Longe de mim querer apelar ao intimo revolucionário que ainda possa resistir a este tempo nefasto de crise. Longe de mim, que já nasci depois da dita revolução, querer por em causa o que quer que seja deste sistema pelo qual nem sequer lutei. Mas, que diabo? O que faz falta? O País parece estar a fazer a sesta enquanto uma campanha presidencial, morna e desinteressante, decorre. Dorme a sono solto e não há quem o acorde. Os salários já foram cortados e as pensões congeladas. Os impostos já subiram em silêncio e já arrastaram pela calada a gasolina, os transportes, a água, a luz e as taxas moderadoras. As portagens virtuais já se fazem cobrar como se fossem um peditório de Igreja, em que quem não paga, peca. O abono de família já foi cortado. O pão já subiu e o vinho também. E o País cochila alegre ao som de discursos bacocos a que ninguém parece querer dar cavaco. O que faz falta? O que faz falta é acordar a malta já!....Nem que seja só para comer um pedaço de tarte de chocolate com pêra e avelãs!
TARTE DE CHOCOLATE, PÊRA E AVELÃS
(Adaptado do Livro "Iguarias Saudáveis" de Isidora Popovic)
Tempo de preparação: 1 hora;
Serve: 10 a 12 fatias;
- 90 gr + 90 açucar mascavado claro;
- 275 gr + 90 gr farinha;
- 125 gr + 45 gr manteiga;
- 10 gr cacau em pó;
- 15 gr chocolate em pó;
- 1 + 1 ovo;
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó;
- 2 pêras grandes;
- 90 gr de chocolate preto com avelãs;
- 90 gr de chocolate de leite;
- 180 ml de natas;
- 30 gr de avelãs sem pele;
- 2 colheres de sopa de mel;
Modo de preparação:
- Forre uma forma de tarte com papel vegetal.
- Comece por preparar a base da tarte juntando 275 gr de farinha, 90 gr de açúcar, 125 gr de manteiga, o cacau e o chocolate em pó num robot de cozinha. Misture tudo até formar migalhas. Adicione o ovo e bata novamente até a massa despegar das paredes da máquina. Retire e estenda a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada. Forre a forma preparada com a massa e corte para retirar o excesso. Guarde no frigorífico até necessitar.
- Aqueça o forno a 190ºC. Bata o restante açúcar com a manteiga até obter uma massa homogénea. Adicione o ovo e o fermento com uma batedor de varas, e por fim incorpore a farinha, delicadamente, com a mão.
- Aqueça as natas em lume brando até levantar fervura. Junte o chocolate e bata até obter um creme macio. Envolva este preparado com a mistura anterior. Deite sobre a base da tarte.
- Descasque e corte as pêras em lâminas. Disponha as fatias de pêra por cima da massa de chocolate. Parta grosseiramente as avelãs e espalhe por cima da tarte. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até a tarte estar cozida.
- Quando estiver pronta retire do forno e pincele as fatias de pêra com mel e deixe assentar um pouco antes de servir....e acorde a malta!
Que belíssima tarte! Óptimos sabores!
ResponderEliminarFaz falta, talvez, não desancar e prender professores manifestantes, perhaps...
Bjsss and sorry for the bitaite!!!
Madalena
Hmm nunca provei uma tarte de pera, deve ter ficado optima pois tem um aspecto muito bom! bem que eu preciso de animo pra estes lados :(
ResponderEliminarbeijo
Temos um país de conformação e indiferença...
ResponderEliminarParece que é a geração pós-revolução quem mais sente ganas de acordar a malta!
E para ganhar energia, acho esta tarte perfeita: eu adoro a combinação pêra + chocolate. :)
Beijinhos
Pera e chocolate...combinação divina. Preciso de uma fatia para me recompor do espanto que tomou quando fui abastecer o carro!
ResponderEliminarBeijinhos
Com essa tarte acho que qualquer um ficaria animado.
ResponderEliminarBjs
O que faz falta é acordar a malta, pois eu acho que se não for toda a malta, a maioria ou mais anda a dormir...
ResponderEliminarEsta tarte está um pecado mas com estes podemos muito bem nós. Esta apetecível =)
Beijinhos Carolina e Margarida
Olá! Vim aqui parar através do blog "Vai uma fatia?" e... surpresa das surpresas!! Adorei este blog!!
ResponderEliminarAdorei os comentários iniciais, muito bem "esgalhados" seja sobre política, ou sobre o tempo... E adorei as receitas, com boas fotos, uma boa estética, que dão vontade de experimentar.
Sucesso é o que desejo!!
S.Valentim
Feliz Ano Novo Filipa,
ResponderEliminarO que faz falta e mudar costumes e mentalidades, andamos assim ha ja 500 anos e nao me parece que va mudar nos proximos 100 anos, enfim...Somos uns comodistas e o que e. Entretanto nada melhor que uma bela de uma fatia desta tarte para animar o estomago.
Beijinhos
muitos nao veem ou fingem nao ver, da-me ca uma raiva!!!
ResponderEliminarmas a tarte acalma sim senhora esta minha raiva
esta um mimo
beijinhos
Esta deve ser deliciosa Filipa! Acho que te vou roubar a receita um dia destes! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Chocolate e peras acasalam especialmente bem.
ResponderEliminarUma deliciosa sobremesa ♥
Ai Filipa, esta tarte deixou-me a salivar... K espanto :)
ResponderEliminarbeijinhos
Esta tarte acorda até os mais adormecidos, ninguém lhe resiste certamente, adoro a combinação pera - chocolate
ResponderEliminarUm beijinho
Adoro, adoro a combinação de pêras e chocolate! Tenho uma receita no meu blog também com pêras e chocolate que faço muitas vezes, mas esta deve ser deliciosa com as avelãs!
ResponderEliminarPois o Brasil também está a precisar de uma torta dessa! O pior é que aqui já elegeram o pior candidato, sem volta.
ResponderEliminarSobrou um pedacinho da sua torta pra me consolar? =)
Beijos, seu blog está muito bonito.
Olá Filipa! Sobre sua pergunta quanto ao queijo para pão de queijo:
ResponderEliminarDesculpe a demora em responder. Nunca usei outro tipo de queijo para fazer pão de queijo. Fiz uma pesquisa e muitos indicaram o queijo parmesão. Se for usar o parmesão, escolha um de consistência mais firme, dura e de sabor mais suave. Se a massa ficar mole, deixe-a na geladeira para endurecer um pouco e depois enrole os pãezinhos. Espero ter ajudado!
Abraços
Como sou da época AR, pensei mesmo que era avisar a malta.... ;)
ResponderEliminarTens razão, só tenho vontade de emigrar. Mas por agora consolo-me com a tua deliciosa tarte com esse trio maravilha.
Beijos
Sou de uma geração mais antiga, ainda assim, partilho da tua opinião, e apesar de não andar por aí a dormir sou servida de uma fatia ;)
ResponderEliminarPois acho que deveriam ficar todos a dormir e ninguém aparecer nas urnas. Está visto que este país nas mãos dos homens é uma republica de bananas para bananas :)
ResponderEliminarSempre preferi pêras a bananas, para mim voto nesta tarte!
Ola Filipa,
ResponderEliminarficou linda a tua tarte, se ha combinacao que eu adoro e' a de chocolate e frutas, nomeadamente as peras ;-) Beijinho e boa semana!