segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rivers Of Love


Há alguns anos que tracei a capa negra da saudade. Aprendi a manter à distância as amizades que outrora foram construídas de proximidade. Aceitei não viver por perto, não conversar ou ir ao cinema, não trocar confidências diárias. Resignei-me ao convívio de vez em quando, aos telefonemas de ocasião, aos encontros de hora marcada com aqueles que eram os amigos de todos os dias. Tracei e capa e vim embora. Saudosa, mas feliz. Na mala carreguei as memórias vivas de um pedaço da vida e uma única certeza: a de ter feito Grandes Amigos. Amigos que não vivem só do dia-a-dia, do jantar de sábado, do dia de festa. Amigos de diálogo interrompido que se retoma a qualquer hora, em qualquer circunstância, em qualquer dias destes. Amigos de sorriso franco e gargalhada pronta. Amigos de inteligência reconhecida e de espírito elevado. Amigos de gostos afins e crenças comuns. Acredito nessas Grandes Amizades, em que não há superiores e inferiores, há admiração , afecto e estima. Acredito nesses rios de amizade que nos acompanham ao longo da vida. Espero que vocês acreditem nestas Amizades também!


MIL FOLHAS DE MANGA E LARANJA
Tempo de preparação: 25 minutos;
Serve: 4 pessoas;

  • 1 placa de massa folhada;
  • 1 manga;
  • casca de 1 laranja;
  • 3 gemas;
  • 25 ml de leite;
  • 25 gr de farinha maizena;
  • 50 gr açúcar ;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • 1 colher chá de canela;
  • 1 colher de sopa de açúcar em pó;
Modo de preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 180 Cº. Forre um tabuleiro para ir ao forno com uma folha de papel vegetal. Numa superficie de trabalho limpa estique a massa folhada e corte em círculos. Disponha os circulos no tabuleiro e polvilhe os circulos com açucar e canela. Cubra com ourra folha de papel vegetal e coloque outro tabuleiro em cima dos circulos de massa folhada (isto impede que a massa folhe demasiado). Leve ao forno cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada e folhada.
  2. Entretanto, leve o leite com a casca de laranja ao lume e deixe levantar fervura. Reserve.
  3. Numa tijela, bata as gemas com o açucar e depois incorpore a farinha, sem deixar de bater. Por fim, junte o leite fervido. 
  4. Volte a levar ao lume brando e, sempre sem deixar de mexer, deixe ferver até atingir a espessura desejada.
  5. Corte a manga em cubos.
  6. Para servir, coloque uma duas camadas de bolacha de massa folhada, uma colher de chá de creme, e cubos de manga. Termine com uma bolacha de massa folhada e polvilhe com açucar.

[NOTA: Um dos meus Blogues Favoritos completa 3 anos este mês. Uma Amizade Espiritual e Virtual que eu não podia deixar de felicitar. A Moira é uma cozinheira de mão-cheia, um talento reconhecido que eu admiro muito. Inspira-me diariamente a cozinhar  e hoje inspirou-me a escrever sobre Grandes Amizades. Espero que ela goste da minha sobremesa!]


10 comentários:

  1. Filipa adorei o teu texto, e não podia estar melhor acompanhado que com este doce. A Moira vem jantar e vai ficar muito bem servida!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Revi-me completamente no teu texto sobre grandes amizades. Colecciono poucas mas muito muito boas!... Algumas trago-as desde o tempo em que a única capa traçada era o bibe do infantário, outras da bata do colégio, outras ainda da capa negra da saudade, e do trabalho só conquistei mais duas!..
    Quanto À receita, só uma dúvida: o tabuleiro de cima pousa literalmente no de baixo, ou é metido no forno mantendo espaço?

    ResponderEliminar
  3. Filipa,
    Obrigada pela tua participação, adorei a receita, e o creme, meu deus, esse creme está de lamber os dedos.
    Também gostei muito do texto sobre a amizade.
    Beijinho
    Moira

    ResponderEliminar
  4. Filipa,

    Te parabenizo pelo texto tão sensível, e a deliciosa sobremesa!

    Um abraço,
    do Brasil,
    Renata

    ResponderEliminar
  5. Filipa, as amizades verdadeiras são assim, não interessa a distância!!!
    Tenho a certeza que a Moira vai adorar esta tua receita.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Filipa, tenho pouquissimos amigos na cidade onde vivo agora, ms tenho tantos grandes amigos espalhados por aí, que não me atrevo a reclamar.
    Lindo texto! :)

    P.S. bifum é macarrão de arroz.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia o teu blogue vim conhecer e gostei muito parabéns,bjokinhas

    ResponderEliminar
  8. Para mim a palavra mil-folhas disse tudo. Lindas fotos e texto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. as amizades mesmo a distancia sao possiveis eu sei porque as tenho:-)
    o teu mil folhas estao tao bonito
    a moira vai adorar
    beijinhos

    ResponderEliminar