sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mal por mal


Não sei se possuo alguma das sete virtudes. Mas, sei de ciência certa, que paciente não sou. Pelos menos, por enquanto. Não queria que fosse assim, mas é.  Tenho-me questionado muitas vezes sobre o motivo para a minha impaciência. Nunca chego a conclusão nenhuma. Ou porque não tenho paciência suficiente para reflectir sobre este assunto, ou porque prefiro acreditar que faz parte da única herança que já recebi: a genética. Seja como for, admitir assim, sem mais, que não tenho a capacidade de persistir numa actividade difícil, manter a calma, acreditar que vou conseguir e libertar a ansiedade das minha acções, acreditem, é difícil. Podia ficar muito caladinha, no meu cantinho, a cultivar uma impaciência secreta, num ridículo estado de negação. Avestruz de avental com a cabeça enfiada nos tachos. Mas não. Não consigo. A minha impaciência exige acção convencida que faz coisas que só a paciência consegue!   


COMPOTA DE TANGERINA
Adaptada do Livro "Doze meses na Cozinha"
Tempo de preparação: 20 minutos + 8 horas + 3 horas;
Serve: 1,5 litros, mais ou menos.

  • 1,5 kg de tangerinas, biológicas de preferência;
  • 2,5 l de água;
  • 250 ml de licor de tangerina;
  • 2 vagens de baunilha;
  • casca de 2 limões;
  • 1,5 kg de açúcar;
Modo de preparação:
  1. Lave e enxugue as tangerinas e corte-as ao meio. Esprema o sumo e reserve as membranas, filamentos e pevides. Numa tigela com 250 ml de água coloque as pevides, as membranas e os filamentos das tangerinas.
  2. Corte as cascas das tangerinas e dos limões em tiras. Coloque as cascas, o sumo a restante água e o licor numa panela e deixe ficar assim durante 8 horas.
  3. Até as pevides, as membranas e os filamentos num pano (a isto chama-se "boneca") e junte aos ingredientes da panela e leve ao lume. Deixe ferver lentamente durante uma hora e meia, ou até reduzir o liquido para metade.
  4. Finalmente, junte as vagens de baunilha cortadas ao meio e o açúcar e retire a "boneca" e deixe ferver até atingir o ponto desejado.


Nota: revesti as tampas dos frascos onde guardei a compota com papel que comprei aqui e seguindo uma ideia que vi aqui. As etiquetas são, mais uma vez, da autoria da Raad Design. Obrigada, Ana!

15 comentários:

  1. Filipa, o que dizer de uma coisa tão boa e tão bonita? Parabéns! :)
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Filipa,
    Essa compota está com um aspecto irresistivel. Nem parece que foi feita por pessoa tão impaciente LOL
    Beijinhos e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Filipa,
    certamente tiveste paciencia para fazer a compota, e ainda bem porque ficou com um aspecto delicioso ;-) nao sei muito bem a que te referes, mas sei que para impacientes (como eu), o tempo e' o melhor remedio. beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Filipa, Adorei a tua compota. Eu também sou uma Tangerina muito impaciente. No Algarve a minha bi-avó dizia que eu era "desensofrida" :))

    Beijinhos e Bom FDS,
    Carlota

    P.S Não sei como é que isto ficou anónimo... www.tangerinaaderente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Hmm a frutinha da época, gosto tanto! Ainda há pouco comi uma.. mais uma boa receita filipa!

    beijocas

    ResponderEliminar
  6. filkipa nao conhecia esta maneira de fazer compota. mas ficou uma maravilha pelo que se ve.
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Que compota com aspecto de-li-ci-o-so!
    Eu tenho "dias" de paciência / impaciência... Nuns sentir-me-ia capaz de executar tão nobre tarefa. Noutros confesso que um nervoso miudinho se sobrepõe. Vou ver para que lado pendo no fds...
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Menina do céu... tbm sou nada paciente! Tenho exercitado isso um pouco, mas sem muito sucesso.. hihihi!!! Vendo esses blogs perfeitos como o seu, acabei comprando um monte de coisas aqui pra casa pensando em fazer as receitas... e estou cheia de tangerinas em casa... acho que essa receita é uma oportunidade para não deixá-las estragar né??? Vou fazer!!! Beijos

    ResponderEliminar
  9. Filipa, também sofro desse mal, a impaciência.
    Esta compota tem um aspecto divinal, vale a pena arranjar paciência para a fazer.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Filipa,

    Acho que pra fazer uma deliciosa compota como essa é preciso muita paciencia, então acho que talvez o texto de hoje não se encaixe bem na situação...hehehe!!!

    De toda forma, se és de fato impaciente, conseguiu se superar, pois o doce está uma perfeição!

    ResponderEliminar
  11. Filipa,
    também não sei se possuo uma das sete virtudes, mas depois deste post perfeito (como todos os que lhe antecedem!), sei também que a temperança não me caracteriza, pois a gula inundou-me de imediato após os meus olhos pousarem sobre essa linda compota tão magnificamente fotografada.
    Beijinho e Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  12. Filipa
    Nunca fiz este doce, mas quero e muito.
    Sou paciente com o que gosto e impaciente com tudo o que detesto.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Agora já me posso pronunciar com conhecimento de causa: Uma delícia!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Adorei a ideia dos frascos ;)
    Tudo perfeitíssimo.

    ResponderEliminar