Adoro Livros. Vivo rodeada por eles. Gosto especialmente de livros de culinária. Como se de um romance se tratasse, sempre que tenho um novo livro de culinária, acomodo-o no topo dos meus livros de cabeceira e leio-o de uma ponta à outra. Leio, volto a ler e marco. Marco com papelinhos coloridos muitas, muitas receitas para fazer um dia. Uma das minhas Autoras favoritas é a Mafalda Pinto Leite. A abordagem culinária desta Chef Portuense é despretensiosa, descomplexada, divertida e diferente. Os livros são simples e práticos, e as receitas saborosas e saudáveis. Adjectivos que há muito me conquistaram e depressa converteram os seus livros nas minhas "bíblias culinárias" do dia-a-dia. Mas há mais! Nos livros a Mafalda Pinto Leite deixa aberta a porta da sua cozinha, incentiva a adaptar livremente as suas receitas, disponibiliza a sua ajuda e deixa o seu contacto - e posso garantir-vos que ajuda e que responde - traformando-os em verdadeiros cadernos de receitas de uma Amiga. É a simpatia verdadeira de uma pessoa de verdade! Deixem-se encantar....
FRITTATA DE ESPINAFRES E QUEIJO FETA
(Ligeiramente adaptado do Livro Dias com Mafalda, Mafalda Pinto Leite)
Tempo de preparação: 40 minutos;
Serve: 4 pessoas;
- 6 ovos;
- 125 ml de natas;
- 3 colheres de queijo parmesão;
- 2 dentes de alho esmagados;
- 150 gr de espinafres;
- 150 gr de cubos de fiambre;
- 100 gr de queijo feta;
- 250 gr de tomate cereja;
- 1 mão cheia de folhas de manjericão frescas;
- sal e pimenta q.b.;
Modo de preparação:
- Pré- aqueça o forno a 190 Cº. Unte uma forma e forre-a com papel vegetal. Entretanto, parta os ovos para uma tijela grande, junte as natas, o queijo parmesão, o alho, tempre com sal e pimenta a gosto e misture todos os ingredientes batendo com um garfo.
- Disponha metade dos espinafres no fundo da forma, e de seguida metade dos cubos de fiambre, e alterne com mais uma camada de espinafre e de fiambre. Finalmente, esfarele o queijo feta e o tomate cereja cortado em metade, com a metade de dentro virada para cima.
- Esta é só uma das muitas propostas da Mafalda Pinto Leite que tormam os meus dias em dias maravilhosos, em dias de sabor!
Assim como assim apetece-me dizer que estamos em verdadeira sintonia:
ResponderEliminar- acabei de fazer uma lista de compras (hihihi) em que os 3 primeiros ingredientes são fiambre, feta e tomate, pq decidi q este fds ia fazer um cake salgado de tomate e feta;
- hoje à hora almoço tentei comprar na FNAC da baixa (mas não consegui) este livro da Mafalda;
- como já disse em vários posts do meu blog, adoro livros. São tão importantes na minha vida como o ar que respiro e os de culinária povoam a minha mesinha de cabeceira (de momento tenho lá 2). E leio-os mesmo como se de um romance se tratasse (ou como disse no outro dia: tb os estudo como se me preparasse para um exme difícil!...)
Bom fds!
babette
Olá Filipa,
ResponderEliminartambém sou fã de livros de culinária, também sou fã da Mafalda: do seu programa, do seu blog, e da sua personalidade encantadora. Os livros, ainda não tenho, mas lendo a receita que nos apresenta e a magnífica foto da sua reprodução, já vi que vale mesmo a pena comprar!
Um beijinho e bom fim-de-semana!
Ainda não fiz uma única receita desse livro e tenho-o desde que saiu.
ResponderEliminarMas há muitos assim.......à espera...... o tempo.......
A tarte com esses ingredientes é sucesso garantido.
bom fim de semana!
Conheci a Mafalda através de blogueiras portuguesas e gostei muito do trabalho dela!
ResponderEliminar:)
Olá Filipa,
ResponderEliminarIdentifiquei-me com este post, também adoro livros de culinária, também tenho dezenas, todos marcados. Só ainda não tenho o livro da Mafalda, já o espreitei na Fnac e adorei as fotografias, muito boas mesmo!
A fritada ficou com um aspecto delicioso.
Beijinhos
Andreia
Identifico-me bastante com o estilo culinário da Mafalda. Embora existam outros chefs que considero mais originais (tendo em conta o panorama internacional), acho muito valioso o facto de ela ter apresentado aos portugueses um estilo culinário saudável, rápido, com influências de outras culturas, oferecendo-nos receitas diferentes que podem ser executadas no nosso dia-a-dia.
ResponderEliminarA conjugação de ingredientes desta fritata é perfeita para o meu gosto: queijo feta, espinafres, tomate.
beijocas
Olá, Filipa,
ResponderEliminarFinalmente vejo-me cá, ufa! É que o meu tempo tem sido muito escasso, e mal chega para os meus propósitos, como era o de vir conhecer o teu blog. Pois fui chegando e gostando! Gostei da tua prosa e das tuas receitas, portanto vou me incluir entre os teus seguidores.
Eu também adoro livros (e revistas e etc.) de culinária e por isso mesmo tenho montes deles, rsrs. Mas esse da Mafalda (que conheci através dos blogs portugueses) ainda me falta, rsrs.
Beijão e bom fim de semana (do que ainda resta dele, rsrs)
Filipa, obrigada pela visita ao Trembom e pela linda mensagem que me deixou com um sorriso. amei este modo de preparar fritata.andei olhando o site da Mafalda e é tudo tão fresh.
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarPois eu nunca lia livros de receitas, agora olho para eles de uma forma bem diferente :) sou do Alentejo e as receitas que aprendi eram todas muito tradicionais e por sinal muito pouco calóricas ;), ao conhecer novos amigos que tinham as papilas gustativas bem apuradas e com gosto especial pela culinária despertei para novos sabores, depois de ter tido o prazer de estar presente em vários jantares onde os mesmos se revelavam num verdadeiro manjar dos Deuses e onde comentava, EU fazer isto!!!! Tarefa impossível, havia logo uma voz que dizia “…. Ana, muito fácil fazes assim…” e que me levava a pensar, afinal é fácil, Obrigado Filipa, se este é um dos propósitos do Blog tenho a dizer que conseguiste e por um destes dias ainda vos convido não para comerem umas Migas ou Açorda mas sim um jantar ou Manjar ;) Recipe Box and Co.