quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Let it snow!



Está oficialmente aberta a Época das Festas. Ainda que eu não seja uma pessoa rotineira, devo admitir que há certos hábitos que gosto de repetir uma e outra vez, ano após ano. Gestos, movimentos, formas de agir que ,em determinados dias do ano,  são ditados pelo rigor do calendário. O dia 1 de Dezembro é um desses dias cheio de rituais carregados de simbolismo. É um dia destinado a não mudar. É um dia quase automático, quase sem pensar, quase rotineiro. É um dia de enfeites de Natal, de lista de compras, de estrela no topo da árvore. É um dia de forno ligado, de lareira acesa, de coisas doces na mesa, de visitas queridas e de primeiros presentes. Está oficialmente aberta a época das Festas e eu adoro! 


BOLINHO DE MAÇÃ COM VINHO DO PORTO
Tempo de preparação: 10 + 30 minutos de cozedura.
Serve: 10 bolinhos

  • 5 maçãs descascadas;
  • 60 ml de vinho do Porto;
  • 4 ovos;
  • 250 gr açúcar;
  • 150 gr manteiga;
  • 200 gr farinha;
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/2 colher de chá de canela moída;
  • 1/2 colher de chá de cardamomo moído;

Modo de preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 190 Cº. Coloque as maçãs descascadas e laminadas numa tigela com o vinho do porto e com a canela e o cardamomo. Reserve.
  2. Entretanto, com a ajuda de uma batedeira eléctrica, misture o açúcar com a manteiga. Separe as gemas das claras e incorpore as gemas uma a uma, sem deixar de bater até obter uma mistura homogénea e esbranquiçada. Junte o vinho do porto onde as maçãs estiveram a macerar e reserve apenas as lâminas de maçã. Por fim, incorpore a farinha e o fermento peneirados.
  3. Bata as claras em castelo. Incorpore delicadamente as claras no preparado anterior.
  4. Unte bem 10 forminhas de bolinho, de tarte, ou de queque se preferir, e deite a massa de bolo em cada uma delas, tendo em conta que a massa irá subir. Disponha as maçãs laminadas no topo de cada bolinho e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até estar dourado. Se preferir pode fazer em forma de bolo, deixando mais uns minutinhos no forno.
  5. Desfrute deste bolinho com um cálice de Vinho do Porto, ou ofereça a alguém querido...

Nota: As etiquetas para presentes de Natal foram carinhosamente desenhadas pela Raad Design.

15 comentários:

  1. Hummm, deve ficar excelente, o vinho de porto dá-lhe um toque especial.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Pois por aqui a época natalícia também começou já faz alguns dias e sabe tão bem...

    Não tenho nenhuma tradição instalada para o 1 de Dezembro... mas nos últimos anos o inicio do Advento é muito aguardado...
    Este ano por exemplo a minha árvore foi montada a um domingo de Novembro e soube-me mesmo bem por ter mais tempo assim para a apreciar.

    Em termos gastronómicos esses bolinhos devem ser mesmo muito bons e ingredientes como a maça, vinho do porto e canela, aprendi a associa-los ao Natal, já nem sei bem porquê.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Filipa,
    Que belo bolo para o meu lanche. Além da canela outro dos ingredientes que ligo automaticamente à maçã é o vinho do Porto. Imagino o aroma...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Filipa,

    Abençoado seja o seu 1º de Dezembro!

    Um bolo lindíssimo e delicioso, claro, maçãs com Porto, não deve haver combinação melhor nessa vida! estás de parabéns pela escolha!

    Um abraço,
    Re

    ResponderEliminar
  5. Eu cá tb adoro a época do natal.. tb fiz a arvore ontem... o problema do natal é o excessivo consumis-mo que com abertura dos grandes centros comerciais torna-se cansativo e chato andar na rua... mas n deixa de ser uma época bonita e de partilha por isso obrigada pela partilha da tua receita :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Ontem fui passear para o Chiado ao cair da noite, comprar livros, ver as luzes e jantar uma flamme com amigos. Perfeito.

    E que bem teriam caído umas tartinhas destas para terminar em grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ontem também foi dia de fazer a árvore de Natal aqui em casa, que bem que sabe, estar à lareira a ver as luzinhas acesas, e se for na companhia desse bolo então ainda sabe muito melhor, gostei muito dos ingredientes
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. K lindos... Adoro as tuas introduções e as tuas fotos... Já te disse k gosto do teu blog não já? ;)... Tudo com tãooo bom aspecto
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Vinho do Porto e Macas parece ser uma combinacao bem natalicia e optima.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  10. Não faço nada disso mas faço bolinhos e este com canela, maçã e vinho do Porto parece-me excelente :)

    ResponderEliminar
  11. Só agora descobri o teu blog mas fiquei deliciada... Prabéns!
    Tenho uma receita parecida com esta... fica excelente!
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Filipa,

    Eu não tenho grandes tradições de Natal, até porque a minha família aqui em Lisboa é muito pequenina. Mas gosto do calor desta época, de estar com quem gosto, de oferecer prendas também feita por mim, na calma da minha cozinha e longe do bulício consumista. Estes bolinhos são uma excelente sugestão de oferta calorosa!

    bjs

    ResponderEliminar
  13. começa a epoca das tentaçoes sem mais fim:-)
    ms uma epoca que tambem me alegra pelas ferias que se avizinham e pelo arioma nas cozinhas a cozinhados de natal
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Hum!!!Que cheirinho a Natal...
    Bem, sei de alguém que já teve a sorte de experimentar estes bolinhos, e os achou uma tentação...
    Quanto a mim, com esta combinação de ingredientes, e ainda mais na época em que estamos, vou mesmo ter que experimentar esta receita.
    Bejo

    ResponderEliminar
  15. estes bolos devem ficar uma maravilha :))

    ResponderEliminar