizeste de diferente para ter saído esta pequena maravilha!....
    Babette
    PS- comprei as forminhas na casa Januário, uma vez mais...

    ResponderEliminar
  3. É tal e qual como descreves, há dias que as coisas não correm nada bem.Mas cozinhar é mesmo assim, são experiências que se fazem, e nem todas correm bem.

    Pão é sempre tão bom, feito em casa e comer acabado de sair do forno, é uma coisa dos Deuses.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Filipa, quanto á tua dúvida do meu post, eu assei a abóbora no forno e deixar que a maior parte da água saisse, quanto aos espinafres, depois de os cozer ficaram a escorrer e eu com um garfo ainda retirei alguma água.
    Claro que apesar de todo o cuidado para ir o menos água possível, foi um pouco mas nada de extraórdinário mas só no fundo é que ficou um pouco mais mole.

    Bjs

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Filipa tens toda a razão, nem sempre as experiencias culinárias correm bem à 1ª vez, mas com humildade e persistência tudo se consegue,
    adorei as tuas baguetes, é tão bom consumirmos o pão feito por nós
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Filipa,
    gosto muito dessa postura na cozinha. a mim o jantar tambem me corre mal muitas vezes, mas voltemos a tentar! :)
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  7. Nem todas as experiencias correm bem a primeira tentativa, e por vezes nem a segunda nem terceita. Mas olha que fizeste bem em nao desistir pois os paes ficaram lindissimos. E preciso humildade em tudo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. tens toda a razao. quem nao teve j uma ma experiencia pelo menos que seja?
    eu ja tive uma e ate amis mas nao desanimo
    tento de novo e ando sempre a tentar experimentar coisas novas.
    esta um paozinho bem apetitoso
    gosto tanto de pao ate como demais
    beijoca

    ResponderEliminar
  9. oh querida estou tão solidária contigo... como eu te compreendo!
    Já estou farta de tentar, testar receitas diferentes para conseguir esse cacetinho, douradinho com crosta a estalar... isto até me cria água na boca... fico mesmo aguada.
    Depois de alguns (bastantes) fracassos, a desilusão... comecei a culpar o forno!! Vê lá tu o meu desespero =(
    Mas hei-de lá chegar!!

    ResponderEliminar
  10. Sempre que a minha mãe dizia ‘na cozinha entra se só com sorriso na cara’ eu achava estranho..mas como agora compreendo essa frase…tudo o que sai de nos ,sai de maneira como nos se sentimos e a comida tb..já me aconteceu tantas vezes fazer a receita que já fiz mil vezes mas naquele dia sentia me mais triste, ou mas stressada e tudo o que fiz sai me mal…há dias…

    ResponderEliminar
  11. Este pão deve ter ficado fantástico! A massa velha valoriza bastante o sabor e textura e aroma ... do pão! Além disso, posso imaginar o carinho e empenho depositados na massa enquanto o amassavas! :) Beijinhos

    ResponderEliminar