sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Take a Chance



Mal souberam da noticia poisaram na minha cabeça. Abusadas. Algumas saraquitavam da cabeça para os ombros, dos ombros para a cabeça, numa espécie de dança parva, movendo-se ao som da minha indecisão. Andei uns dias assim, a parecer uma árvore de Natal. Logo eu que gosto de poucos enfeites. Mas gosto de Natal, gosto mesmo. Foi preciso olhar-me mais longe de mim para perceber que as receitas andavam todas aqui, coladas, mas a cabeça demorava-se no céu de inverno azul, oca. Oca de todo. O que cozinhar quando somos convidadas para uma festa de alguém que não conhecemos? O que cozinhar quando celebramos cinco anos de uma admiração virtual? Gostava de ter uma receita escondida, um trunfinho na manga, uma iguaria secreta. Vi o meu reflexo na porta do forno. Uma mulher pequena, curvada, esmagada pela pressão de centenas de receitas aos pulos. Até podia ser titulo de alguma coisa. Ri-me. É sempre um bom remédio. Sacudi rapidamente aquelas receitas todas. Arrisquei. Arrisquei com esta receita que não é secreta mas que é deliciosa e com ela comemoro o aniversário deste blogue tão especial! Longa Vida ao Cinco Quartos de Laranja!




SOPA DE AMEIJÔAS
Adaptado do Livro "Doze meses na Cozinha"
Tempo de preparação: 35 minutos;
Serve: 4 pessoas;



  • 2 kg ameijôas (de boa qualidade);
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 cebolas;
  • 2 colheres de sopa de leite;
  • 1 gema de ovo;
  • 1 colher de sopa de farinha maizena(opcional);
  • 60 ml de vinho branco (opcional);
  • água, sal, pimenta e salsa;
Modo de preparação:
  1. Lave as ameijôas em várias águas, de modo a garantir que ficam completamente limpas de areia. 
  2. Corte as cebolas em gomos. Leve uma panela ao lume com a manteiga e junte a cebola, a salsa, e deixe a cebola amolecer. Assim que estiver mole, junte as ameijôas e o vinho branco e tempere com sal e pimenta a gosto.(cuidado com o sal, pois as ameijôas vão libertar água salgada. Tape e deixe cozinhar cerca de 10 minutos, ou até as ameijôas abrirem.
  3. Retire do lume e passe a água por um passador fino. Retire as ameijõas das conchas e reserve. Leve o liquido de novo ao lume e acrescente um pouco mais de água. Deixe levantar fervura e junte as ameijôas para aquecerem. 
  4. Entretanto, junte o leite com a gema de ovo. Se quiser que a sopa fique um pouco mais espessa, junte uma colher de farinha maizena.
  5. Junte o preparado anterior à sopa, misture rapidamente, polvilhe com um pouco de salsa picada e sirva imediatamente....e arrisque!

13 comentários:

  1. Sem dúvida uma homenagem bem especial.
    Excelente sugestão.
    Votos de feliz fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  2. Filipa,

    gostei muito do teu texto e da tua receita. Senti-me muito orgulhosa. Participação aceite! :)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Filipa,
    Sempre que por aqui passo levo mais uma receita para minha "to do list"...
    Esta sopa tinha sido perfeita para o meu almoço de hoje.
    Beijinhos eum bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Que lindo texto.

    A sopa deve ser magnífica.Adorei.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Filipa,

    Como tu, também ando às vezes curvada sob o peso de mil receitas. Esta foi uma escolha certeira que a Laranjinha certamente gostará. :)

    Bj grande ebom fim de semana*

    ResponderEliminar
  6. filipa eu tamebm andei indesisa mas olha espro ter acertado:-)
    a sopinha parece-me muito bem! boa escolha
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. E que voltem a pular as receitas, para chegar a vez de cada uma delas até nós através desta bela partilha que sempre nos delicia, tal como esta soberba sopa de ameijoas!
    Beijinho e Boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Olá, tens um selo no meu blog!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Foi sopinha que ainda nunca comi, apesar de ser de terra de pescadores. A tua receita agradou-me bastante e a tua sopa ficou com um ar super gourmet à altura do blog que homenageias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Filipa,

    Muito bom.. foi algo que nunca provei, sopa de amêijoas! Fiquei com vontade pois adoro amêijoas, quando fizeres novamente convida-me :)
    beijo da Marmita

    ResponderEliminar