quarta-feira, 1 de junho de 2011

Little Things

Ontem pela hora do almoço fui a casa da minha Avó. Uma casa cheia de silêncio que se enche de gente que só fala alto. Tiramos-lhe logo o descanso. À casa. As janelas estavam fechadas e a televisão desligada. Da máquina fugia o cheiro forte a café. Queres. Dois. Enquanto me contava os seus achaques e as consultas médicas, coisas deste e daquele, do vizinho coitado que também pôs um pacemaker como o teu avô, mais é mais novo, o teu tio coitadinho que trabalha tanto, achas que é boa hora para ligar à tua mãe, consegui dormir uns segundos. Compensações saloias de uma noite mal dormida. Uma formiga. Uma formiga mamã. Está aqui na minha cama. Conforta-me aquele pedaço de tempo. Aquelas coisas pequenas dela. Hoje é dia da criança e se eu fosse pequena ia para um parque qualquer fazer um piquenique. Autocarros enormes carregados de miúdos pequenos em fila indiana com chapéus às cores e marcha militar. Sabes que amanhã é dia da criança? e tu que queres? Quero vir cá almoçar..... rissóis de polvo.


RISSÓIS DE POLVO
Tempo de preparação: 20 minutos;
Serve: 12 rissóis

  • restos de polvo assado, ou cozido, cerca de 125 gr;
  • meia cebola;
  • um dente de alho;
  • uma folha de louro;
  • uma + duas colheres de sopa de manteiga;
  • duas colheres + uma chávena e um pouco de farinha;
  • 100 ml de água da cozedura do polvo (ou do assado);
  • leite, q.b.;
  • uma mão cheia de salsa;
  • sal e pimenta;
  • casca de um limão;
  • uma chávena de água; 
  • um ovo batido;
  • pão ralado;
  • óleo para fritar;

Modo de preparação:
  1. Para fazer a massa dos rissóis coloque uma chávena de água, uma colher de manteiga, uma pitada de sal e a casca de um limão num panela ao lume. Assim que a água estiver a ferver, misture uma chávena mais um bocadinho de farinha e mexa até formar uma bola que se despegue da panela. Deixe esfriar um pouco e amasse até obter uma massa fina e homogénea. Retire a casca de limão. Reserve.
  2. Entretanto, pique o polvo e pedaços pequenos. Pique a cebola e o dente de alho finamente. Refogue a cebola, o dente de alho e a folha de louro na restante manteiga. Assim que estiverem alourados junte a farinha e mexa bem. De seguida, junte o polvo e a água da cozedura do mesmo para obter um creme. Acrescente leite até obter a consistência desejada. Polvilhe com salsa.
  3. Estenda a massa finamente e coloque o recheio de polvo no centro. Tape com um dos lados e corte com um cortador próprio ou com as bordas de um copo. Repita o processo até acabar com o recheio e com a massa. Rende mais ou menos 12.
  4. Bata o ovo ligeiramente. Passe os rissóis pelo ovo e por pão ralado e frite em óleo quente. Desperte a criança que está dentro de si com pequenas coisas que a façam sorrir!

19 comentários:

  1. vou experimentar Filipa! A ver se também me dou bem com os salgados ou se, definitivamente, me fico só pelos doces! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Gosto imensno dos teus textos que antecedem as receitas. Dão-nos a conhecer um pouco mais de ti, e a escrita é fantástica!
    Os rissóis estão com um aspecto divinal e de saber não lhe ficarão atrás, tenho a certeza!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Os rissóis estão com um excelente aspecto e a escrita fantástica. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de coisas pequenas. De despertar o que há em mim que acredita como uma criança. E de vir aqui, também. Num dia luminoso em que se celebra a verdade inicial da infância. Como no poema maior: "Come chocolates, pequena. Come chocolates, pequena." Nunca se recupera essa verdade. Mas podemos sempre reinventá-la. Isso está ao nosso alcance. Uma coisa de todos os dias.

    Um beijo de bom dia para a Filipa da caixinha de receitas com poesia:)

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Tenho a maior saudade do mundo da minha Avó A. Que me fazia aletria, lulas estufadas e bifes enrolados. E me viu crescer. Mas que já não está aqui. Que sorte poderes ir a casa da avó. E comeres rissois de polvo!
    Babette
    PS. Mas já recebi hoje um sms do meu pai a mandar-me beijinhos pelo dia da criança. É tão bom sermos a criança de alguém....

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu texto, consegui colocar-me em casa da tua avó. Até senti o cheiro do café.
    Nunca tinha visto rissóis de polvo, embora já tenha comido pataniscas de polvo, que sõ muito boas. Uma boa ideia. Bjs e bom dia da criança para os filhotes. :))

    ResponderEliminar
  7. É tão bom pudermos ir a casa da nossa avó e estar com ela!! Aproveita ao máximo pois um dia....!!!
    Não sou grande apreciadora de rissóis, mas de polvo sim.
    Feliz dia da criança!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me super bem dos dias da criança que passei na altura da escola primária. Adorava, para além de receber sempre um dinheirito dos pais e dos avós. Inacreditavelmente nunca comi rissóis de polvo apesar de já ter vivido a dois passos da terra do polvo. Excelente receitinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Também eu tenho a sorte de ter uma avó, e faço questão de almoçar em casa dela 2 vezes por semana.

    Nunca comi rissóis de polvo.
    Vou guardar a receita com carinho e quando a experimentar vou-me lembrar de ti e das avós...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Filipa, não foi sem uma certa inveja que li este texto. Já não posso ser mimada pela minha avó. Agarro-me às memórias do tempo em que ela me fazia a sua sopa de peixe. E do tempo em que a casa dela também cheirava a café. São os mimos possíveis. Aproveite bem a comida da sua avó. E os mimos. Belíssimo texto. Parabéns. Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Já não tenho avó, e não tenho estas recordações dela com muita pena minha... Fui mimada pela mãe, e continuo a ser, se bem que hoje não recebi uma prenda...lol :)...
    Ficaram super apetitosos, vou ver se ganho coragem de os fazer, nunca fiz rissois, mas adorei a ideia :)
    beijo

    ResponderEliminar
  12. Eu ainda tenho uma Avó que também fazia uns rissões deliciosos, hoje deixa essa tarefa para a neta e a bisneta =)
    Gostei da sugestão do polvo. Normalmente aqui em casa sobra polvo, vai para polme ou arroz.
    Obrigada pela dica ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adorei o texto.
    Bela dica para aproveitar sobras de polvo, ficaram mesmo bonitos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Desempoeirar a criança que há em nós é bom. Se bem que a minha nunca chega a acumular muito pó :) Rissóis de polvo nunca comi e avós já permanecem no silêncio há muito. Deve ser bom abrir a casa e o coração dos nossos avós, só com a nossa companhia :)

    ResponderEliminar
  15. Esses rissóis...bem difentes e devem ser tão bons!

    ResponderEliminar
  16. Filipa
    Desconheço esses elos e vivências, o que sei é sobre o que leio e adorei o teu texto.
    A receita também, vou experimentar.
    O piquenique das crianças grandes está a aproximar-se;)
    Um beijo

    ResponderEliminar
  17. Filipa, que coisa boa. As palavras, a receita e todos os sabores saudosos que evocam. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Lindo Texto!
    E os rissóis...HUMMM, Uma verdadeira delícia! Sim, porque eu falo com conhecimento de causa! Sorte a minha!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Não conhecia rissois de polvo, mas gostei da ideia. E há algo melhor qur ir a casa dos avós? Não há com certeza
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar