segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Do they know it´s Christmas


Quem, como eu gosta de novidade e não se cansa da aventura da descoberta, não pode deixar de se sentir no mínimo intrigado pela força repetitiva desta quadra festiva. Como é possível que , ano após ano, os gestos, as palavras, as canções e as receitas se repitam uma e outra vez, vezes sem conta pelo Mundo inteiro, sem que isso nos aborreça? Como podemos a cada ano viver o Natal como se fosse a primeira vez? O que tem o Natal e a quadra festiva de tão especial que faz com que pareça inesgotável? A cada ano podemos descobrir coisas novas e saímos desta quadra enriquecidos. Nesta época do ano abandonamos a certeza do dia-a-dia, guardamos o quotidiano numa gaveta, trancamos os nossos problemas a sete chaves. Nesta quadra de partilha, esquecemos o nosso mau-humor e superamos o nosso cansaço. Esta época de Festas tem a capacidade de nos fazer sonhar e querer que a cada Novo Ano que se aproxima tudo seja melhor, tudo seja Novo. Nem que seja só por um dia, por um momento, numa das doze baladas da meia-noite, sentimos que somos crianças outra vez e que o Mundo é um lugar perfeito. 

PEITO DE PERÚ COM ESPINAFRES E FOIE GRAS
(inspirada na receita do Chef Camilo Jaña)
Tempo de preparação: 20 minutos;
Serve: 4 pessoas;

  • 4 Bifes de Perú;
  • 100 gr de foie gras cru com pimenta;
  • 60 gr de miolo de pão fresco;
  • 60 gr de amêndoas sem pele;
  • 2 colheres de sopa de salsa;
  • 6 colheres de sopa de espinafres cozidos e cortados em pedaços (pode usar congelados);
  • 2 colheres de sopa de ricota;
  • 200 ml de vinho da Madeira;
  • 1/2 colher de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de farinha;
  • azeite, pimenta preta e sal q.b.
Modo de preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 180 Cº. Disponha os bifes numa tábua de cozinha e, com ajuda de um martelo de cozinha ou outro utensílio semelhante, espalme os bifes até que fiquem finos. Tempere com sal e pimenta preta a gosto e reserve.
  2. Entretanto, com a ajuda de uma picadora, pique grosseiramente o miolo de pão, a salsa e as amêndoas. Numa tigela adicione o foie gras, o queijo ricota, os espinafres e a mistura de pão e amêndoas picados. Envolva até obter uma pasta. Barre os bifes com este recheio e enrole-os atando com fio de cozinha para que não abram ao cozinhar.
  3. Derreta a manteiga em lume brando. Retire do lume e adicione a farinha. Leve novamente ao lume e, sem parar de mexer, adicione o vinho e deixe o molho ganhar consistência. Adicione mais vinho se lhe parecer necessário para que fique um molho fino, mas com algum corpo.
  4. Aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume alto e cozinhe o perú de ambos os lados até que fique dourado. Transfira para um tabuleiro de ir ao forno e deixe terminar a cozedura no forno durante cerca de 10 minutos. Regue com o molho de vinho da Madeira e sirva acompanhado com legumes salteados e batatinhas novas assadas...

9 comentários:

  1. Eu sou um misto indecifrável... Adoro as tradições mas também sou muito curiosa pelo novo. E portanto "resolvi" assim: na Noite de 24 tudo é como manda a tradição; no Dia 25 estão abertas variações!...
    Eu pelo menos fico satisfeita assim!...
    um beijo Filipa!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa,
    O Natal é uma altura em que nos é possível estar com os que mais gostamos, partilhar momentos e um bocadinho do nosso tempo, que por vezes ao longo do ano nem sempre temos. Acho que é isso que o torna "inesgotável" e nos faz querer que se repita sempre. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Filipa, adorei esta sugestão, parece-me ideal para os gostos cá de casa, e eu que até gosto de tradições, mas quando se fala de comidinha prefiro sem duvida a inovação
    Um beijinho e Boas Festas

    ResponderEliminar
  4. Minha cara amiga Filipa,

    Engraçado que era justamente isso que eu discutia com a minha filha ao sairmos da missa no dia 24...ela, no auge da sabedoria dos seus 16 anos me questionava à respeito da existencia de Jesus...e eu apenas respondi à ela que talvez sim, esse homem a quem todos chamam Jesus Cristo foi o único ser humano que se tem noticia que reuniu seguidores pelo mundo durante 2011 anos...só isso...religião é dificil de discutir, mas é impossível nao acreditar na força desse Homem...

    Que tenha você, e tenhamos todos um ano a que possamos chamar de novo,

    Receba meu abraço,
    Renata Boechat

    ResponderEliminar
  5. Querida Filipa,
    Amei a receita, pois pelas bandas de cá eu não conhecia nada parecido e fiquei com uma vontade imensa de preparar a receita para o ano novo.
    Só vai ser complicado conseguir o froie gras, mas acho que encontro se procurar no lugar certo :)
    No mais, acredito que o natal é um momento de recomeço, de esperanças e que, a cada ano, podemos realmente fazer a diferença em amor, solidariedade e presença.
    Um grande abraço e feliz ano novo :)

    ResponderEliminar
  6. As tradições cá em casa são sempre cultivadas. E recriadas. :)
    Que bela receita, parece-me uma delícia.
    Beijinhos e continuação de boas festas.

    ResponderEliminar
  7. Eu cá habitualmente também sou mais virada para a novidade, mas há coisas tão boas em certas tradições que valem a pena ser preservadas e repetidas. Além disso, as tradições, como diz a gasparzinha, podem sempre ser recriadas (e re-interpretadas).

    beijocas

    PS - fiquei super contente do Recipe estar no Facebook. Já sou fã!

    ResponderEliminar
  8. Realmente o Natal tem esse "poder" de nos fazer sonhar, e esquecer certas coisas k afinal não tinham tanta importância...
    Adorei o teu pratinho, super gostoso de certo
    Continuação de boas festas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei mais uma vez a tua receita, eu cá gosto de uma tradição moderna :) Beijocas para ti e umas boas entradas.

    Marmita

    ResponderEliminar