quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

No Line on the Horizon


Não é novidade que a teoria da separação dos poderes está a cair por terra, pelo menos em Portugal. Acho que até o próprio Montesquieu concordaria sem dificuldade com esta afirmação. E é fácil perceber porquê.  Basta olhar de relance para os títulos da imprensa que se atropelam amontoados na banca dos jornais. Com esta é que o Ilustre francês não contava. Nem ele, nem eu. O poder da comunicação social. Já ninguém quer ler ou ouvir, falar ou escrever sobre eleições, Presidente ou candidatos, subvenções ou campanhas. O tema hoje é outro. É aquele que a comunicação social quis que fosse. Despertou o País com um malabarismo mediático e deu voz a quem há muito já devia ter calado. Que os portugueses não confiavam nos Tribunais, na Justiça, nos Juízes, nos Magistrados do Ministério Público e nos Advogados, eu até já sabia. Mas que os portugueses em vez do sistema judicial, do Direito e do Processo, preferiam a comunicação social como instrumento de Justiça num Estado de Direito, com essa é que eu não contava. Nem eu, nem Montesquieu, que se visse o circo montado por este novo poder ficava, certamente, com cara de batata!


GNOCCHI DE ABÓBORA COM MOLHO DE TOMATE
Tempo de preparação:
Serve: 4 a 6 pessoas;

  • 700 gr de abóbora;
  • 600 gr de batata;
  • 400 gr de farinha + alguma extra se for necessário;
  • 2 gemas;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • uma mão cheia de salsa;
  • uma mão cheia de orégãos e tomilho;
  • 800 gr de tomate em pedaços;
  • 150 ml vinho tinto;
  • 1 cebola;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1+2 dentes de alho;
  • sal e pimenta preta q.b.;
  • queijo parmesão q.b.;
Modo de preparação:
  1. Descasque a abóbora e as batatas e parta em cubos. Pique finamente um dente de alho. Leve a manteiga ao ao lume médio numa panela de fundo espesso, adicione o alho, a abóbora e a batata e deixe cozer. (não é necessário acrescentar água pois a abóbora liberta água suficiente para a batata cozer). Quando os legumes estiverem cozidos e a água evaporar, junte uma colher de sopa de salsa picada finamente e uma colher de sopa de orégãos e tomilho. Retire do lume.
  2. Junte as gemas e envolva e por fim junte a farinha. Vá envolvendo até obter uma massa leve. Se estiver pegajoso ( o que depende da água que os legumes libertam e do tamanho dos ovos, acho eu) junte um pouco mais de farinha até obter a consistência desejada.
  3. Enrole a massa em tiras compridas e corte os gnocchi em tiras, fazendo incisões com um garfo.
  4. Entretanto, leve uma panela ao lume com azeite, a cebola  e os restantes dentes de alho finamente picados. Assim que começar a cheirar bem, junte o tomate em pedaços e o vinho tinto. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar.
  5. Finalmente, coza os gnocchi numa panela com água e sal a ferver, durante cerca de 2 a 3 minutos.
  6. Sirva com o molho de tomate, polvilhe com salsa e queijo parmesão e divirta-se, porque o circo está montado!

Nota: Este prato também funciona bem com algumas substituições: em vez da salsa também pode usar folhas de manjericão, se gostar; pode substituir o molho de tomate por um molho básico de natas e queijo, mais calórico, mas delicioso!

9 comentários:

  1. Gostei da sua reflexão sobre a Justiça em Portugal. É uma chaga que vem de muito, muito longe e que não é de agora, para nossa vergonha.O mau jornalismo esse sim, é de agora! A receita que publicou parece esplêndida e adorei a fotografia. É um prazer vir ao seu blog, nem sempre comento, mas acredite que é um dos que nunca deixo passar!
    Parabéns e um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Justiça, essa palavra deixou de ter o verdadeiro significado há muito tempo.É o Portugal em que vivemos.

    Pois eu vou confessar que com o molho de queijo seria a minha escolha. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo texto gostei muito e estou plenamente de acordo. Tb gostei da tua receitinha, confesso que ainda n provei gnocchi. beijocas

    ResponderEliminar
  4. Filipa,
    Este teu desabafo é muito pertinente. Trabalho na área da Justiça e mesmo não exercendo a minha actividade na vertente judicial, não posso de deixar de sentir que em Portugal a Justiça, como poder de Estado (e porventura o seu mais importante poder), está moribunda. É o resultado de anos de vilipendiagem praticada pelos nossos governantes,para quem um poder judicial, independente e imparcial é uma pedra no sapato. Fazer os cidadãos acreditar que a justiça está estampada nas páginas dos jornais e não nas sentenças dadas é mais uma tentiva indescritível para continuar a desacreditar a justiça.
    Desabafos á parte, sempre que penso em gnochi penso que é uma coisa chata de confeccionar. Mas agora lendo a tua receita, não vejo nada mais simples.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Neste caso mais com cara de abóbora!! :)
    Adoro gnocchi, mas nunca fiz com abóbora.
    Faço com batata, tenho outra receita com requeijão, esta ficará para uma próxima vez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Do que não sei, não comento! Só sei que há muito quem tenha fome de justiça e use de todos os meios possíveis e passíveis para a realizar. Eu cá prefiro é comer e tapar os olhos das misérias :)

    ResponderEliminar
  7. Dona Filipa e suas fotos bonitas!
    Não estou a par do que acontece por Portugal,
    mas espero de verdade que as coisas melhorem.
    Lendo o teu e outros blogs dá pra perceber que alguma coisa ta bem errada...

    Sobre o nhoque: to com vontade de experimentar com abóbora, e um de beterraba que vi no saltyseattle.com
    Há algum tempo fiz de batata doce e adorei.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Comi gnochi uma única vez, não achei grande piada. É claro k comprei feito... Nada a ver né? :)
    Está fenomenal o teu prato kida
    beijinhos

    ResponderEliminar