Se há coisas do Diabo, a gripe é de certeza uma delas. A única vantagem que me ocorre é a de ser um pretexto evidente e válido para ficar toda a tarde sem fazer nada, estirada no sofá a assistir desinteressadamente ao que quer que seja. E quando digo o-que-quer-que-seja quero dizer todo-e-qualquer-programa. E foi o que fiz, numa destas tardes frias em que a gripe me veio saudar e o sofá lhe piscou o olho. Podia ter visto um filme, um documentário ou uma série de televisão? Claro que podia, mas o certo é que só ao ver todo-e-qualquer-programa me inteirei de coisas sem importância nenhuma e sem as quais teria vivido feliz toda a vida, mas que me valeram umas boas gargalhadas. Podia ter lido um livro, uma revista ou um jornal? Podia, podia, mas não teria percebido que o tema "poupança" está na ordem do dia, que não faltam programas sobre gestão de finanças pessoais e figuras afins. Curioso, só não ouvi ninguém dizer que poupar não era novidade para as famílias portuguesas. Não ouvi ninguém dizer que a gestão do orçamento familiar português sempre se fez com base nesse conceito. Não ouvi ninguém dizer que a poupança não é exclusiva dos tempos que agora se vivem. Será que não ouvi bem ou foi da maldita gripe?
EMPADÃO DE CARNE
(Inspirada no Livro "Cozinha para Quem Quer Poupar" de Mafalda Pinto Leite)
Tempo de preparação: 1h15 minutos;
Serve: 4 pessoas;
- 1 kg de batatas descascadas e cortadas;
- 1 colher de sopa + 2 colheres de chá de azeite;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 cebola;
- 1 folha de louro;
- 100 ml de polpa de tomate;
- 100 ml de vinho tinto;
- 100 ml de caldo de carne;
- 100 ml de leite;
- 1 talo de aipo;
- 1 cenoura;
- uma mão cheia de salsa e oregãos;
- 2 dentes de alho;
- 30 gr de queijo parmesão ralados;
- 600 gr de carne de vaca magra;
- sal, pimenta e noz noscada;
Modo de preparação:
- Cozinhe as batatas em água a ferver com sal durante 10 minutos, ou até estarem tenras. Escorra-as e reserver uma chávena com água da cozedura;
- Pique finamente a cebola, o alho, o aipo e a cenoura.
- Entretanto aqueça o azeite e a manteiga em lume médio/forte e adicione a folha de louro, o aipo, o alho, a cenoura e a cebola e deixe cozinhar mexendo frequentemente, durante cerca de 5 minutos. Adicione a carne mexendo com um garfo para desfazer a carne e deixe cozinhar até a carne ganhar cor. Reduza o lume para médio e junte a polpa de tomate, mexendo sempre. Junte o vinho e o caldo de carne e baixe para lume brando. Deixe fervilhar meio tapado e vá juntando o leite ao poucos. Deixe cozinhar até engrossar, cerca de 45 minutos. Rectifique os temperos.
- Pré-aqueça o forno a 220 Cº. Numa tigela esmague as batatas e adicione o liquido da cozedura, o queijo, a salsa e os oregãos e 2 colheres de chá de azeite até obter um puré. Tempere com pimenta e noz moscada.
- Num prato de forno, ou em individuais, distribua a carne e cubra com o puré. Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até estar dourado. Sirva...e aproveite os tempos de gripe para curar outros males!
Empadão de carne é daquelas comidas que sabe sempre bem.
ResponderEliminarHá alturas em que nos apetece ver esse tipo de programas.
Bjs
Filipa,
ResponderEliminarEste é um prato da minha infãncia, daqueles que as mães nos fazem babadas porque sabem que adoramooooooooossssss...
Beijinhos
Pois, infelizmente não foi apenas da tua maldita gripe que não ouviste falar que os portugueses já poupam, e bastante!
ResponderEliminarQuanto ao empadão, 5* mesmo! È algo que gosto imenso e só nao o faço assiduamente porque o marido não aprecia muito o puré :)
Beijinhos e boa semana
é mesmo como dizes: a gripe é "o" pretexto para ver coisas boas na tv. Principalmente eu, que practicamente não vejo televisão.
ResponderEliminarPrefiro mil vezes estar na cozinha a fazer um empadão. :)
Beijinhos
ainda não fui saudada pela gripe este ano, e espero que ela se esqueça de mim porque realmente é uma coisa do diabo. E ficar em casa a ver os programas todos na tv só é "bom" se houver tvcabo porque senão uma pessoa arranca os cabelos todos que tem! Mais vale ir para a cozinha fazer um pratinho caseiro e saboroso indicado para aqueles dias em que estamos "de molho"
ResponderEliminarRealmente a poupança é a palavra de ordem, mas acho que é uma palavra que nunca deve ser esquecida, porque se só nos lembramos dela em momentos destes, na minha opinião, "é a morte do artista".
Apesar de não comer carne, o empadão está com um óptimo aspecto, e assim nessas forminhas ainda fica mais bonito e mesmo com aquele ar de caseiro e de "comfort food"
As melhoras***
Filipa,
ResponderEliminarComo eu te compreendo! Os meus lamentos são idênticos. Chegámos à conclusão que cá em casa desde Novembro deve ter havido meia dúzia de dias em que nenhum de nós esteve doente. Um valente pastel! As comidas quentinhas são o único consolo que nos resta, de facto. Comfort food. :)
Bj grande*
Espero que já te encontres melhor.
ResponderEliminarÉ importante haver moderação, mas só se vive uma vez e o Carnaval está por chegar.
Excelente prato ♥
Hmmmm esse empadão tem um aspecto brutal. Adoro e quando se está doente é o que sabe melhor... beijocas e as melhoras
ResponderEliminarLOL :), deve ter sido a gripe...
ResponderEliminarEspero que estejas melhor já querida...
O teu empadão?? espectáculo, aliás como tudo k saí dessa cozinha :)
beijinhos
Empadão (de carne, atum, bacalhau, legumes...) é mesmo comida para estes dias, com ou sem gripe! Fiz um scroll nas tuas receitas e fiquei deliciada. Também quero aventurar-me a fazer gnocchi! As melhoras :-)
ResponderEliminarBjs
Teresa (Lume Brando)
a paoupança para nos ja vai de muito atras. infeleimente, mas tem de ser porque isto vai de mal a pior.
ResponderEliminaro empadao sai baratinho e eu gostotanto:-)
esta uma delicia
beijinhos
que empadao tao guloso! mmm! ja jantei, mas um pequeno ramequim desses marchava, e ja! :)
ResponderEliminarbeijinhos
Sofia
Gripe cá por casa ainda não entrou, mas esse enpadão podia vir que era muito bem recebido
ResponderEliminarUm beijinho e as melhoras