Gostava de sentir o peso dos dias iguais. Gostava do conforto da repetição dos gestos, das palavras, das horas. Aquela sensação de fio que conduz à meada, de corredor de supermercado ordenado, de chá morno com bolinhos quentes, faziam-na sentir-se feliz. Adorava chá morno e bolinhos quentes. Sempre que alguém ia de viagem encomendava-lhe chá. A chávena a fumegar, as migalhinhas a tombar na toalha, o excesso de sabor a cada dentada num bolinho morno. A vida para ela era um ritual sagrado, cheio de orações repetidas até à exaustão. De cor, sem pensar, mecânicamente. E Olivia gostava dos seus dias assim. Em Agosto, quando a casa ficava vazia e todos iam para a praia, fechava-se sobre si própria à espera que o tempo passasse. Os seus dias enchiam-se de silêncio e tristeza. Tantas horas, tanto tempo, tantos planos por fazer. Sou tão diferente da Olivia.
TAÇAS DE PÃO À BOLONHESA
Tempo de preparação: 15 minutos + 30 minutos cozedura;
Serve: 4 pessoas
- 8 fatias de pão de forma;
- 8 fatias de presunto;
- 1 cebola pequena;
- 1 dente de alho;
- 1 cenoura pequena;
- 30 ml de vinho branco;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 250 gr de carne picada;
- uma mão cheia de salsa;
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 1 ovo;
- 1 bola mozarella de bufalla;
- sal e pimenta preta;
- Pré-aqueça o forno a 180 C.º. Unte 8 formas de queque.
- Com a ajuda de uma rolo de cozinha, espalme o pão e forre as formas. Leve ao forno por 5 minutos, ou até estar firme. Retire e reserve.
- Entretanto, pique finamente o dente de alho, a cebola e a cenoura e leve com o azeite ao lume. Deixe alourar e junte a carne, o vinho e a polpa de tomate. Reduza a temperatura e deixe cozinhar, até a água ter evaporado. Tempere com sal e pimenta preta moída no hora. Retire do lume e misture o ovo ligeiramente batido.
- Forre as forminhas com a carne e as fatias de presunto rasgadas e coloque uma fatia de queijo por cima e polvilhe com salsa fresca. Leve ao forno cerca de 25-30 minutos, ou até a carne estar firme. Sirva ou leve consigo numa lancheira para um dia sem fazer planos.
NOTA: Estas taças de pão à bolonhesa são ideais para aproveitar restos de carne picada já cozinhada. Ou qualquer outro recheio que quiser.
Quando puderes envia-me a tua morada para o mail flampo@gmail.com para te enviar a prendinha. : )
ResponderEliminarbeijinho
Durante os últimos 15 dias de Agosto vou estar sem cantina, quem sabe não farei este petisco para um dos meus almoços.
ResponderEliminarBeijinho
Gostei muito de mais este texto teu... Às vezes gosto dos dias da Olívia, pausados, mecânicos, esperados, mas sobretudo porque tenho muitos outros com planos, fugas, intensos e nada iguais. Na alternância entre o quotidiano e a diferença é que encontro a felicidade.
ResponderEliminarBabette
Que receita boa e com uma apresentação tão bonita.
ResponderEliminarBeijocas e boa semana
Ficaram tão lindas essas tacinhas :)...
ResponderEliminarbeijinhos
adorei esta receita! e quanto aos dias da olivia, eu por mim prefiro dias sem rituais, sem planos, para facilmente ir ao sabor do vento! ;)
ResponderEliminarbeijinhos
sofia
Uma receita maravilhosa!
ResponderEliminarBjs
hum ia saber mesmo bem depois de uma ida a praia
ResponderEliminarbeijinhos