Pensei que não tinha muitas razões para assistir em directo ao discurso de tomada de posse do Sr. Presidente da Republica. Afinal enganei-me. Ficou caladinho até ao dia 9 de Março, a aguentar a vontade de abrir a boca. Conservou-a calada, a encher-se, e coseu-a com pontos de alinhavo, frouxos, para poder continuar a sorrir. Saía-lhe mais barato. Sorria de boca cheia, pespontada, com as palavras à espreita, a empurrarem-se para saírem pelos cantos da boca. E toda a gente a fingir que não percebia que a boca já abarrotava de palavras escuras, para não parecer falta de educação. Toda a gente a fazer de conta que este discurso não interessava, para ir pensando noutras coisas. Saía-lhes mais barato. Afinal interessava. Afinal este seria um discurso memorável, mesmo que todos o quisessem esquecer. A boca cuspiu palavras pequenas, amargas, inusitadas. Ficou vazia, quieta, à espera. A querer uma sobremesa para ficar contente. A boca ditou o inicio do jogo.
SOBREMESA DE LIMÃO E PISTÁCHIOS
(ligeiramente adaptada da receita de Gonçalo Amorim)
Tempo de preparação: 15 minutos, mais ou menos;
Serve: 6 pessoas;
NOTA: Não tenha medo de adaptar a quantidade de açucar à acidez dos limões. Também pode comprar Lemon Curd e fazer uma sobremesa ainda mais rápida para visitas inesperadas!- sumo de 3 limões;
- raspa de 1 limão;
- 180 + 50 gr de açucar;
- 50 gr de manteiga;
- 3 + 2 ovos;
- 250 gr de queijo mascarpone;
- 6 bolachas digestivas;
- pistáchios a gosto;
Modo de preparação:
- Leve a manteiga ao lume com o sumo e a raspa de limão e 180 gr de açúcar, até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Retire do lume e reserve.
- Entretanto bata 3 ovos com uma vara de arames. Incorpore no preparado anterior e leve novamente ao lume até engrossar, sem deixar de mexer. Retire do lume e reserve.
- Separe as gemas das claras dos restantes ovos. Junte as gemas ao restante açúcar e, por fim, ao queijo mascarpone. Bata as claras em castelo, e incorpore delicadamente na mistura anterior.
- Pique grosseiramente as bolachas e os pistáchios.
- Numa taça, ou num copo, disponha uma camada de creme de limão, uma camada de bolachas picadas e pistáchios e uma camada de creme de queijo. Polvilhe com pistáchios picados e leve ao frigorífico até à hora de servir....e de abrir a boca para falar ou para comer!
Adoro pistachios, aposto que esta sobremesa ficou super fresquinha. Adorei
ResponderEliminarAdorei essa sobremesa.Muito boa.
ResponderEliminarBjs
Concordo contigo Filipa, o homem (presidente)lá teve uma luz e cuspiu (salvo seja)um belo de um discurso que deixou muitas orelhas a arder hehehe.
ResponderEliminarQuanto ao teu docinho um verdadeiro mimo adorei e já anotei a receita (espero que não te importes) beijinhos e parabéns pelo blog, voltarei mais vezes.
Bom fim de semana!!
De há uns anos para cá que somos todos cabras cegas, a apalpar terreno, sem luz que nos guie, confiando o futuro em homens ainda mais imperfeitos que nós. Só um docinho para aniquilar a amargura :)
ResponderEliminarFilipa,
ResponderEliminarQue delicia citrica. Adorei.
Beijinhos e um bom fim-de-semana
Eu mesmo às cegas, chegava a esta tacinha pelo cheiro bom a limão!
ResponderEliminarAdorei, sou uma fanática por tudo o que leve limão. :)
Uma autêntica maravilha, todo um sucesso.
ResponderEliminarVotos de feliz fim de semana ♥
Ando numa onda de curd de limão e suas utilizações... os sabores cítricos apesar de intensos são bastante versáteis. E acho que prefiro ficar na cozinha em busca de variações a ouvir discursos sempre no mesmo tom...
ResponderEliminarBabette
tens toda a razao no que dizes. oio docinho vem sempre comom um alivio para depois das palabvras amargas.
ResponderEliminarbeijinhos
Detesto pessoas amargas como a que referes... mas adoro sabores cítricos como os da tua sobremesa!
ResponderEliminarbjs