sábado, 19 de fevereiro de 2011

Some Kind of Wonderful



Adoro Livros. Vivo rodeada por eles. Gosto especialmente de livros de culinária. Como se de um romance se tratasse, sempre que tenho um novo livro de culinária, acomodo-o no topo dos meus livros de cabeceira e leio-o de uma ponta à outra. Leio, volto a ler e marco. Marco com papelinhos coloridos muitas, muitas receitas para fazer um dia. Uma das minhas Autoras favoritas é a Mafalda Pinto Leite. A abordagem culinária desta Chef Portuense é despretensiosa, descomplexada, divertida e diferente. Os livros são simples e práticos, e as receitas saborosas e saudáveis. Adjectivos que há muito me conquistaram e depressa converteram os seus livros nas minhas "bíblias culinárias" do dia-a-dia. Mas há mais! Nos livros a Mafalda Pinto Leite deixa aberta a porta da sua cozinha, incentiva a adaptar livremente as suas receitas, disponibiliza a sua ajuda e deixa o seu contacto - e posso garantir-vos que ajuda e que responde - traformando-os em verdadeiros cadernos de receitas de uma Amiga. É a simpatia verdadeira de uma pessoa de verdade! Deixem-se encantar....


FRITTATA DE ESPINAFRES E QUEIJO FETA
(Ligeiramente adaptado do Livro Dias com Mafalda, Mafalda Pinto Leite)
Tempo de preparação: 40 minutos;
Serve: 4 pessoas;
  • 6 ovos;
  • 125 ml de natas;
  • 3 colheres de queijo parmesão;
  • 2 dentes de alho esmagados;
  • 150 gr de espinafres;
  • 150 gr de cubos de fiambre;
  • 100 gr de queijo feta;
  • 250 gr de tomate cereja;
  • 1 mão cheia de folhas de manjericão frescas;
  • sal e pimenta q.b.;

Modo de preparação:
  1. Pré- aqueça o forno a 190 Cº. Unte uma forma e forre-a com papel vegetal. Entretanto, parta os ovos para uma tijela grande, junte as natas, o queijo parmesão, o alho, tempre com sal e pimenta a gosto e misture todos os ingredientes batendo com um garfo.
  2. Disponha metade dos espinafres no fundo da forma, e de seguida metade dos cubos de fiambre, e alterne com mais uma camada de espinafre e de fiambre. Finalmente, esfarele o queijo feta e o tomate cereja cortado em metade, com a metade de dentro virada para cima.
  3. Esta é só uma das muitas propostas da Mafalda Pinto Leite que tormam os meus dias em dias maravilhosos, em dias de sabor!

9 comentários:

  1. Assim como assim apetece-me dizer que estamos em verdadeira sintonia:
    - acabei de fazer uma lista de compras (hihihi) em que os 3 primeiros ingredientes são fiambre, feta e tomate, pq decidi q este fds ia fazer um cake salgado de tomate e feta;
    - hoje à hora almoço tentei comprar na FNAC da baixa (mas não consegui) este livro da Mafalda;
    - como já disse em vários posts do meu blog, adoro livros. São tão importantes na minha vida como o ar que respiro e os de culinária povoam a minha mesinha de cabeceira (de momento tenho lá 2). E leio-os mesmo como se de um romance se tratasse (ou como disse no outro dia: tb os estudo como se me preparasse para um exme difícil!...)
    Bom fds!
    babette

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa,
    também sou fã de livros de culinária, também sou fã da Mafalda: do seu programa, do seu blog, e da sua personalidade encantadora. Os livros, ainda não tenho, mas lendo a receita que nos apresenta e a magnífica foto da sua reprodução, já vi que vale mesmo a pena comprar!
    Um beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não fiz uma única receita desse livro e tenho-o desde que saiu.
    Mas há muitos assim.......à espera...... o tempo.......
    A tarte com esses ingredientes é sucesso garantido.
    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Conheci a Mafalda através de blogueiras portuguesas e gostei muito do trabalho dela!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa,

    Identifiquei-me com este post, também adoro livros de culinária, também tenho dezenas, todos marcados. Só ainda não tenho o livro da Mafalda, já o espreitei na Fnac e adorei as fotografias, muito boas mesmo!

    A fritada ficou com um aspecto delicioso.
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  6. Identifico-me bastante com o estilo culinário da Mafalda. Embora existam outros chefs que considero mais originais (tendo em conta o panorama internacional), acho muito valioso o facto de ela ter apresentado aos portugueses um estilo culinário saudável, rápido, com influências de outras culturas, oferecendo-nos receitas diferentes que podem ser executadas no nosso dia-a-dia.

    A conjugação de ingredientes desta fritata é perfeita para o meu gosto: queijo feta, espinafres, tomate.

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá, Filipa,

    Finalmente vejo-me cá, ufa! É que o meu tempo tem sido muito escasso, e mal chega para os meus propósitos, como era o de vir conhecer o teu blog. Pois fui chegando e gostando! Gostei da tua prosa e das tuas receitas, portanto vou me incluir entre os teus seguidores.
    Eu também adoro livros (e revistas e etc.) de culinária e por isso mesmo tenho montes deles, rsrs. Mas esse da Mafalda (que conheci através dos blogs portugueses) ainda me falta, rsrs.

    Beijão e bom fim de semana (do que ainda resta dele, rsrs)

    ResponderEliminar
  8. Filipa, obrigada pela visita ao Trembom e pela linda mensagem que me deixou com um sorriso. amei este modo de preparar fritata.andei olhando o site da Mafalda e é tudo tão fresh.

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Pois eu nunca lia livros de receitas, agora olho para eles de uma forma bem diferente :) sou do Alentejo e as receitas que aprendi eram todas muito tradicionais e por sinal muito pouco calóricas ;), ao conhecer novos amigos que tinham as papilas gustativas bem apuradas e com gosto especial pela culinária despertei para novos sabores, depois de ter tido o prazer de estar presente em vários jantares onde os mesmos se revelavam num verdadeiro manjar dos Deuses e onde comentava, EU fazer isto!!!! Tarefa impossível, havia logo uma voz que dizia “…. Ana, muito fácil fazes assim…” e que me levava a pensar, afinal é fácil, Obrigado Filipa, se este é um dos propósitos do Blog tenho a dizer que conseguiste e por um destes dias ainda vos convido não para comerem umas Migas ou Açorda mas sim um jantar ou Manjar ;) Recipe Box and Co.

    ResponderEliminar