quinta-feira, 21 de abril de 2011

No Surprises


Acabei mesmo agora de fazer a última fornada destas bolachas. Se tudo correr como de costume, esta não será a última fornada. Nunca é. Depois falta sempre mais uma para oferecer a alguém. Falta sempre. E depois falta fazer tudo. Ando a pensar nestas bolachas desde Dezembro. Meses nisto. A olhar para a receita e para o calendário. À espera da data para fazer as tais das bolachas de Páscoa. E falta fazer tudo. Misturar, estender, cortar, derreter, decorar. Cortar fitas e etiquetas, manuscrever qualquer coisa. Numa letrinha cuidada e miúda, um bocadinho preciosa, um bocadinho envergonhada. Parece que não quero que ela me relate, que me denuncie, mas anseio que quem a lê se lembre sempre de mim. E das bolachas, claro. Feliz Páscoa.

BOLACHAS DE PÁSCOA
(Ligeiramente adaptado do Livro"Iguarias Saudáveis" de Isidora Popovic")
Tempo de preparação: 10 minutos + 20 minutos de cozedura
Serve: 10 bolachas

  • 150 gr de farinha;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 15 gr cacau em pó, (usei magro);
  • 50 gr açúcar mascavado claro;
  • 60 gr manteiga;
  • 45 ml de mel;
  • 2 colher de chá de água;
  • 100 g de chocolate branco;
  • 40 gr de amêndoas;
  • 40 gr de pistácios;
  • 20 arandos dourados;
Modo de preparação:
  1. Coloque a farinha, o fermento, o cacau, o açúcar, o mel e a manteiga num robot de cozinha e triture até formar migalhas. Junte as duas colheres de água e bata novamente até formar uma bola. Retire do robot.
  2. Estenda a massa entre duas flhas de papel vergetal e corte bolachas com cerca de 5mm. Eu usei um cortador com formato de ovo de Páscoa que comprei aqui.
  3. Disponha as bolachas num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos, ou até estarem firmes. Retire e deixe arrefecer.
  4. Entrento pique grosseiramente as amêndoas e os pistácios. Derreta o chocolate em banho-maria e, assim que as bolachas estiverem completamente frias, decorre a gosto. Ofereça a família e amigos....

8 comentários:

  1. Que delícia deve terficado! Uma verdadeira tentação.
    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com um aspecto muito bom, não admira teres ficxado a pensar nelas desde dezembro :) Boa páscoa para ti tb. beijo da Marmita

    ResponderEliminar
  3. Estão mesmo bonitas as bolachinhas.
    Uma boa Páscoa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro este livro,e por mais que tem umas receitas tipicas da terra :-)Boa Pascoa

    ResponderEliminar
  5. Que lindas!... E depois de tanta maturação devem ter sabido ainda melhor!
    Sabes que ontem estive com esse livro na mão, por acaso, num alfarrabista?.... Se tivesse visto o post acho que o teria comprado!
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Vi cá deixar-te um beijinho de Páscoa Feliz e vou toda contente de bolacha na mão! :)))

    ResponderEliminar
  7. Arandos dourados nunca vi, só conheço os secos vermelhinhos :) Parecem umas bolachas boas para qualquer altura do ano!

    ResponderEliminar
  8. Depois de um período tão prolongado de maturação, a concretização de uma ideia persistente. Muito simples, por sinal. Bolachinhas para oferecer. Obrigada pela partilha que significa esta caixa de receitas. Sempre acompanhadas pelas palavras plenas de sensibilidade. E sim, os destinatários das suas bolachas ter-se-ão lembrado de si. Pequenas dádivas que são, as coisas que fazemos com as nossas mãos que fazem comida.
    Um bom feriado para si.

    Mar

    PS: Adoro risottos. O de espargos do post anterior parece-me mesmo de reproduzir.

    ResponderEliminar