Está oficialmente aberta a Época das Festas. Ainda que eu não seja uma pessoa rotineira, devo admitir que há certos hábitos que gosto de repetir uma e outra vez, ano após ano. Gestos, movimentos, formas de agir que ,em determinados dias do ano, são ditados pelo rigor do calendário. O dia 1 de Dezembro é um desses dias cheio de rituais carregados de simbolismo. É um dia destinado a não mudar. É um dia quase automático, quase sem pensar, quase rotineiro. É um dia de enfeites de Natal, de lista de compras, de estrela no topo da árvore. É um dia de forno ligado, de lareira acesa, de coisas doces na mesa, de visitas queridas e de primeiros presentes. Está oficialmente aberta a época das Festas e eu adoro!
BOLINHO DE MAÇÃ COM VINHO DO PORTO
Tempo de preparação: 10 + 30 minutos de cozedura.
Serve: 10 bolinhos
- 5 maçãs descascadas;
- 60 ml de vinho do Porto;
- 4 ovos;
- 250 gr açúcar;
- 150 gr manteiga;
- 200 gr farinha;
- 1/2 colher de chá de fermento em pó;
- 1/2 colher de chá de canela moída;
- 1/2 colher de chá de cardamomo moído;
Modo de preparação:
- Pré-aqueça o forno a 190 Cº. Coloque as maçãs descascadas e laminadas numa tigela com o vinho do porto e com a canela e o cardamomo. Reserve.
- Entretanto, com a ajuda de uma batedeira eléctrica, misture o açúcar com a manteiga. Separe as gemas das claras e incorpore as gemas uma a uma, sem deixar de bater até obter uma mistura homogénea e esbranquiçada. Junte o vinho do porto onde as maçãs estiveram a macerar e reserve apenas as lâminas de maçã. Por fim, incorpore a farinha e o fermento peneirados.
- Bata as claras em castelo. Incorpore delicadamente as claras no preparado anterior.
- Unte bem 10 forminhas de bolinho, de tarte, ou de queque se preferir, e deite a massa de bolo em cada uma delas, tendo em conta que a massa irá subir. Disponha as maçãs laminadas no topo de cada bolinho e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até estar dourado. Se preferir pode fazer em forma de bolo, deixando mais uns minutinhos no forno.
- Desfrute deste bolinho com um cálice de Vinho do Porto, ou ofereça a alguém querido...
Nota: As etiquetas para presentes de Natal foram carinhosamente desenhadas pela Raad Design.
Hummm, deve ficar excelente, o vinho de porto dá-lhe um toque especial.
ResponderEliminarBjs
Pois por aqui a época natalícia também começou já faz alguns dias e sabe tão bem...
ResponderEliminarNão tenho nenhuma tradição instalada para o 1 de Dezembro... mas nos últimos anos o inicio do Advento é muito aguardado...
Este ano por exemplo a minha árvore foi montada a um domingo de Novembro e soube-me mesmo bem por ter mais tempo assim para a apreciar.
Em termos gastronómicos esses bolinhos devem ser mesmo muito bons e ingredientes como a maça, vinho do porto e canela, aprendi a associa-los ao Natal, já nem sei bem porquê.
Boa tarde Filipa,
ResponderEliminarQue belo bolo para o meu lanche. Além da canela outro dos ingredientes que ligo automaticamente à maçã é o vinho do Porto. Imagino o aroma...
Beijinhos
Minha querida Filipa,
ResponderEliminarAbençoado seja o seu 1º de Dezembro!
Um bolo lindíssimo e delicioso, claro, maçãs com Porto, não deve haver combinação melhor nessa vida! estás de parabéns pela escolha!
Um abraço,
Re
Eu cá tb adoro a época do natal.. tb fiz a arvore ontem... o problema do natal é o excessivo consumis-mo que com abertura dos grandes centros comerciais torna-se cansativo e chato andar na rua... mas n deixa de ser uma época bonita e de partilha por isso obrigada pela partilha da tua receita :)
ResponderEliminarbeijocas
Ontem fui passear para o Chiado ao cair da noite, comprar livros, ver as luzes e jantar uma flamme com amigos. Perfeito.
ResponderEliminarE que bem teriam caído umas tartinhas destas para terminar em grande.
Beijinhos
Ontem também foi dia de fazer a árvore de Natal aqui em casa, que bem que sabe, estar à lareira a ver as luzinhas acesas, e se for na companhia desse bolo então ainda sabe muito melhor, gostei muito dos ingredientes
ResponderEliminarUm beijinho
K lindos... Adoro as tuas introduções e as tuas fotos... Já te disse k gosto do teu blog não já? ;)... Tudo com tãooo bom aspecto
ResponderEliminarbeijinhos
Vinho do Porto e Macas parece ser uma combinacao bem natalicia e optima.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fds
Não faço nada disso mas faço bolinhos e este com canela, maçã e vinho do Porto parece-me excelente :)
ResponderEliminarSó agora descobri o teu blog mas fiquei deliciada... Prabéns!
ResponderEliminarTenho uma receita parecida com esta... fica excelente!
bjs
Filipa,
ResponderEliminarEu não tenho grandes tradições de Natal, até porque a minha família aqui em Lisboa é muito pequenina. Mas gosto do calor desta época, de estar com quem gosto, de oferecer prendas também feita por mim, na calma da minha cozinha e longe do bulício consumista. Estes bolinhos são uma excelente sugestão de oferta calorosa!
bjs
começa a epoca das tentaçoes sem mais fim:-)
ResponderEliminarms uma epoca que tambem me alegra pelas ferias que se avizinham e pelo arioma nas cozinhas a cozinhados de natal
beijinhos
Hum!!!Que cheirinho a Natal...
ResponderEliminarBem, sei de alguém que já teve a sorte de experimentar estes bolinhos, e os achou uma tentação...
Quanto a mim, com esta combinação de ingredientes, e ainda mais na época em que estamos, vou mesmo ter que experimentar esta receita.
Bejo
estes bolos devem ficar uma maravilha :))
ResponderEliminar