sábado, 18 de setembro de 2010

When the stars go blue


Quando estou sozinha, sonho acordada. Segundo o filósofo Ernst Bloch, estes sonhos que temos quando estamos acordados visam o futuro, são antecipações alucinatórias dos nossos desejos. Pois bem, quando estou sozinha, quando estou triste, refugio-me frequentemente na minha fantasia. Refugio-me numa grande Casa de Campo. Saio porta fora, saltito pelas escadas de pedra e caminho pelo vasto jardim povoado por flores de mil cores. Sinto as cócegas da relva alta, o cheiro suave do alecrim e deixo-me beijar pelos raios do sol num fim de tarde de Verão. Sou capaz de ficar horas a vaguear pelo campo. De repente recuo. Sigo uma outra direcção. Ouço buzinas, vejo centenas de luzes e sobressalto-me com os encontrões da multidão, sinto o bafo quente da entrada do metro. Recuo outra vez. Sorrio e ouço uma vozinha familiar a chamar. Hora do lanche. Agora a minha fantasia é simples e o meu desejo é comer algo reconfortante e delicioso. Sonho com o presente. Já não estou nem numa Casa de Campo, nem numa Metrópole, nem tão pouco no meio do Pacifico. Estou num dos sítios com que fantasio todos os dias. Estou de regresso a Casa, com a minha Família e Amigos, a aproveitar os últimos dias deste Verão quente, saboreando uma bebida fresca e esta Bôla Mista que a minha Mãe faz tão bem.

BÔLA MISTA:
Tempo de preparação: 10 minutos + 8h fermentação + 15 minutos;
Serve: 2 bôlas médias;

  • 500 gr de farinha;
  • 120 ml de azeite;
  • 130 ml de leite morno;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de açúcar;
  • 3 ovos;
  • 50 gr fermento padeiro;
  • 300 gr fiambre em fatias;
  • 300 gr queijo tipo flamengo em fatias;
Modo de preparação:
  1. Dissolva o fermento no leite morno com uma pitada de açúcar e deixe repousar durante 5 minutos, ou até formar borbulhas na superfície.
  2. Entretanto, numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Faça uma covinha no centro e coloque os ovos e a mistura de leite com fermento. Transfira a mistura para uma superfície polvilhada com farinha e amasse durante cerca de 10 minutos, fazendo movimentos até que a massa fique homogénea e elástica. Transfira novamente para uma tigela e tape com película aderente ou com um pano húmido. Deixe repousar durante a noite (cerca de 8 horas).
  3. Pré-aqueça o forno a 200 Cº. Quando estiver duplicado o seu tamanho, divida-a em quatro partes e estique-a formando quatro quadrados, rectângulos ou círculos, de acordo com as formas que vai utilizar. Tenha o cuidado de esticar a massa até que fique bem fininha. Disponha duas metades de massa sobre as formas que escolheu e cubra com metade do fiambre, queijo e termine com uma ultima camada de fiambre. Cubra com as restantes partes de massa bem esticadas pressionando para fechar.
  4. Leve ao forno por 15 minutos ou até estar dourado. Sirva quente, saboreie e sonhe acordado com todas as coisas da vida que deseja....mais tarde ou mais cedo o seu sonho concretizar-se-á!

6 comentários:

  1. Olá, Filipa,
    A aparência dessa bôla é deliciosa!
    A imaginação faz tornar realidade a coisa imaginada. Continuando com esses sonhos tão vívidos, chegará odia em que te verás realizando esses 'sonhos'!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Cá está mais uma receita de bôla, e já anotada! Muito bom aspecto, sim senhora...
    Vou ficar a sonhar acordada a pensar nela a ver se me aparece aqui uma fatia...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Adorei a bôla com a novidade (para mim) do queijo, imagino-a quente com o flamengo derretido.........

    ResponderEliminar
  4. que bom aspecto Filipa! Mesmo sendo fim de almoço, ainda assim cresceu-me água na boca! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Obrigada pelo comentário.. Tens um blog muito fixe, vou te seguir pode ser :)?

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do bôla mista, uma deliciosa novidade para mim!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar