quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Let´s get physical

Nunca fui pessoa de grandes estratégias. Nunca fiz nada pensando em ser bem ou mal sucedida. Talvez seja fruto dos doutos ensinamentos familiares. Quando era miúda, numa altura em que as línguas ainda eram propriedade privada de outros seres, o meu Pai repetia-me muitas vezes uma frase que se podia ler num quadrito cor-de-rosa pálido, de moldura frágil, que alguém pendurara perto da cabeceira da minha cama: "ce qui est à faire est d'être bien fait". Talvez esta seja a única máxima francesa que ainda resiste à da minha reconhecida formatação inglesa. Longe de ser uma pessoa perfeccionista, o certo é que procuro concentrar-me apenas na qualidade do meu desempenho e não no meu sucesso. Ainda que esta pareça uma daquelas máximas edificantes que servem para consolar os perdedores, e para enxugar as lágrimas dos vencidos, a verdade é que quando observo aqueles que orientam os seus comportamentos para o sucesso, constato que raramente se satisfazem com o seu resultado. Seja porque seguem os gostos dos entendidos e dos bem-informados, em vez de se ouvirem a si próprios; seja porque procuram copiar opiniões e ideais das multidões, em vez de reflectirem sobre os temas; seja lá porque razão for, a verdade é que não se concentram naquilo que fazem mas tão só no resultado que perpectivam obter. Ao fazerem isso perdem o seu modelo, o seu ideal e descuram a sua real satisfação. Este novo ano decidi retomar as minhas idas ao ginásio. Não gizei estratégias, não defini planos, não tracei objectivos. Não apontei medidas e nem sequer somei os quilos da balança. Decidi apenas que iria. Porque sim. Porque gosto. Porque me faz sentir bem. E para isso preciso de pequenos-almoços saudáveis e energéticos como este!

BATIDO DE BANANA
(Adaptado do Livro "Dias com Mafalda" de Mafalda Pinto Leite)
Tempo de preparação: 5 minutos;
Serve: 2 pessoas

  • 2 bananas maduras;
  • 1 colher de chá de cardamomo moído;
  • 1 colher de sopa de flocos de aveia;
  • 125 gr de iogurte magro de pedaços cereais (ou natural);
  • 175 ml de leite;
  • 1 copo cheio de morangos congelados;
Modo de preparação:
  1. Misture tudo num robot de cozinha. Sirva e deixe as estratégias de lado....siga o seu coração!

11 comentários:

  1. É todos os dias o pequeno almoço do meu Esparguete, sem a banana e o cardamomo, às vezes com umas bolachas maria em vez da aveia.
    O bom da bimby é que podemos congelar os morangos e usá-los o ano inteiro, directamente do congelador.
    Para mim, gosto de ir variando os sabores. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto bem energético. Irresistível, diria mesmo... Hoje tb publiquei uma ode ao pequeno almoço.... a minha refeição favorita!
    Um beijo querida Filipa
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Muito energético me parece esse batido, e leve, como se quer para uma incursão no ginásio ;)
    Também nunca tive estratégias, mas sim objectivos e formas de os atingir, sobretudo nos últimos anos. E posso dizer que têm resultado ;)
    Bjsss e um excelente 2011 para ti!
    Ah, e concordo: ou bem que se faz bem, ou então mais vale estar quieta!
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. Eu sou mais de objectivos e de desafios, também gosto de primorar naquilo que faço, tenho muito orgulho nisso.
    Um dos meus objectivos também devia de ser o ginásio, mas nunca mais me decido!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa, feliz 2011!
    Excelente seu pequeno almoço, vou experimentar!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. ADORO e dá uma energia de manhã.

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. O perfeccionismo não é propriamente uma característica minha, relaciono-o sempre a pessoas algo obsessivas e com uma vontade imensa de controlarem tudo. Os maiores perfeccionistas que conheço chegam a ficar incapazes de agir por não conseguirem atingir a tal perfeição. Perfeição e brio no que fazes são coisas diferentes, acho.

    Eu gosto de me deixar ir, aceitar o que a vida me dá e, quando não gosto, mudar as coisas. Mas não penses que sou zen, pois sou uma stressada, que adoraria beber esse batido energético e a seguir dançar furiosamente ao som da Olivia Newton John para espantar os espíritos ;-).


    bjs

    ResponderEliminar
  8. Filipa,
    ás vezes o que conta é deixarmo-nos ir, sem pensarmos tanto.
    Quanto ao batido ficou com muito bom aspecto , os assim bem nutritivos como estes são os meus favoritos, e a meu ver, os ideais para se começar bem o dia. Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Mmm! Parece ótimo acrescentar um pouco de cardamomo.
    Hoje fiz vitamina de banana também, mas só com leite e canela. Na próxima, vou experimentar.

    Gostei muito de te ler, vou vir mais vezes. :)
    Beijo!

    ResponderEliminar
  10. Eu para começar o dia com energia também faço uns batidos energéticos.Ou então como uma taça de cereais com leite.
    Fazes bem retomar o ginásio, eu digo que faz bem não só ao corpo como á mente.

    Bkjs

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
    Cumprimentos a todos!

    http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

    ResponderEliminar