Mal souberam da noticia poisaram na minha cabeça. Abusadas. Algumas saraquitavam da cabeça para os ombros, dos ombros para a cabeça, numa espécie de dança parva, movendo-se ao som da minha indecisão. Andei uns dias assim, a parecer uma árvore de Natal. Logo eu que gosto de poucos enfeites. Mas gosto de Natal, gosto mesmo. Foi preciso olhar-me mais longe de mim para perceber que as receitas andavam todas aqui, coladas, mas a cabeça demorava-se no céu de inverno azul, oca. Oca de todo. O que cozinhar quando somos convidadas para uma festa de alguém que não conhecemos? O que cozinhar quando celebramos cinco anos de uma admiração virtual? Gostava de ter uma receita escondida, um trunfinho na manga, uma iguaria secreta. Vi o meu reflexo na porta do forno. Uma mulher pequena, curvada, esmagada pela pressão de centenas de receitas aos pulos. Até podia ser titulo de alguma coisa. Ri-me. É sempre um bom remédio. Sacudi rapidamente aquelas receitas todas. Arrisquei. Arrisquei com esta receita que não é secreta mas que é deliciosa e com ela comemoro o aniversário deste blogue tão especial! Longa Vida ao Cinco Quartos de Laranja!
Adaptado do Livro "Doze meses na Cozinha"
Tempo de preparação: 35 minutos;
Serve: 4 pessoas;
- 2 kg ameijôas (de boa qualidade);
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 cebolas;
- 2 colheres de sopa de leite;
- 1 gema de ovo;
- 1 colher de sopa de farinha maizena(opcional);
- 60 ml de vinho branco (opcional);
- água, sal, pimenta e salsa;
Modo de preparação:
- Lave as ameijôas em várias águas, de modo a garantir que ficam completamente limpas de areia.
- Corte as cebolas em gomos. Leve uma panela ao lume com a manteiga e junte a cebola, a salsa, e deixe a cebola amolecer. Assim que estiver mole, junte as ameijôas e o vinho branco e tempere com sal e pimenta a gosto.(cuidado com o sal, pois as ameijôas vão libertar água salgada. Tape e deixe cozinhar cerca de 10 minutos, ou até as ameijôas abrirem.
- Retire do lume e passe a água por um passador fino. Retire as ameijõas das conchas e reserve. Leve o liquido de novo ao lume e acrescente um pouco mais de água. Deixe levantar fervura e junte as ameijôas para aquecerem.
- Entretanto, junte o leite com a gema de ovo. Se quiser que a sopa fique um pouco mais espessa, junte uma colher de farinha maizena.
- Junte o preparado anterior à sopa, misture rapidamente, polvilhe com um pouco de salsa picada e sirva imediatamente....e arrisque!
Sem dúvida uma homenagem bem especial.
ResponderEliminarExcelente sugestão.
Votos de feliz fim de semana ♥
Filipa,
ResponderEliminargostei muito do teu texto e da tua receita. Senti-me muito orgulhosa. Participação aceite! :)
Um beijinho.
Filipa,
ResponderEliminarSempre que por aqui passo levo mais uma receita para minha "to do list"...
Esta sopa tinha sido perfeita para o meu almoço de hoje.
Beijinhos eum bom fim-de-semana.
Que lindo texto.
ResponderEliminarA sopa deve ser magnífica.Adorei.
Bjs
Adorei o texto e claro a receita também :)
ResponderEliminarDELICIOUS
ResponderEliminarFilipa,
ResponderEliminarComo tu, também ando às vezes curvada sob o peso de mil receitas. Esta foi uma escolha certeira que a Laranjinha certamente gostará. :)
Bj grande ebom fim de semana*
filipa eu tamebm andei indesisa mas olha espro ter acertado:-)
ResponderEliminara sopinha parece-me muito bem! boa escolha
beijinhos
E que voltem a pular as receitas, para chegar a vez de cada uma delas até nós através desta bela partilha que sempre nos delicia, tal como esta soberba sopa de ameijoas!
ResponderEliminarBeijinho e Boa semana!
Olá, tens um selo no meu blog!
ResponderEliminarbeijinhos
Foi sopinha que ainda nunca comi, apesar de ser de terra de pescadores. A tua receita agradou-me bastante e a tua sopa ficou com um ar super gourmet à altura do blog que homenageias.
ResponderEliminarBeijinhos
Parece-me deliciosa!
ResponderEliminarFilipa,
ResponderEliminarMuito bom.. foi algo que nunca provei, sopa de amêijoas! Fiquei com vontade pois adoro amêijoas, quando fizeres novamente convida-me :)
beijo da Marmita