sexta-feira, 19 de novembro de 2010

The Only Exception


Na semana passada, numa dessas malhas que a circuntância prende à conversa, quem não sabe estar calado, ouvi uma Amiga comentar que tinha comido uma feijoada quase à meia-noite. Podia ter pensado em mil e uma banalidades para continuar o diálogo, estou certa de que arranjaria alguma, mas há muito que estas excepções me ensinaram a respeitar as regras da vida. Da minha e das outras. Vidas que excepcionam as regras e que têm regras diferentes da minha. Vidas de quem adora pasteis de nata pela manhã, de quem sente saudade de bananas com sumo de limão à sobremesa, de quem anseia por pão com chouriço ao lanche e de quem se atreve com uma feijoada à hora da ceia. Vidas que fazem das excepções dos outros as suas regras. De vez em quando, também eu quebro as minhas regras. Foi o que aocnteceu com esta sopa de grão, alho-francês e queijo parmesão que comi hoje ao almoço....sem mais nada, só porque me estava a apetecer!


SOPA DE GRÃO,ALHO-FRANCÊS E QUEIJO PARMESÃO.
(Adaptada do Livro Na Cozinha com Jamie Oliver de Jamie Oliver)
Tempo de preparação: 15 minutos;
Serve: 4 pessoas.

  • 545 de grão de bico cozido;
  • 3 alhos-franceses;
  • 1 batata grande;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 noz de manteiga;
  • sal, pimenta preta moída;
  • 3 dentes de alho finamente picados;
  • 1 litro de caldo de galinha;
  • 50 gr de queijo parmesão+ extra para polvilhar;
  • uma mão cheia de salsa picada;
  • azeite virgem extra para servir;
Modo de preparação:
  1. Leve uma panela ao lume com o azeite e a manteiga. Descasque a batata e parta-a em cubos. Parta os alhos-franceses em rodelas finas e pique o dente de alho. Junte os alhos franceses, os dentes de alho e a batata ao azeite e manteiga quentes. Deixe alourara até o alho-francês estar macio. Junte o grão e cubra com o caldo. Deixe ferver por 10 a 15 minutos.
  2. Reserve uma parte do caldo e passe a outra pela varinha mágica ou copo misturador. Leve novamente ao lume, e acrescente mais água se achar necessário. Acrescente o queijo parmesão e verique os temperos.
  3. Regue com um fio de azeite, polvilhe com pimenta preta e salsa picada e sirva polvilhado com mais queijo e um pedaço de pão....e quebre as suas regras de vez em quando!

10 comentários:

  1. Sou uma pessoa habitualmente de regras... Mas perfeitamente consciente de que as excepções são precisas e bem vindas, quanto mais não seja para ajudar a manter as ditas regras e rotinas!
    Por isso "quebraria" facilmente todas regras com esta sopa maravilhosa!...
    Bom fds,
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sopa Filipa, será pelo grão? Sim mas também pela fusão dos ingredientes:um alho que será francês, um queijo italiano e o grão magebino.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Eu que adoro sopa, achei esta deliciosa.
    Os ingredientes estão todos ao meu gosto, assim como a escolha do menu: sopa e pão. E parmesão! :)
    Booom. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. uma so+a com graoi para mim ja e uma sopa deliciosa e esta ainda com alho e queijinho bem. eu nao me importo nada de quebrar regras para a saborear
    boa semana
    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Filipa,
    Que bela sopa para criar uma excepção. Muitas vezes basta este quebrar de regras para o nosso dia valer realmente a pena ser vivido...só por esse momento já foi bom acordar e saltar da cama.
    Conheço uma pessoa que gosta bastante de quebrar estas regras: a minha mãe que come sopa ao pequeno-almoço e é capaz de a meio da tarde fritar meia dúzia de batatas fritas para fazer uma sandes a acompanhar com uma chávena de café (que combinação...).
    Beijinhos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  6. Filipa,

    Quem e que nao gosta de quebrar as regras de vez em quando? Eu pelo menos gosto. Adorei a sopinha que fizeste. Olha so nao percebi isto na receita: 545 de grão de bico cozido!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Miammmmm, que rica sopa!!! Eu quebro bastante as regras quando almoço sozinha. Na verdade, só ligo às regras mesmo necessárias. Hoje almocei uma sanduíche de pão rústico com salmão fumado e maionese. É claro que, passado algum tempo, já estava cheia de fome e comi mais pão rústico com mel!!!
    Bjsss,
    Madalena
    (a tomar red bull)

    ResponderEliminar
  8. Embora uma feijoada às 24h não seja comigo, esta sopinha marchava a qualquer hora... lá isso marchava.

    beijos,

    ResponderEliminar
  9. As regras são mesmo para serem quebradas. Principalmente as que se referem a comida... E esta quanto à sopa, deliciosa e linda!

    ResponderEliminar
  10. Olá Babette, Helena, Gasparzinha, Moranguita, Carla, Cacahuete, M., Pipoka e Colher-de-pau Obrigada pelos comentários!
    Cacahuete, 545gr é a quantidade de grão (peso escorrido) de uma lata de grão cozido. Espero ter ajudado com a explicação! Um beijinho :)

    ResponderEliminar