quinta-feira, 7 de julho de 2011

Proud Mary

Nem mais tarde, nem mais cedo. Maria despertou à mesma hora de sempre. Há muito que era o corpo o relógio da sua vida. Nunca se tinha enganado. Espreguiçou-se num gesto rápido e contido e saiu da cama como se saltasse para um precipício. Para trás deixou o bafo húmido do marido. Um corpo grande e feio, encharcado em ronco e vinho. Sem acender a luz, mirou-se no minúsculo espelho da casa-de-banho. Os olhos grandes e esbugalhados devolveram-lhe uma imagem que não reconhecia. Quem era aquela mulher velha e cansada? De quem era aquele rosto desbotado? Vermelho, de frio e de sol. Sacudiu o cheiro a naftalina e vestiu-se sem convicção. Camisola  de algodão baço, casaco de malha cor de cereja, saia preta,  avental de  chita. Em minutos estaria no único lugar de que era dona. Dona Maria. Tem pimentos amarelos? Tenho filha, tenho.
  

MINI-TARTES DE PIMENTOS, QUEIJO MANCHEGO E IOGURTE
Tempo de preparação: 25 minutos + 25 minutos cozedura;
Serve: 4-5 mini-tartes;

  • 220 gr farinha;
  • 1 colher de chá de fermento instantâneo seco;
  • 2+ 2+ 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 ovo;
  • 80 ml de água morna;
  • 1 pimento vermelho;
  • 1 pimento verde;
  • 2 pimentos amarelos;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 cebola roxa;
  • 100 + 30 gr de queijo manchego;
  • 30 gr de queijo parmesão;
  • 200 gr de iogurte grego;
  • uma mão cheia de óregãos;
  • uma mão cheia de salsa;
  • sal e pimenta preta;
Modo de preparação:

  1. Corte os pimentos e a cebola roxa em tiras. Pique um dente de alho finamente. Leve duas colheres de sopa de azeite ao lume e adicione os pimentos, a cebola e o alho. Deixe refogar, até os pimentos estarem cozinhados. Reserve.
  2. Misture a farinha com uma pitada de sal. Forme uma cova no centro e junte o ovo e duas colheres de azeite. Misture bem.
  3. Entretanto, dissolva o fermento na água morna. Tape por uns minutos, com um pano ou película aderente, até que se formem bolhas à superfície. Adicione à mistura de farinha e sove por 10 minutos, ou até obter uma massa homogénea e ligeiramente elástica.
  4. Forre formas de tarte pequenas (ou uma forma grande de 23 cm) com a massa.
  5. Numa tigela misture o iogurte grego com o queijo ralado e duas colheres de sopa de azeite. Tempere com pimenta preta moída na hora. Como os queijos são fortes, não precisa adicionar sal.
  6. Barre a massa com a mistura de iogurte e disponha os legumes por cima. Polvilhe com oregãos e com um pouco mais de queijo manchego. Leve ao forno cerca de 25 minutos, ou até a massa estar dourada e o queijo derretido. Polvilhe com salsa picada grosseiramente e sirva imediatamente. Pode servir de entrada ou, acompanhado com uma boa salada e um copo de vinho branco, de prato principal.

8 comentários:

  1. Uma vida tão portuguesa, mulheres de armas e de pimentos amarelos :) Tudo que é mini tem graça, aposto que a Dona Maria não mede mais que metro e meio ;)

    ResponderEliminar
  2. Filipa,
    Mais uma excelente sugestão. Ficou uma delicia essa tarte e para mim com sabor a férias, já que me lembrou a minha passagem por Madrid e Toledo ano passado e o queijo manchego que trouxe na mochila.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bonita cor.. adorei os ingredientes e apresentação.. e falando das sementes de sesámo pretas, sao as RAINHAS desta casa, fazem um sucesso dos grandes :) Entretanto já encontrei uma loja por estes lados e tive de comprar mais se um dia precisares é só pedir :) beijos

    ResponderEliminar
  4. Filipa, andamos em sintonia quanto a pimentos, hoje tenho para o jantar recheados de soja e legumes. Gostei muita da apresentação das tuas tartes, a Dona Maria ia gostar de certeza
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Filipa,
    Aposto que a Dona Maria, depois de servir os pimentos amarelos, tirou o avental de chita, pos um baton cor de cereja, pegou na mala de mao, saiu de casa em direcao a estacao de comboio, e apanhou um comboio em direcao a felicidade! ;)
    adorei o texto e a receita! (como sempre, alias!)
    bjs
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Com os pimentos da loja da Dona Maria essas mini tartes ficaram uma delícia, adoro queijo manchego.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Filipa, os teus textos dão-me sempre vontade de ficar por aqui. :)
    Bem, as receitas tb!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Adoro a forma cativante como escreves...
    Os textos são encantadores e têm toda uma sonoridade portuguesa,as fotografias lindíssimas e as receitas apetitosas!
    É o blog mais original que já tive a oportunidade de ler!

    ResponderEliminar