terça-feira, 14 de junho de 2011

Romaria

Traz-me sempre um rosário. Já deve ter perdido a conta aos rosários que me ofereceu. Para teres na mesinha de cabeceira. Nesta cama me deitei, sete anjinhos encontrei, três aos pés, quatro à cabeceira, Nossa Senhora à minha beira, que me disse: Filipa, dorme e descansa, não tenhas medo de nada, eu te guardarei. E guarda. Todos estes anos. Sem que nenhuma vez lhe tenha rezado antes de dormir um terço completo. Traz-me sempre medalhinhas. Para guardares contigo na carteira, no porta moedas, filha. Para seres uma boa menina. Numa aflição filha, lembra-te que Nossa Senhora está perto de ti. E o teu Santo Antoninho. E eu lembro-me. E olho para as medalinhas e para o Santo Antoninho e lembro-me mais de ti do que deles, Avó. Lembro-me das tuas aflições, das tuas preces, das tuas romarias. E dou-lhes um beijinho leve, como os que dou no teu rosto riscado quando voltas de uma romaria e me ofereces um rosário de contas de pérola.

CHURROS
( Adapatado do Livro "Sabores e Cozinha, ao encontro de Portugal" de Tessa Kiros)
Tempo de preparação: 10 minutos;
Serve: 6- 8 pessoas;

  • 250 ml de água;
  • 100 gr manteiga;
  • 225 gr farinha sem fermento;
  • 1/2 colher de chá de fermento;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 3 ovos;
  • uma pitada de sal;
  • óleo para fritar;
  • açúcar e canela para polvilhar; 
Modo de preparação:
  1. Leve uma panela ao lume com a água e a manteiga.
  2. Entretanto, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar numa tigela.
  3. Assim que a manteiga derreter, peneire para a panela a mistura da farinha e mexa com um colher de pau até obter uma bola de massa homogénea e brilhante. Retire do lume.
  4. Com a ajuda de uma batedeira eléctrica, incorpore um a um, os ovos na massa. Coloque a massa num saco de pasteleiro com o bico estrelado.
  5. Coloque uma panela com óleo ao lume, e quando o óleo estiver bem quente, pressione o saco de pasteleiro formando churros com cerca de 10 cm de comprimento, cortando com a ajuda de uma tesoura de cozinha.
  6. Frite de um lado e do outro, cerca de 3 minutos, e sirva polvilhado com açúcar em pó e canela se gostar.

9 comentários:

  1. Olá! De vez em quando gosto de comer uma 'fartura' e os meus piolhos também, mas confesso que ainda não tive coragem de fazê-las em casa, parecem-me demasiado trabalhosas e tenho algum horror a fritos, se bem que se for só de vez em quando, não vem mal ao mundo...
    Os teus churros ficaram perfeitos, parabéns!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Gosto e os teus churros estão lindos, cá em casa os gulosos gostam com chocolate.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Filipa, ficaram com um aspecto maravilhoso, mesmo não gostando acho que comia só um bocadinho!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Deliciosos! Uma verdadeira tentação...

    ResponderEliminar
  5. Sou fã de romarias... aos churros! E das receitas da Tessa tb.
    Bjnhos. :)

    ResponderEliminar
  6. Os churros fazem-me lembrar sempre as feiras e mercados que cada vez são menos, com muita pena minha. Os teus ficaram bem ao meu gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não sou de santinhos nem de medalhinhas, mas até me ajoelho perante churros :)

    ResponderEliminar
  8. Habitualmente não como fritos fora de casa. Costumo dizer que a minha vesícula até se torce só com o cheiro a óleo queimado. Mas assim da tua cozinha comia 1...ou 2. E matava saudades!
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho as minhas medalhinhas e santinhos, que me acompanham pela vida. Se me fazem bem? Não sei! Mas mal não fazem. Adoro churros, ainda mais que farturas. Pequenos, estaladiços, e cheio de açucar e canela. Bjs e bom domingo :))

    ResponderEliminar