segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Baby please come home!

Gosto de estar rodeada de pessoas. Gosto do barulho surdo das gargalhadas, da sobreposição das palavras, do eco dos  interesses. Gosto do carinho dos gestos e gosto do calor dos abraços. As pessoas que me rodeiam são a minha rede de segurança. Uma malha apertada, uma rede de Amigos que me amparam quando os pés ameaçam escorregar no trapézio da vida. Esta malha invisível começa na minha casa, saí porta fora e sobe no elevador do meu prédio, estica-se pelos quarteirões desta cidade, cresce pelo País fora e até atravessa fronteiras. Procuro fortalecer esta malha todos os dias, a cada novo encontro, a cada nova pessoa. Quando há um laço que se quebra, há outro que fica mais forte. Nesta época de Festas recordo todos aqueles que seguram as pontas da rede e estão longe. Suplico que voltem e fico saudosa da sua companhia.  Talvez por isso me tenha lembrado de publicar um acompanhamento, porque ninguém é feliz sozinho! 

BATATINHAS NOVAS ASSADAS
(ligeiramente adaptado da Revista Blue Cooking n.º 34)
Tempo de preparação: 10 + 45 minutos;
Serve 4 pessoas

  • 500 gr de batatinhas novas;
  • 2 dentes de alho esmagados;
  • 1 colher de café de pimentão doce;
  • 60 ml de vinho branco;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 folhas de louro;
  • sal, pimenta preta q.b.
Modo de preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 190 C.º.
  2. Lave as batatas. Deixe as mais pequeninas inteiras e corte as maiores em quartos. Tempere as batatas com sal, pimenta e pimentão doce. Regue com o vinho e com o azeite. Junte os dentes de alho e o louro. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos ou até estarem douradas. Enquanto assam, vá dando voltas às batatinhas e regando com o molho.  
  3. Quando servir regue com um fio de azeite.

11 comentários:

  1. Que rico acompanhamento, super versátil
    pois fica bem com qualquer prato.
    Ficaram com um aspecto delicioso,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Filipa
    Gostei muito de ler o teu texto! tao poetico, que senti um arrepio!! :)
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Um belo acompanhamento sem dúvida! Adoro batatinhas assadas.
    Excelente texto!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, Filipa!!!
    E essas batatinhas novas já marchavam! Adorei o tacho!
    Ah, os pães: o ideal é levedar mais, mas eu coloquei directamente no forno a cozer, não dava para perder mais tempo.
    Bjsss, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. E os “acompanhamentos” simples e sem pretensões são a melhor forma de ser feliz... à mesa e na vida ;-)

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga, os textos que precedem as receitas me enchem de encantamento...como eu gosto de te ler...um sopro de vida em meio a tanta confusão do meu dia!

    As batatinhas merecem meus aplausos, assim como a foto que está muito linda!

    Fique bem,
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  7. Querida Filipa,
    Não deve haver texto mais adequado a um "acompanhamento".
    Simplesmente genial!...
    Beijo
    Babette
    PS. Quando vieres à Januário "apita".... eu faço de batata e acompanho-te!...

    ResponderEliminar
  8. e um acomoanhemnto bem simples e que adoro
    ca por casa tentamos fazer muitas vezes porque todos gostamos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mais um texto lindíssimo, e que bem traduz uma verdade indiscutível...
    Eu, pela minha parte,senti-me lisonjeada pela parte da "subida de elevador" do teu prédio :)
    Quanto ao acompanhamento é uma óptima sugestão, com a vantagem de me parecer muito consensual.
    Bj

    ResponderEliminar
  10. Um delicioso acompanhamento, gostei muito
    Um beijinho

    ResponderEliminar