segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Something good can work!

Um dia destes, numa das revistas que compartilhavam comigo uma sala de espera, li um artigo sobre comportamentos alimentares bastante curioso. No país onde se estuda tudo e mais alguma coisa, alguém cujo nome não recordo, pesquisou sobre a influência do género no apetite e nas escolhas alimentares que lhe estão associadas. É isso mesmo. A juntar a todas as outras conhecidas diferenças entre Homens e Mulheres, reputados cientistas norte-americanos atestam a existência de, pelo menos, mais uma. O género influência as opções alimentares. Ao que parece, os Homens manifestam maior propensão para as carnes e para o marisco. Já as Mulheres ingerem mais vegetais. Cenouras, Tomates, Laranjas, Nozes, Ovos e Iogurtes são alguns dos alimentos mais referidos pelas Mulheres na tal pesquisa de que vos falo. Curioso, pensei. Algumas linhas mais abaixo, depois de gráficos e percentagens atestando a veracidade e o rigor das conclusões apresentadas, outro estudo. Do mesmo País, como é evidente. Saímos da Faculdade de Medicina e entramos na Faculdade de Psicologia. Aqui se concluía, sem margem percentual que deixasse grandes dúvidas, que os hábitos alimentares são contagiantes. É verdade. Mais gráficos, mais percentagens e a conclusão era óbvia: os seres humanos estão acostumados a partilhar refeições e revelam uma forte tendência para escolher o mesmo prato que os outros estão a comer. Ora, se somos seres sociais, tanto Homens como Mulheres, e estamos habituados a partilhar as refeições uns com os outros, está visto que as opções alimentares de cada género se encontram largamente condicionadas pelo outro, não vos parece? Norte-americanices à parte, cá em casa quem decide as refeições é uma Mulher, e por isso, o Homem acaba por não ter grande escolha! Sopa de Cenoura, Laranja e Gengibre....boas escolhas funcionam sempre!

SOPA DE CENOURA, LARANJA E GENGIBRE
Tempo de preparação: 20 minutos;
Serve: 4 a 6 pessoas
  • 800 gr de cenouras;
  • 200 gr batatas;
  • 4 cm gengibre fresco;
  • 1 cebola;
  • 1 litro de caldo de legumes;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • sumo de meia laranja;
  • sal e pimenta q.b.
Modo de preparação:
  1. Descasque e parta em quadrados as cenouras, as batatas, o gengibre e a cebola. Entretanto leve uma panela ao lume médio com o azeite e refogue a cebola, as cenouras e as batatas, Acrescente o gengibre. Deixe os legumes amolecerem e junte o caldo de legumes. Assim que levantar fervura, reduza o lume, tape e deixe cozinhar cerca de 20 minutos.
  2. Assim os legumes estiverem cozidos, passe com uma varinha mágica e junte o sumo de laranja. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora e sirva.
  3. E já sabe, se hoje escolheu vegetais amanhã deixe-se "influenciar" e escolha carne!

8 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    Eu por exemplo já estou "influenciada" por esta sopinha...
    babette

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa, não conhecia o teu blog!
    Obrigada pela visita e pelo comentário no Lume Brando. Gostei bastante do que vi por aqui, até porque gosto de blogs assim 'clean', com fundo branco, acho que ficam mais leves e dá mais vontade de ler! Vou passar a vir cá mais vezes :-)

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. E que bela sopinha, nunca coloquei gengibre em nenhuma sopa, mas com o sumo de laranja e a cenoura deve dar um travo bem bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estudos à parte e tentativas de racionalizar e avaliar os nossos comportamentos, a verdade é que comer é um prazer para ambos os sexos.

    E seria com todo o prazer que eu comeria esta sopa. Até porque, há muitos muitos anos, quando experimentei pela primeira vez sopa de cenoura com sumo de laranja tive uma verdadeira epifania.

    beijocas,

    ResponderEliminar
  5. Cara Filipa
    Recarreguei bem "baterias", para me dedicar muito aos meus estudos nesse semestre.
    Espero em breve retornar no teu cantinho!
    Adoro sopa em qualquer estação e a tua deve ter um sabor bem especial, parabéns!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  6. Que rica sopa bem vitaminada!!! Cá em casa também é uma mulher: eu! E, de facto, quando esta mulher decidiu deixar de comer carne, também parou de a cozinhar ;)
    Bjs, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipa,
    Apesar do Homem hoje já cozinhar muito mais, penso que a soberania na cozinha ainda é da Mulher, não é verdade?! Neste caso, penso que a soberana se saiu lindamente com esta sopa tão deliciosamente original e influenciou todo este povo que prazerosamente a visita e que leva consigo a receita para deliciar os seus homens com vegetais!
    beijinho e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro sopa: faço uma de cenoura, manga e gengibre que me delicia, o que aposto que tb aconteceria se provasse esta! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar