segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Slow down



Costumam dizer-me que sou uma pessoa segura, confiante, optimista e decidida. Apesar de gostar destas caracteristicas que simpaticamente me atribuem, sou forçada a discordar. A verdade é que sou como os outros. Igual, sem tirar nem pôr. Padeço da mesma ansiedade, insegurança e pessimismo. Tenho os meus dias, horas e momentos de indecisão. Não acredito nessa divisão tão linear das coisas. Para mim não existem pessoas ansiosas e não ansiosas. Existem pessoas que controlam magistralmente a sua ansiedade. Escutam a sua mente com atenção. Ouvem os passinhos rápidos e apressados da ansiedade. E, assim que sentem o seu bafo quente e adocicado perto do ouvido, sussurando alarme, desgraça e desânimo, fogem e afastam o seu pensamento para longe. Eu sou assim. Sou ansiosa. Este é um traço hereditário do meu carácter que combato estoicamente. Luto com firmeza contra a ansiedade. Uma das coisas que me traz serenidade e me faz sorrir alegremente pensando com optimismo nos problemas, é cozinhar. Refugio-me na minha cozinha e só volto quando já me acalmei. Este é uma dos meus truques habituais para afastar pessimismo, nervosismo e tristeza. Hoje para combater a ânsia fiz estes enrolados de maçã, noz e canela e esqueci completamente o fim-de-semana de chuva! Experimentem....




ENROLADOS DE MAÇÃ, NOZ E CANELA
Adaptado do Livro Cozinha para Quem quer Poupar de Mafalda Pinto Leite)
Tempo de preparação: 10 minutos + 90 minutos de fermentação + 30 minutos de cozedura
Serve: 6 a 8 pessoas;

  • 125 ml + 1 colher de sopa de leite morno;
  • 2 colheres de chá de fermento para pão (Tipo Fermipão);
  • 2 + 1 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 ovo batido + 1 gema;
  • 250 gr de farinha sem fermento;
  • 60 gr de manteiga;
  • 200 gr de maçã;
  • 100 gr de noz;
  • 1 colher de chá de canela;
  • açucar em pó para polvilhar;
Modo de preparação:
  1. Numa tigela misture a farinha e o fermento. Com a batedeira eléctrica a trabalhar, adicione a manteiga e bata por 1 minuto. Junte 125 ml de leite, 2 colheres de sopa de açúcar e o ovo batido e bata durante cerca de 8 minutos, até se formar uma bola de macia e elástica. A massa não deve ficar pegajosa, por isso adicione mais farinha se achar necessário. Reserve tapado com papel aderente num local longe de correntes de ar, e deixe levedar por cerca de 45 minutos, ou até que duplique o seu tamanho.
  2. Entretanto, rale a maçã e a noz e misture com o restante açúcar e a canela. Reserve.
  3. Quando a massa tiver duplicado o seu tamanho, transfira para uma superfície limpa levemente enfarinhada e estenda com o formato de um rectângulo. Barre a massa com a mistura de maçã, noz e canela, e começando com a parte mais comprida, enrole formando uma espécie de tronco. Corte cerca de 12 fatias.
  4. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, disponha as fatias encostadas. Entretanto misture a gema de ovo com o leite restante e pincele os enrolados. Deixe levedar mais 45 minutos, ou até duplicarem o seu tamanho.
  5. Leve ao forno a 180 C.º durante cerca de 30 minutos e sirva quente. Pode fazer na véspera e aquecer quando servir...e relaxe!

9 comentários:

  1. O meu truque é o mesmo! O que seria da minha ansiedade sem o tempo que passo na cozinha? Eu sei, seria explosiva. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ai que delicia... dava uma "trinca" mesmo agora..

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa! Olha fiz as telha de amêndoa ontem e hoje elas continuam boas. Mas guardei metade numa caixa e outra metade noutra caixa diferente. Estão mais estaladiças as que ficaram mais bem vedadas!!

    Não é nada difícil, embora possa parecer. O truque é espalmar bem a colherada de massa que se põe no tabuleiro. Tem de ficar mesmo mesmo fininha.

    Um beijinho. Gosto do teu blog!

    ResponderEliminar
  4. Eu sou daquelas k não csg disfarçar a ansiedade... Sou demasiado impulsiva, bem tento controlar :)...
    Esses enrolados deixaram-me a babar.. adorei mesmo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. e mesmo destas deliocias que precisamos para nos animar em dias em que as horas teimam em nao passar para chegar o fim de semana
    adorei estao lindos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que delícia!! Amo pães doces, ainda mais com uma ótima receita:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Filipa adorei o teu pão, deve ser fantástico
    beijinhos

    ResponderEliminar