sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Favorite Adventure ( Wedding Song)


Com a minha Mãe já aprendi muito. Aprendi que as pessoas que são nossas não se amarram, abraçam-se. Aprendi que os afectos não se explicam, aceitam-se. Aprendi que os relacionamentos não se constroem, tecem-se. Como se de linho antigo se tratasse, tecem-se com esmero e dedicação, deixando espaço suficiente entre as linhas para que o tecido fique delicado, mas com pormenor e cuidado para que nunca se rasgue. E foi também com a minha Mãe que aprendi que à Família não se diz a morada, entrega-se a chave. Amanhã é dia de entregar mais uma chave da minha casa e, por isso, hoje resolvi partilhar uma receita Açoriana desta família que, hoje, também é a minha, porque já há muito que me deixou entrar. Aos meus queridos Cunhados desejo toda a Felicidade do Mundo!




BOLOS LÊVEDOS
Tempo de preparação: 10 minutos + 4 horas;
Rende: 12 Bolos;


  • 25 gr fermento de padaria;
  • 250 ml de leite morno;
  • 500 gr de farinha para bolos + extra para amassar e polvilhar;
  • 150 gr de açúcar;
  • 2 pitadas de sal;
  • 40 gr manteiga à temperatura ambiente;
  • 1 ovo ligeiramente batido;
Modo de preparação:

  1. Junte o fermento com o leite morno, uma colher de sopa de açúcar e uma mão cheia de farinha e mexa. Tape com um pano húmido e deixe repousar durante 5 minutos ou até que se formem borbulhas à superfície.
  2. Numa tigela grande deite a farinha e o sal. Faça uma cova no centro e deite o preparado anterior, a manteiga e ovo já batido. Misture bem até obter uma bola de massa pegajosa e irregular.
  3. Polvilhe com farinha uma superfície limpa e amasse durante alguns minutos até que a bola de massa fique mais macia e ligeiramente elástica.
  4. Coloque numa taça e tape com película aderente e deixe repousar num local quente durante 2 a 3 horas, dependendo das condições climatéricas, ou até que duplique o seu tamanho.
  5. Divida a massa em 12 pedaços e forme bolas, espalme-as um pouco com a mãe com um pouco de farinha. Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque as 12 bolas deixando espaço entre si. Cubra com outra folha de papel vegetal e com um pano e deixe repousar por mais uma hora.
  6. Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume alto. Reduza o lume para o mínimo e cozinhe cada uma das bolas espalmado-as suavemente, sem retirar muito ar, até ter um disco com cerca de 10 cm. Vire cuidadosamente quando um dos lados estiver dourado e cozinhe do outro lado até estar igualmente dourado.
  7. Estes bolos são bons quentes ou frios acompanhados com compota ao pequeno-almoço ou à tarde, e fazem parte desses pormenores cuidados de que o tecido da vida é feito.

7 comentários:

  1. Gosto muito, do texto, da ideia e da receita.
    Beijinhos
    Zezinha Coutinho

    ResponderEliminar
  2. Texto lindíssimo!
    Ana d'Orey

    ResponderEliminar
  3. Que texto bonito, Filipa.
    :)
    Ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  4. Filipa,

    Adorei o texto e, claro, a minha costela açoriana adorou a receita e as hortênsias.

    Tb já fiz a receita de bolos lêvedos e fiquei contente por conseguir replicar o sabor, e superar alguns dos bolos que se vendem por ai.

    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz esse bolo, mas gosto muito.
    Gostei muito do texto.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Belas palavras e do mais verdadeiro que há. Já os bolos ainda nunca os fiz nem provei mas quem provou conta que são muito bons.

    ResponderEliminar
  7. Adoro bolo lêvedo. Faz-me sempre lembrar a minha temporada nos Açores onde levava este pão doce para as caminhadas.
    Gostei muito da história e da música.
    Tenho de experimentar esta receita... obrigada
    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar