Chego a casa de revista debaixo do braço. Outra? Mais outra, aliás. Não sei quando é que isto vai parar. Nem eu. Mas por agora também não me interessa. Chegou um pacotinho para ti. Outro? Mais outro. Amontoam-se, acotovelam-se, atropelam-se à procura de um lugar de destaque. Como é que é possível que haja tanta gente a escrever sobre comida? Fico pasmada, a admirar, a devorar a imaginar. Fico cercada: mãos ao alto! Livros, revistas, destacáveis, desdobráveis, panfletos, eu sei lá, o raio que me parta! A culpa não é deles, dos que escrevem. A culpa é minha que não lhes consigo resistir e depois fico assim. Cercada, sem saber por onde ir. Folheio, procuro, marco. Hoje não. Não me interessa. Interessa-me uma receita antiga, do caderno da minha avó, daquelas que fazem parar o Inverno. Interessa-me uma receita sem imagens, sem glossário, sem tradução, sem medidas convertidas. Hoje interessa-me uma pitada disto e mais outra daquilo, daquelas que se que se fazem assim, sem ler um livro ou uma revista. Daquelas que se fazem só com amor.
ALMÔNDEGAS DE CARNE DE VACA COM QUEIJO FETA
Tempo de preparação: 10 minutos + 15 minutos de cozedura;
Serve: 4 a 6 pessoas;
- 800 gr de carne de vaca picada;
- 1 mão cheia de salsa;
- 1 colher de chá de oregãos;
- 50 gr de queijo feta;
- 1 ovo;
- 2 dentes de alho esmagados;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 cebola média;
- 150 ml de caldo de carne;
- 400 gr de tomate pelado;
- 2 folhas de louro;
- farinha q.b;
- sal, pimenta e queijo parmesão q.b.;
Modo de preparação:
- Misturar muito bem a carne picada, o queijo feta, os oregãos, a salsa picada, o alho esmagado e ovo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Com as mãos molhadas molde bolas de carne, todas com a mesma dimensão. Passe por farinha e reserve.
- Entretanto pique finanamente a cebola e o tomate pelado.
- Leve o azeite e as folhas de louro ao lume numa panela de fundo espesso e aloure a cebola e as almôndegas. Junte o tomate e o caldo de carne e reduza o lume. Deixe apurar o molho durante cerca de 15 minutos. Rectifique os temperos.
- Sirva com esparguete cozido al dente e polvilhe com queijo parmesão;
Filipa,
ResponderEliminarComo te entendo. Também eu me "afogo" em livros e revistas de culinária, mas de vez em quando o que vale são folhas soltas e cadernos escrevinhados, sem fotos. Só o cheiro do papel a marcar um caminho de pitadas e q.b. a lembrar mimos e carinhos. Ou então, traço eu novos caminhos, sem cábulas, pitada atrás de pitada, até o aroma encher um prato fumegante cheio de aconchego.
Beijinhos
No meio de livros, revistas e afins, devo dizer-lhe que a Filipa tomou rumo certeiro e duma pitada disto e mais outra daquilo, sendo que o ingrediente principal foi o Amor, espantou a valer o inverno, com este reconfortante e delicioso prato.
ResponderEliminarBeijinho e Boa semana.
Como eu entendo e partilho cada palavra que escreves. Se visitasses a minha casa, ías encontar aqui e ali, livros, revistas, folhas soltas, louças, utensílios e outras coisas, e tudo isso com o nome "comida" escrito a fogo!E o que me vai na cabeça? Se os pensamentos ocupassem lugar, eu vivia imersa em imagens de comida. Ossos do ofício! Adorei a receita e o novo layout que ainda não tinha visto.
ResponderEliminarBeijinhos:)
Temos todas o mesmo vício, revistas e livros e recortes e.... Eu desde bem novinha que comecei a guardar recortes, e ainda tenho um dossier com eles...
ResponderEliminarAdorei a receita, não fosse eu totalmente fã de almôndegas :)
beijinhos
Tomaste a decisão correcta, um prato fabuloso ♥
ResponderEliminarAdoro este prato e com feta deve ter ficado ainda mais saboroso. E quanto à tua "doença" dos livros.. tb sou igual a ti :) beijos
ResponderEliminarO amor é, sem dúvida, o melhor condimento. Mas este queijo feta no meio da carne picada também :)
ResponderEliminarfiulipa o meu monte tambem cresce aos pouquinhos tenho em contido ams nao e facil. dificil e decidir o que fazer e escolheste muito bem.estao uma delicia
ResponderEliminarbeijinhos
Onde é que já vi esse filme, revistas, livros... :)
ResponderEliminarA tua escolha foi excelente.
Bjs
Mea culpa.... também me confesso.... Rodopio entre livros, livros manuscritos, folhas soltas, receitas que andam comigo na carteira...
ResponderEliminarE depois um dia, um livro, aquela receita!... Acertada!
Babette
Acho que quase todos os que andamos por este Mundo sofremos do mesmo mal, os livros, revistas, etc... nunca são demias, quanto mais melhor. É uma necessidade mais forte do que nós, lol! Estas almondegas com feta devem ser deliciosas, assim como todas as receitas que por aqui desfilam.
ResponderEliminarMuitos beijinhos
Por questões económicas deixei de comprar revistas, há anos que não compro nenhuma. O melhor controlo que existe é mesmo a falta de dinheiro he he Este ano decidi-me a fazer almôndegas porque só comi uma vez na vida e na infância, já é tempo de fazê-las eu :)
ResponderEliminarjá estou com água na boca aiiI!
ResponderEliminarTambém sofro deste vício! O que me vale é que a maior parte dos livros acabam por me ser oferecidos ;-), se não, estava arruinada! As almôndegas soam maravilhosamente! Bjs
ResponderEliminarTeresa