quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Half of My Heart

 
Podia dizer-vos que cozinho criativamente todos os dias. Que procuro receitas novas, que utilizo ingredientes invulgares e que surpreendo os habituais comensais. Mas, estaria a mentir. Há dias em que, como a maior parte das pessoas, chego a casa tão cansada que só me apetece comer "qualquer coisa" que liberte o corpo da fome. No final da refeição, com a necessidade saciada, sinto-me triste e desapontada. Tenho sempre a impressão que desperdicei uma boa oportunidade para por a alma em liberdade, experimentar novas sensações, enfim, para me sentir autêntica, cheia de vida e  de energia criativa. Gosto quando os dias festivos quebram esse quotidiano e exigem que me transcenda, que me entusiasme e que cozinhe algo de diferente. Foi o que aconteceu hoje! Por ser dia de São Martinho, em vez das castanhas assadas habituais, resolvi fazer este creme de castanhas com presunto e as duas metades do meu coração ficaram unidas, recompostas em torno de uma excelente refeição!

CREME DE CASTANHAS COM PRESUNTO
Adaptada da receita do Chef Camilo Jaña
Tempo de preparação: 25 minutos;
Serve: 4 pessoas

  • 350 gr de carne de frango, com osso e pele(eu usei asas);
  • 700 gr de castanhas;
  • 100 ml brandy;
  • 1 cebola média;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 30 gr manteiga;
  • 1,5 l caldo de carne;
  • 100 ml de natas;
  • sal, pimenta preta a gosto;
  • presunto e alecrim para servir;
Modo de preparação:
  1. Corte a cebola em pedaços grossos. Coloque o azeite numa panela e leve ao lume. Quando estiver quente, aloure a cebola e as peças de frango. Acrescente as castanhas e a manteiga e cozinha durante de cerca de 5 minutos em lume médio.
  2. Retire as peças de frango. Reserve os restantes ingredientes na panela com o lume baixo. Limpe o frango de peles e ossos. Coloque a carne novamente na panela e junte o brandy. Com a ajuda de um maçarico, flameje e junte o caldo de carne.
  3. Cozinhe em lume médio por cerca de 20 minutos, ou até às castanhas estarem bem cozidas. Rectifique os temperos e junte as natas. Bata com uma varinha mágica ou copo misturador até obter um creme homogéneo. Aproveite todos os momentos para realizar actividades que o elevem, o potenciem e o façam sentir vivo! Bom São Martinho!

[Esta receita participa num Passatempo de São Martinho que podem ver aqui]

16 comentários:

  1. Confesso que as minhas castanhas com couve roxa de hoje, são da semana passada, mas se Natal é todos os dias, eu como adoro castanhas, penso o mesmo do São Martinho. :)
    Que sopa tão boa! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Claro que há dias em que só apetece fazer qlaquer coisa para comer rapidamente e saciar a fome. Mas naqueles dias em que pomos a imaginação a trabalhar, ou que fazemos uma refeição inspirada, aí sim, sentimo-nos totalmente realizadas - pelo menos eu sinto!
    Quanto à sopa de castanhas, é uma maravilhosa inspiração para o S. Martinho e para uma refeição diferente! O M. iria adorar. É doido por castanhas!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu acabei de comer umas castanhas esturricadas que os meus filhos trouxeram do magusto do colégio... mas o gesto soube tão bem que quase já não sinto o sabor a "esturro". Já o cabelo deles, mesmo depois do banho, ainda cheira a fogueira!... Fica a minha versão do S. Martinho...
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Este teu creme de castanhas tem um ar simplesmente divino!!! Adorei e só não vou já a correr fazer porque apesar de ser São Martinho não tenho castanhas :(

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Uma bela receita e original, sem duvida. Obrigada por participares no meu desafio.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  6. Filipa, muito bom esse creme!
    Ficamos sempre felizes com as oportunidades em que podemos usar toda nossa capacidade para criar!
    E você a usa muito bem! Sempre!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  7. Filipa,
    Muitas vezes, enquanto olho para o prato de jantar, fico a pensar com pena nas 1001 maneiras de tornar aquela refeição especial, mas também eu cedo ao cansaço de final de dia. Valem-nos, sim, os dias de festa para libertarmos todo a nossa imaginação gastronómica. Esse creme ficou bem original, uma tentação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Filipa,
    asseguro-lhe que visitar este seu delicioso cantinho é uma actividade que me eleva e me faz sentir viva: fico sempre com vontade de experimentar TUDO e de me superar na cozinha com os seus ensinamentos, imaginação e criatividade que resultam em receitas sublimes. Não duvido nada da capacidade deste creme em recompor a alma e coração com o seu aconchego e sabor. Aconchego e sabor duas palavras que definem de forma excelente o que sinto sempre que aqui venho.
    Beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Adorei o texto e identifiquei-me bastante...
    E fez-me viajar até à sopa de castanha divinal que comi na Quinta das Lágrimas no meu último aniversário.
    Beijos!
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  10. Simplesmente maravilhoso.
    Mas para esta receita estavas bem inspirada. ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Filipa,

    Esta sopa tem tudo para ganhar o meu coração! Passando pelo estômago, claro. Sou mais uma a rever-se no texto e a sentir a necessidade de aproveitar as oportunidades. Hei-de experimentar este creme de castanhas com presunto que não pára de se rir para mim. :)

    Bj e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  12. Que rica sopinha e excelente sugestão deste para se comerem as castanhas desta altura do ano. Excelente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. K bela sopa :)... Realmente tb queria ter vontade e inspiração todos os dias para inovar, porque adoro cozinhar algo novo, provar novos sabores, ver a satisfação do meu pessoal cá em casa com coisinhas novas, mas o tempo é pouco e o cansaço é imenso...`às vezes lá nos dispomos :)
    beijinhos e bom fim.de.semana

    ResponderEliminar
  14. Oi
    Ficar todos os dia a preparar delicias
    tem que ter tempo e alguém que vá as compras.
    É muita coisa pra um cozinheiro só.
    Castanhas com presunto.
    Hummmm esta muito bom.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderEliminar
  15. eu neste dia nao despenso emsmo as castanhas assads
    e do melhor que ha
    mas esta sopa de castanhas ficou fantástica amei
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Filipa quantas delícias vc tem aqui!
    bjks

    ResponderEliminar