segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

You and me Together




Ontem dei comigo a pensar no dia de hoje. Nada de novo, afinal ontem era Domingo e hoje Segunda-feira. Mas não foi esta trivialidade que me roubou o pensamento. Ontem pensei que hoje era o dia dos corações pirosos, das filas à porta dos restaurantes, do cheiro intenso a perfume no elevador, da lingerie vermelha florescente, do romance fingido diante de mil espectadores. Desculpem confessar-vos isto, eu não quero estragar o dia a ninguém. Desculpem, mesmo, eu nem sequer sou uma pessoa do contra, mas há coisas que me fazem imaginar de cartaz na mão, megafone e palavras de ordem. É patético, eu sei. Mas sou contra a comercialização do amor e, acreditem, era capaz de me manifestar publicamente sobre isso. Talvez sem o cartaz. Talvez só um leve sorrisinho surdo que marcasse todos ao passar. Talvez, não sei. Simples: não sou muito dada a festejos tontos e a lamechices bacocas.  Sou pelas atitudes concretas e pela doçura dos gestos mudos. Sou pelo aconchego de um abraço, sou pela atenção do ouvido, sou pela pequeno-almoço na cama. Para mim, gostar é mais do que comprar, é mais do que dizer. Gostar é fazer. Quem me conhece sabe. Quem me conhece vê que não sou de pieguices, nem de confidências.  Mas, de vez em quando, como quem não quer a coisa, lá vem um gesto de ternura codificada, para ninguém perceber que me tens pelo beicinho.  Quem me conhece sabe que o meu amor tem sabor e cheiro....intenso a chocolate. 



BOLACHAS DE CHOCOLATE
(adaptado do Livro "Iguarias Saudáveis" de Isidora Popovic)
Tempo de preparação: 10 minutos+ 1hora refrigeração+ 20 minutos;
Serve: 18 a 20 bolachas grandes;

  • 120 gr de manteiga;
  • 175 gr de açúcar mascavado claro;
  • algumas gotas de extracto de baunilha;
  • 1 ovo;
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 240 gr de farinha sem fermento;
  • 70 gr de pepitas de chocolate de leite;
  • 70 gr de pepitas de chocolate negro;
 Modo de preparação:
  1. Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura leve e fofa. Adicione a baunilha e ovo e misture bem. À parte misture a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio. Junte tudo e envolva bem. POr fim adicione as pepeitas de chocolate.
  2. Enrole a massa formando um tronco com cerca de 4mm de diametro. Envolva em pelicula aderente e leve ao frigorifico durante uma hora, pelo menos.
  3. Pré-aqueça o forno a 170 Cº. Prepare dois tabuleiros forrando-os com papel vegetal. Retire a massa do frigorifico, desembrulhe-a e corte bolachas de 2mm a 3mm. Disponha-as nos tabulieros deixando espaço entre elas, pois vão crescer durante a cozedura.
  4. Leve ao forno ao forno por 20 minutos ou até estarem douradas. Fuja da confusão. Oferça à sua cara-metade......hoje ou noutro dia qualquer e mostre o seu amor sempre!

14 comentários:

  1. Filipa, um gesto de carinho vale mais de mil palavras.
    Agora se esse gesto for acompanhado por chocolate, estou no céu. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o que dizes! Também não ligo muito a este dia por tanto se estar a banalizar...
    É mais um dia importante para o comércio...
    Já que dia dos namorados são todos os dias!

    Quanto ás bolachinhas, bem apetitosas e mesmo ao meu gosto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficaram fantásticas mesmo essas bolachinhas Filipa :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Filipa,

    São exactamente esses pequenos gestos que são este dia, e todos os outros, porque não há um dia especifico, porque o amor anda lado a lado connosco todos os dias, ou pelo menos assim o devia.
    Bolachas de chocolate enchem de amor qualquer pessoa... Ficaram com um aspecto delicioso e espero que o teu amor goste!

    Um grande beijo*

    ResponderEliminar
  5. Parece que essas palavras sairam da minha boca!!!Concordo 100%

    ResponderEliminar
  6. Filipa,
    a mim tambem me faz um pouco de confusao a ideia 'comercializada' do amor e por isso nunca tenho muita paciencia para aderir ao consumismo que se vive nesta altura... mas agora uma bolachinha das tuas, isso eu nao digo que nao ;-) Beijinho

    ResponderEliminar
  7. O meu amor não tem o mesmo cheiro e sabor porque o tonto não gosta de chocolate! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que belas bolachas com este ingrediente que eu adoro.
    Pensei que tinha sido ontem esse dia dos namorados, até visitar alguns blogues.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Filipa,
    e eis que com estas deliciosas bolachas faz uma linda homenagem ao Amor. Excelentes para fazer do Amor, um doce momento de partilha.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Amor com cheiro e sabor a chocolate só pode ser um belo e delicioso amor!!
    Que belas bolachinhas, Filipa
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. adoro seu blog.
    adoro suas fotos, tao lindas e criativas nas cores.
    abraco grande

    ResponderEliminar
  12. Filipa,
    Não há S. Valentim que substitua dias (e quantas vezes uma vida) de intimidade, de cumplicidade. Por mim não sou fã de nada que comercialize e explore sentimentos. Desde o S. Valentim à loucura dos presentes de Natal, mas confesso que aproveito este dia para dar só mais um miminho ao meu querido. Um postalinho e um bombom e ele fica deliciado. Cabe-nos a nós dar significado aos nossos dias.
    O chocolate combina com amor, sim, e estas bolachas estão francamente deliciosas.

    ResponderEliminar
  13. fdilipa eu concordo contigo. apesar de tentar fazer algoi neste dia passo sempre ou pleo jantar a dois mas no aconchego nada de confusoes e prenda? e rarissinmo trocar neste dia
    temos amis 364 dias para o fazer. estas bolachinhas eram um execlente miminho:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar