quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fix You



Não é por acaso que temos dias de desânimo. Eu tenho. Há dias em que debato, protesto e luto. E há dias em que tudo parece abater-se sobre mim, e em que esgoto as minhas reservas de boa disposição, de esperança, e de optimismo. Dias em que fico sem forças e me canso. Dias em que só me apetece ficar num canto da minha cozinha e não pensar em mais nada. Mas, curiosamente, é nesses dias de desânimo e de injustiça que, enquanto cozinho, as portas da minha mente se abrem e vejo aquilo que antes não tinha visto. Da mesma forma matreira e silenciosa que chega, que se instala, e que cozinha, o desânimo parte apressado. Para trás deixa sempre dias de reflexão, deixa novas experiências, novos saberes e traça um novo caminho. Às vezes também deixa gelados, ou compotas, desta vez deixou este pão de chocolate e amêndoas!

PÃO DE CHOCOLATE COM AMÊNDOAS
(Ligeiramente adaptada de Donna Hay e retirada integralmente daqui)
Tempo de preparação: 15 minutos + 90 fermentação + 20 minutos cozedura;
Serve: 6 a 8 pães;
  • 2 colheres de fermento para pão (Tipo Fermipão);
  • 5 colheres de sopa de açúcar;
  • 200ml de leite morno;
  • 350g farinha;
  • 40g manteiga derretida;
  • 1 gema + 1 gema (para pincelar);
  • 90gr chocolate com amêndoas;
  • 2 colheres de sopa natas frescas, de preferência;
  • Amêndoas picadas para polvilhar os pãezinhos;
Modo de preparação:
  1. Para fazer a massa doce, numa tigela coloque o fermento, 2 colheres de chá de açúcar e todo o leite numa tigela. Misture e reserve por cerca d 5 minutos, até que se formem borbulhas na superfície.
  2. Entretanto, coloque a farinha, manteiga derretida, mas já fria, uma gema e o restante do açúcar numa tigela. Faça uma covinha no centro e acrescente o fermento e misture, até ficar com uma massa homogénea.
  3. Transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e amasse durante cerca de 5 a 10 minutos, até que a massa fique macia e ligeiramente elástica. Transfira novamente a massa para uma tigela e cubra com película aderente, deixando fermentar durante 40 minutos, ou até que dobre o seu tamanho.
  4. Depois de dobrar o seu tamanho divida a massa entre 6-8 bolas. Retire uma para trabalhar, e reserve as restantes. Pegue numa das bolinhas e pressione com a mão para criar um formato oval.Coloque os pedaços de chocolate no centro da massa e depois feche. Coloque numa forma e repita o processo até que todas as outras bolinhas tenham sido preparadas. Disponha as formas num tabuleiro e cubra com um pano húmido, deixando levedar novamente por cerca de 45 a 50 minutos, ou até que a massa dobre de volume.
  5. Pré-aqueça o forno a 180oC. Pouco antes de levar ao forno pincele cada um com uma mistura de gema de ovo e as duas colheres de natas e depois polvilhe com amêndoas picadas. Asse por 20 minutos ou até estarem dourados.
  6. Sirva ainda morno faça do desânimo um novo ponto de partida!

10 comentários:

  1. Eu gosto! Com a temperatura a descer vou começar a fazer pães e este vai ser um deles.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Um desânimo que acaba por ser produtivo em todos os sentidos (mais uma vez sintonia: tb me acontecem estes momentos, muitos dos quais são ultrapassados na cozinha. E hoje o dia começou malzito por estes lados.... pode ser que logo saia qq coisa doce!)
    babette

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa,
    quando o desânimo bater à minha porta, antes de lha abrir, venho ao Recipe Box and Co e animo-me com as delícias aqui publicadas pois fico sempre com vontade de ir para a cozinha quando lhes ponho a vista!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Este maravilhoso pão parece-me um antídoto perfeito para o desânimo que me ataca na mudança de estação.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa,

    Antes de mais quero agradecer a tua visita ao meu blog.
    Ainda não conhecia mas confesso que gostei imenso!!
    Estes bolinhos de amêndoa com chocolate têm um aspecto divinal.
    Porque não colocas o icon para podermos seguir o teu blog?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa!
    Obrigada pela tua visiata lá na tia...desculpa é que eu agora ainda não conheço as pessoas quem é quem.Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  7. Oi Filipa, venho agradecer a tua visitinha no ratatui e conhecer o teu canto... Fiquei deliciada, tanta coisa boa :)...
    beijinhos e alma pra cima ;)

    ResponderEliminar
  8. Com coisas boas como estes pães é mais fácil ultrapassar os momentos maus. Que bom que é saber (e gostar de) cozinhar e poder ter este escape. Comigo também funciona :-)
    Bjs e força!
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  9. Numa destas tardes de Domingo de Inverno que se adivinham ainda experimento...Ou para o pequeno-almoço do dia de Natal!
    Um beijinho amiga e muitos parabéns pelo sucesso deste blog!
    Ana d'Orey (Chiffon e Ganache no Facebook)

    ResponderEliminar
  10. una solucion estupenda para el desanimo, con chocolate todo sabe muchisimo mejor, tiene una pinta estupenda, buen trabajo! besitos desde londres

    ResponderEliminar