quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Wake me up when September ends





Quem, como eu, vive numa cidade de veraneio sabe qual é a sensação de acordar no primeiro dia do mês de Setembro. Os sentimentos são contraditórios. Tal como numa despedida de um hóspede prolongado, ou no final de uma grande festa, de braço dado com o alívio vem a tristeza. A tristeza do fim da estação quente que a debandada geral já faz questão de anunciar. É Verão, mas o burburinho das ruas já deu lugar ao murmúrio do mar. Está calor, mas na praia apenas os mais sortudos desfrutam dos últimos raios de sol. Há espaço, mas nas esplanadas as longas tardes de convívio transformam-se em rápidas conversas que as rotinas ordenam. Nada a fazer. Gosto de prolongar o Verão até ao fim. Gosto de aproveitar os dias que ainda são longos. Gosto de retomar a rotina devagar. Ao mês de pausa sucede-se o mês da transformação. Por isso, em Setembro opto por receitas muito rápidas e práticas que me deixem com tempo livre para aproveitar os últimos dias de Verão. Esta é a minha proposta de final de Verão, com gosto a Sol, a Mar, a Férias, a Viagens e a Praia, mas já antevendo a correia do dia-a-dia que ameaça voltar!





SALADA DE CAMARÃO E COUSCOUS
(Adaptada da Revista Blue Cooking)
Tempo de preparação: 20 minutos
Serve: 4 pessoas;
  • 300 gr de camarões ultracongelados cozidos;
  • 180 gr/ 1 chávena de couscous;
  • 250 ml/ 1 chávena de água;
  • 1 courgette pequena;
  • 2+ 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de sumo de limão;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 mão cheia de salsa;
  • 1 malagueta seca ou piri-piri;
  • sal e pimenta preta q.b.;

Modo de preparação:
  1. Coloque o couscous numa tigela e junte a água a ferver com uma pitada de sal. Tape e deixe repousar cerca de 5 minutos.
  2. Entretanto, corte a courgette com um cortador em fatias finas, pique finamente os dentes de alho e a salsa.
  3. Numa frigideira anti-aderente aqueça duas colheres de sopa de azeite e salteie as fatias de courgette durante cerca de 5 minutos, ou pelo tempo suficiente para ganharem cor mas continuarem crocantes. Retire a courgette da frigideira e reserve. Adicione os camarões, a malagueta seca ou o piri-piri, os dentes de alho e a salsa picada, e deixe que ganhem cor. Retire do lume e deixe arrefecer.
  4. Prepare um molho com as restantes duas colheres de azeite, o sumo de limão, sal e pimenta a gosto. Solte o couscous com um garfo, misture os restantes ingredientes, regue com o molho e sirva.
  5. No mês da transformação retome a rotina do seu dia-a-dia devagar saboreando os últimos dias antes dos primeiros dias de frio!

10 comentários:

  1. Hummmmm, que proposta boa! Por minha parte, viva a correria do dia-a-dia, viva Setembro (ou não fosse o meu mês...)!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Filipa, o que sugeres para substituir o camarão que eu não como?

    Andava ansiosa por ter assim uma receita com couscous para usar o que comprei, na ideia daquela salada que experimentámos num terraço de Matosinhos e estava também deliciosa!

    Fico à espera...

    Ana d'Orey

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto de prolongar estes últimos dias de Verão. Há nesta altura do ano uma atmosfera intimista que não se compara a nenhuma outra época do ano.
    Esta salada vem mesmo a calhar para estes dias.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Como o Verao ainda nao terminou nada melhor do que fazer uma saladinha como esta. Sabes esta primeira quinzena de Setembro e das melhores para ir a praia, pois com o tempo que esta ainda se apanham grandes dias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Filipa,

    Compreendo a tua tristeza: dias longos, praia e calor, animação, diversão, muito convívio, tempo de férias transformam-se em meras miragens ou recordações, mas também saúdo Setembro com boa disposição. Para mim, este traz a beleza da transformação do Verão em Outono, marca também para muitos o início de um ano novo, é também a época das vindimas, dos figos, das primeiras castanhas, das maçãs...das compotas: acho magnífico tal como acho magnífico esse prato bem colorido e delicioso bem alusivo a toda a Alegria do Verão!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Madalena, Carla, Cacaheute e Isabel obrigada pelos comentários! Vocês têm toda a razão! Mas que ânimo só de pensar nas coisas boas da estação fria que todas vocês evocaram!
    Ana, obrigada pelos comentários e visitas diárias! Podes substituir por salmão juntando também cebola roxa e aneto ou cebolinho se gostares! Um beijinho a todas

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipa
    Vim retribuir a visita e e tive uma agradável surpresa.
    Gosto desta receita e sempre que puder prometo vir cá.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Pois eu gosto é do Agosto, em Lisboa!
    A cidade fica o paraíso, calma e tranquila, perfeita para ser saboreada.
    Agora chegou Setembro, voltou o reboliço e eu vou de férias! :)

    Que delicioso couscous.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Versão Vegetariana

    Substitua os camarões por azeitonas pretas descaroçadas.
    Ao molho da recita junte uma colher de sopa de vinagre convencional.

    Fica óptimo!

    Ana d'Orey

    ResponderEliminar
  10. Filipa, vou repetir aqui o que disse a uma amiga no Face:
    Adoro setembro! Porque é o mês em que eu nasci e me casei (de papel passado!), porque nele começa a Primavera no Brasil e o Outono em Portugal, quando o clima fica mais ameno e a chuva chega para acabar com a seca! Adoro!

    Adorei também esta sua salada!

    Um beijo,

    ResponderEliminar