Tinha dezoito anos quando a mãe a mandou para a casa dele servir. Penteou com esmero o cabelo preto, prendeu-o na nuca e deixou-o cair numa trança larga sobre o desfiladeiro esguio das suas costas. Vestiu a melhor saia que tinha, calçou os seus únicos sapatos e pegou na mala de cartão velho, tal como a mãe ordenara. O seu ar sério e submisso mal deixavam ver a rapariguinha que era. Faz o que o senhor te mandar. E ela fazia. Mal o senhor apareceu detrás da pesada porta de acesso à Casa Grande, Ana soube que seria sua. E foi. Foi o amor do momento. Desse e de todos os que haviam de lhe seguir. Noite após noite, o senhor comandava-a para o leito, reclamando amor e carinho, ela obedecia sorrindo com os seus olhos cor de gelo. Aninhava-se junto a ele como um animal manso. Ficava acordada, a velar-lhe o sono, escutando-lhe o ressonar húmido, pausado, saciado. Tal como a mãe ordenara. Ana gastou a breve juventude a servi-lo. Na Casa Grande nunca ninguém via loiça por lavar, roupa por passar ou caça por amanhar. Ana trancava-se no caos da cozinha cheia de vapor, em pleno Verão, só para fazer um prato que o senhor gostasse. Um dia o senhor chegou a casa e anunciou que ia partir para o Brasil, não sabia quando voltava. Ana despediu-se e deixou-o ir. Acenou-lhe da janela e ainda lhe atirou um último beijo. Sem lamentos, sem lágrimas, tal como a mãe lhe ordenara.
LASANHA DE CARNE
Tempo de preparação: 1h 15 m
Serve: 4- 6 pessoas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 25 + 75 gr de manteiga;
- 75 gr de farinha;
- 2 cebolas;
- 1 folha de louro;
- 100 ml de polpa de tomate;
- 100 ml de vinho tinto;
- 100 ml de caldo de carne;
- 100+ 500 ml de leite;
- 1 talo de aipo;
- 1 cenoura;
- uma mão cheia de salsa;
- 2 dentes de alho;
- 600 gr de carne de vaca magra;
- 300 gr de queijo mozzarela;
- queijo parmesão, q.b.;
- placas de massa para lasanha ( frescas, de preferência)
- sal, pimenta e noz moscada;
Modo de preparação:
- Pique finamente uma cebola, os dentes de alho, o aipo e a cenoura.
- Entretanto aqueça duas colheres de sopa de azeite e 50 gr de manteiga em lume médio/forte e adicione a folha de louro, o aipo, o alho, a cenoura e a cebola e deixe cozinhar mexendo frequentemente, durante cerca de 5 minutos. Adicione a carne mexendo com um garfo para desfazer a carne e deixe cozinhar até a carne ganhar cor. Reduza o lume para médio e junte a polpa de tomate, mexendo sempre. Junte o vinho e o caldo de carne e baixe para lume brando. Deixe fervilhar meio tapado e vá juntando o leite ao poucos. Deixe cozinhar até engrossar, cerca de 45 minutos. Rectifique os temperos.
- Pré-aqueça o forno a 200 Cº. Entretanto, derreta 75 gr de manteiga em lume brando. Adicione a farinha e mexa até formar uma pasta. Cozinhe mexendo sempre, cerca de 2 minutos. Retire do lume e adicione os 700 ml de leite aos poucos até obter um molho cremoso. Leve a lume brando novamente, adicionando uma pitada de noz-moscada, uma folha de louro e uma cebola inteira, deixando borbulhar por alguns minutos. Reserve.
- Num prato de forno distribua duas ou três placas de massa de lasanha, conforme a capacidade do prato, cubra com carne picada, seguida de três ou quatro fatias de queijo mozzarella, queijo parmesão ralado, a gosto, e de molho branco. Vá alternando estas camadas até terminar. Cubra com molho branco e queijo. Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até estar dourado. Sirva.
Que bom lasanha de carne, adoro!
ResponderEliminarBeijinhos
Triste, o amor. Mesmo com consentimento. De vez em quando acontece assim. Comovente, a história associada a lasanha. De consentimento tácito, de tão silencioso.
ResponderEliminarObrigada. E um beijo.
Mar
Adoro adoro... Ficou super perfeita essa lasanha :)
ResponderEliminarbeijo
Me diga minha amiga: esse trecho foi retirado de que obra? Sim, porque a deliciosa lasanha foi obra sua!
ResponderEliminarMútuo consentimento, gostei demais do título do post,
Abraço,
Esta poderia ser a estória da minha avó cuja filha mais velha diz-se que poderá não ser do meu avô. A minha família paterna é muito mal-amanhada ha ha
ResponderEliminarLasanha ainda só fiz vegetariana, eu e o eterno caso da carne de vaca :)
A lasanha ficou com um ótimo aspeto.
ResponderEliminarBjs
Como sempre uma excelente história, acompanhada de um prato que gosto imenso.
ResponderEliminarUm beijinho
Uma comidinha que conforta só de olhar!... suponho que o sabor seja condizente. E que é o tipo de comida que faz um homem regressar a casa!
ResponderEliminarBabette
Pedimos desculpa pela intromissão, mas gostaríamos de dar a conhecer o Mover+, um desafio para uma vida mais saudável.
ResponderEliminarO Mover+ é um plataforma online gratuita que permite:
Calcular as calorias da alimentação ao registar as refeições;
Registar o exercício físico praticado, a sua duração e calcular as calorias gastas;
Simular etapas e definir objectivos;
Gerir com Balanço M+ as calorias consumidas e gastas graficamente;
Aprender com dicas e artigos sobre desporto, alimentação, dietas, bem-estar e qualidade de vida;
Visita-nos e regista-te em: www.movermais.com!
Dá-nos o teu gosto em www.facebook.com/movermais
Ser saudável é uma preocupação actual e viver bem depende das tuas escolhas e da tua motivação.
Partilha este desafio com os teus seguidores do Blog!
Vem fazer equipa connosco! Traz os teus amigos! Vem Mover+