terça-feira, 7 de setembro de 2010

Laught about it

Tenho uma secreta admiração por pessoas organizadas. Não aquelas pessoas medianamente organizadas, como eu! Admiro as pessoas infalivelmente, metodicamente, matematicamente organizadas. Aquelas pessoas que não chegam sequer a abrir o último pacote de arroz, massa ou farinha. Aquelas pessoas que organizam antecipadamente os seus cardápios semanais e elaboram listas de compras, como quem resolve uma equação. Ai, se vocês soubessem como gostava de ser assim. Verdade seja dita: eu nunca tive grande queda para a matemática. Como em quase tudo na minha vida, também a minha despensa vive mais de prosa e poesia do que de ciência e método. Há dias de romance, dias de policial e também dias de comédia. Muitos. Muitos mais do que vocês possam imaginar, porque às vezes, tentando descobrir o que vai ser o meu jantar, olho para a minha despensa e minha organização desorganizada só me pode dar para rir!Posso ter seis pacotes de açúcar, mas não ter nenhum pacote de arroz. Nestes muitos dias de comédia, como o riso não me alimenta o corpo, e os ingredientes disponíveis são poucos, socorro-me destas formulas simples e convenço-me de que não preciso de implementar um método!


ESPARGUETE COM TOMATE SECO, CEBOLA VERMELHA E VINAGRE BALSÂMICO
(Ligeiramente adaptado do Livro The Return of the Naked Chef Jamie Oliver)
Tempo de preparação: 10 minutos
Serve: 4 pessoas
  • 450gr de esparguete;
  • 1 cebola vermelha;
  • 15 tomates secos, escorridos;
  • 8 colheres de sopa de azeite;
  • 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
  • 2 colheres de sopa de oregãos secos, ou uma mão-cheia de folhas de manjericão fresco;
  • queijo parmesão ralado na hora, para servir;
  • sal e pimenta preta q.b.;

Modo de preparação:

  1. Coza a massa até ficar al dente. Entretanto, pique a cebola e o tomate.
  2. Leve ao lume uma frigideira com azeite e com a cebola picada. Deixe amolecer a cebola, e junte o tomate seco cortado, os oregãos e o vinagre balsâmico. Tempere com pimenta preta moída na hora.
  3. Envolva a massa no molho e sirva com queijo parmesão e ria-se de todos aqueles defeitos que sabe ser incapaz de mudar!

8 comentários:

  1. Adoro massas e esta ja me conquistou. Deliciosa como todas as tuas receitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Óptima para o regresso à rotina agitada de uma casa cheia, escolas, catequeses, trabalhos de casa e roupa para estender...
    (infelizmente tenho de trocar muitas vezes esses ingredientes maravilhosos por uma lata de salsicha e/ou cogumelos)....hihihi
    Ana d'Orey

    ResponderEliminar
  3. Pasta! Sempre uma óptima solução de organização de refeição para esta desorganização de que falas.
    Sempre fui uma aluna excelente a matemática e sou apenas medianamente organizada......
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Filipa, detesto matemática, física, álgebra, e tudo isso! Adoro organização e método!
    E adorei seu post e sua receita!
    Já subscrevi seu blog, passarei sempre por aqui, metodicamente!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  5. É caso para dizer que essa desorganização resultou numa Divina Comédia: o Inferno da desorganização, o purgatório de pensar no que fazer e o Paraíso de saborear o resultado!!
    beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre fui boa aluna a matemática, e a minha despensa é assim parecida com uma toquinha de ursos que se preparam para hibernar.... Sou muito organizada e acredita que tb este extremo dá para rir! Segundo a minha irmã tenho papel higiénico suficiente para durar uma 3ª guerra mundial!
    Mas a sério, às vezes é um bocado dramático: dou por mim a não abrir uma lata de qq coisa se perceber q é a última, faço listas de compras, listas de listas and so on and so on.
    Como diz o meu marido: não admira que tenhamos tido ... gémeos!.... (e às vezes penso como é que só vieram 2!!! esta mania de armazenar...)
    Babette

    ResponderEliminar
  7. E a vida é bem melhor com bom humor e muitos risos, também sou assim como você! rsss
    Adorei sua massa e seu blog, já estou seguindo!
    Bjks

    ResponderEliminar