quinta-feira, 25 de novembro de 2010

You´ve got to hide your love away

Ouvi os já habituais comentários sobre a greve geral. Como de costume, fiquei intrigada e não consegui evitar um leve sorriso de troça. Nunca gostei de números. Ensinaram-me que os números são o que são. Não se adjectivam, não se abrilhantam e ,só por si, raramente se interpretam. Talvez por isso me tenha deixado seduzir pelas figuras de estilo. Foi preciso crescer para perceber que afinal, os números também têm leituras diferentes consoante os olhos de quem os lê. Também se manipulam, também se enfeitam, e também confirmam apenas a realidade que quem os lê quer ver. É sempre o que acontece com os números da Greve. Há quem acredite que lendo os números de trás para a frente, ou de cima para baixo, altera a realidade. Há quem comente cinicamente sobre o sindicalismo, pensando que com as suas prepotentes leituras dos números, altera as somas das palavras. Dignidade, Protesto, Inconformismo são palavras que os números de ontem não conseguiram calar. Existem. São o que são. Não precisam de figuras de estilo. A sua soma aritmética é igual ao Protesto sindical. Nos dias que correm, em que já todos percebemos que a lógica dos direitos laborais só vale enquanto a lógica da economia deixar, protestar abertamente, sem vergonha, sem medo, é a única forma de expressão que resta a quem trabalha. Independentemente de profissão, de salário, de contrato, de horário e de quadrante politico. Acredito que, como já alguém escreveu por aí, "o protesto sindical é a única manifestação de força que equilibra e impede os desequilíbrios" do poder....por mais picante que ele seja!


FARFALE PICANTE COM BRÓCULOS E ANCHOVAS
(adaptado do Livro Na Cozinha com Jamie Oliver de Jamie Oliver)
Tempo de preparação : 15 minutos
Serve: 4 pessoas


  • 450 gr massa  farfale;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 e 1/2 malagueta fresca sem sementes;
  • 15 filetes de anchovas;
  • 2 molhos de bróculos;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • uma mão cheia de pinhões torrados;
  • sal e pimenta preta moída na hora;
  • queijo parmesão para servir ;
Modo de preparação:
  1. Numa panela com água a ferver, coza a massa com sal, segundo as instruções da embalagem.
  2. Entretanto, arranje os bróculos em raminhos e pique os caules finamente. Pique o alho e corte a malagueta em tiras finas. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, a malagueta , as anchovas e o alho, e assim que ganhar cor e as anchovas se desfizerem, junte os bróculos, reduza o lume e deixe estufar, juntando um pouco de água da cozedura da massa.  Vá juntando um pouco mais de água da cozedura da massa se achar necessário. Quando os bróculos estiverem cozidos, esmague-os um pouco com um garfo. Reserve.
  3. Escorra a massa. Envolva a massa com o molho de bróculos picante e leve ao lume por um minuto. Tempere com pimenta preta, polvilhe com queijo parmesão e adicione os pinhões torrados.
  4. Sirva e não deixe de manifestar livremente aquilo em que acredita!

9 comentários:

  1. Bem Filipa, cada vez que venho aqui fico sempre rendida ás tuas receitas, muito bom.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu cá detesto números :-)

    Mas esta massa picante está cá um aspecto bem saboroso, picante ou não!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. A greve geral deixou muitos portugueses a ver navios...literalmente...mas o que se pode fazer contra a descontentação geral de uma nação?
    Gostei do texto de hoje, aliás, gosto de todos!

    E o farfale? Digno de um maravilhoso banquete, sem greve, por favor!

    ResponderEliminar
  4. Apetitosíssimo esse farfalle!!!
    O meu marido já foi o responsável no norte de um grande sindicato e garante-me que não inventam números ;)))
    Mas, de facto, os números até poderiam ser muito maiores. Como também se disse, há muito trabalhador precário (e eu conheço pessoalmente vários), até na Função Pública. Há pressões, medo de represálias e há também quem, como eu, trabalhe por conta própria ;)
    Bjsss,
    Madalena
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. Filipa, adoro pasta, e o Farfale é um dos meus favoritos, se temperado com pimenta, anchova, hummmmmmm! Adorei! Deve ser delicioso! Um beijo!

    ResponderEliminar
  6. A única greve que eu não faço... é greve de fome he he

    ResponderEliminar
  7. Querida Filipa:
    Aqui ficam as "coordenadas" da Casa Januário:
    R. do Bonjardim 352
    4000 Porto
    223 320 153
    Fica mesmo atrás do edifício dos correios da Av. dos Aliados
    Boas compras!
    PS. Que bela pasta!... eu cá é mais números, mesmo....

    ResponderEliminar
  8. Uma bela de uma massinha faz sempre a delicia de todos com ou sem picante, nao me importava de colocar o meu garfo nela.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar